WINE SISTERHOOD BRASIL FEAT. CAVAS DO VALE

Primeiro Encontro em Tempos de Pandemia, da Wine Sisterhood Brasil foi o “On Line & At Home” e teve parcerias incríveis!

Vinhos da Cavas do Vale, de Bento Gonçalves e uma tabua de frios personalizada do Crismiolo Empório de Caxias do Sul

Aconteceu na última terça feira, o primeiro encontro da irmandade em tempos de Covid19, totalmente on line e estando cada uma das Sisters em sua casa.

O evento contou com a minha curadoria e teve como patrocinadores a Vinícola Cavas do Vale, de Bento Gonçalves, de quem partiu o convite para o mesmo e do Crismiolo Emporio Caxias Panazzolo.

O encontro, a portas cerradas – on line e at home, contou com a organização de Patty Zuco (@zuccagastro e @sommelierdearaque), viabilizando a montagem e entrega dos kits a cada uma das Sisters.

Este era o Kit que montei para cada uma das Sisters: os dois vinhos patrocinados pela Cavas do Vale e uma garrafinha d’agua, tudo devidamente higienizado, mas com mais um sache de alcool para que pudessem também higienizar o que desejassem na chegada. Segurança!

Além disso, enviamos a Mini Tábua de frios elaborada de forma personalizada – para uma pessoa – a cada uma das nossas amigas. Um luxo cheio de carinho e atenção.

Detalhes carinhosos e caprichos do Crismiolo Emóporio CAXIAS DO SUL – Panazzolo
Cartinha com Instruções que acompanhou o Kit de cada uma das nossas integrantes

O tema foi Vinícola Familiar – Método e Tradição , do que se trata a vinícola em questão.

A Cavas do Vale é uma vinícola familiar, que tem como princípio manter o método de produção de vinhos de seu fundador. Estando já na terceira geração, produz em barris de madeira, mas o vinho não descansa em carvalho. Acreditam na menor intervenção do homem da produção da bebida.

O encontro iniciou pelo aplicativo ZOON, feita a abertura, o proprietario da Vinícola Luis Eduardo, apresentou a mesma às participantes.

Você pode assistir ao Vídeo editado do encontro clicando neste link AQUI

Ficamos conhecendo a história da vínicola que, nascida em meio ao Vale dos Vinhedos, em 2005, já foi brindada com a melhor das safras dos ultimos tempos, até este ano.

A uva Cabernet Sauvignon, daquele ano, mostrou-se excepcional e dela, elaboraram seu vinho ícone, Safra 2005 e varietal que – pasmem, ainda há garrafas à venda e, para nosso privilleigio, provamos, uma garrafa cada uma e em casa.

A Vínicola está em sua terceira geração de gestão, pelos cuidados de Luis Eduardo Brandeli, que foi que nos guiou por esse passeio virtual e, mais tarde, pela Degustação de seus melhores vinhos.

Soubemos, então, que o nome dado a este vinho tinto, que seria degustado ao final, Lucindo, é homenagem ao fundador da Cavas do Vale.

Seu rótulo ostenta um Faisão, também homenagem ao Patricarca da familia que, ao aposentar-se das parreiras e pipas, dedicou-se à criação da ave.

Todos os vinhos da Cavas do Vale são do Terroir do Vale dos Vinhedos e são elaborados pelo metodo tradicional, com a menor intervenção humana nos mesmos.

Embora toda a formação dos enólogos proprietários, fazem questão de manter a produção dos vinhos nas Pipas de Madeira, como faziam nossos imigrantes.

Os vinhos também não tem passagem por madeira.

Aliás, vinhos mais puristas tem sido uma tendencia no mercado de vinhos atualmente.

A Cavas está incrustada num lindo cenario do Vale dos Vinhedos e já queremos fazer a visita pessoal, assim que for possivel, para viver uma nova e diferente experiência.

Os vinhos degustados foram o Cavas do Vale Riesling, um vinho fresco e leve, com aromas florais, ideal para ser degustado em happy hours, ou acompanhar comida japonesa (sushi) e frutos do mar.

Ele, como já adiantado, é elaborado pelo metodo tradicional, onde o mosto é fermentado com as cascas da uva , em pipas de madeira, o que lhe dá a cor amarelo palha. É bastante aromático.

Da esquerda para a direita, o Riesling e o Lucindo Gran Reserva Cabernet Sauvignon

Tivemos uma grande aula sobre a uva e a produção de vinhos Riesling, mais comuns da Alemanha e lá, levemente doces, porque interrompem a fermentação e deixam açucar residual.

Não é o caso o Riesling da Cavas do Vale que é totalmente seco. No entanto, foi uma grata surpresa às Sisters. Nós, de fato nos encantamos com a singularidade do vinho, quer seja pela cor – ocasionada pelo contato com as cascas – como pelo frescor.

Aprovado para beber como um drink em happy hours e também, embora não fosse o objetivo, harmonizou muito bem com as frutas e queijos de massa mole da nossa tábua de frios.

A sugestão, mais do que bem recebida, foi de harmonizar com carne suína. Vamos testar.

Aqui, me plena degustação guiada, Lucindo Gran Reserva já guardava na taça

O segundo vinho degustado, Lucindo Brandelli Gran Reserva 2005 Cabernet Sauvignon. Um vinho de guarda, elaborado pela excelente safra de 2005, considerada a melhor até este ano de 2020.

Não tem passagem por madeira, como já era anunciado e, ainda assim, apresenta taninos equilibrados, é encorpado, o que lhe confere personalidade de vinho unico. Excelente para acompanhar pratos mais pesados, carnes, caças, tipicamente indicados para Cabernet Sauvignon dessa natureza.

Todas ficaram surpresas com o vinho, pela idade do mesmo e o questionamento foi de quanto tempo aina seria possivel degustar o mesmo. Mas há na Vinícola outras safras disponiveis deste vinho, além dessa, que foi a primeira.

Ficamos muito honradas em provar tal vinho da Safra da fundação da vinicola Cavas do Vale. Gratidão é o sentimento.

Nossa tábua de frios, montada pelo Crismiolo Empório, e personalizada com os meus pitacos, em razão dos vinhos que seriam degustados, tinha variedades de frutas, paes e frios que se adequaram perfeitamente para a degustação.

Mas sabemos que as carnes com mais gorduras farão harmonização perfeita com esse vinho.

Foi uma experiência maravilhosa e somos gratas por poder aprender e, agora, compartilhar de ambos com nossas Irmãs do Vinho pelo mundo.

Desejamos que, EM BREVE, possam todas vir visitar, tanto a Vinicola Cavas do Vale, junto ao Vale dos Vinhedos, para desfrutar também de sua beleza natural do entorno e conhecer o processo produtivo de perto; bem como, conhecer o Crimiolo Emporio Gourmet e suas delicias.

Enquanto isso, todas podem ter acesso aos produtos, via ON LINE, conforme contatos abaixo, podendo fazer suas encomendas e desfrutar, como nós fizemos neste dia, desta experiencia única e em casa, anote aí:

CAVAS DO VALE

Endereço: RS-444, Km 17,7, Bento Gonçalves – RS, 95700-000

Horário: De segunda a domingo das 09h as 18h

Telefone(54) 3459-1212 e Whatsapp (54) 991676155

E ATENÇÃO: A Cavas do Vale está remetendo vinhos para todo o Brasil com FRETE GRATIS, entre em contato para saber das condições!

______________________________________________________________________________

CRISMIOLO EMPÓRIO GOURMET CAXIAS DO SUL

Endereço: R. Marcílio Dias, 240 – Panazzolo, Caxias do Sul – RS, 95084-310

HorárioDe Segunda a Sabado das 09h as 19h (sabado ate as 18h)

Telefone(54) 99700-0345

____________________________________________________________________________

FOTOS: @zuccagastro ou disponiveis na web/tripadvisor da @cavasdovale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*