WINE SISTERHOOD BRASIL EM SUNSET NA ALAMEDA FARROUPILHA

Lançamento Oficial da Verdadeira Pizza Napoletana para as Sisters

Aconteceu na última Quinta Feira, dia 14 de Fevereiro, sim no Valentine’s Day, um lindo Sunset, a apresentação

da verdadeira Pizza Napoletana feita pela Alameda Pizzeria, para as 7 integrantes da Wine Sisterhood Brasil, e suas seletas convidadas da cidade de Farroupilha.

 

 

A experiência foi conduzida pelo proprietário e pizzaiolo Douglas, que explicou como são elaboradas as verdadeiras pizzas napoletanas, botou a mão na massa e serviu as formadoras de opinião, com todo o estilo italiano.

O encontro aconteceu ao ar livre, em frente à Alameda Pizzeria Farroupilha Delivery, que agora também conta com este pequeno e super aconchegante espaço para que as pessoas possam saborear ali mesmo a pizza, algumas mesinhas e um parklet, tudo iluminado por pequenas e charmosas lâmpadas que nos fizeram sentir nas ruas de Napoles, efetivamente.

Como somos um grupo de muita sorte, o tempo contribuiu e o Sunset foi maravilhos, clima ameno, perfeito para a Harmonização que o Rudimar Tumelero, já amigo das Sisters, preparou com os Vinhos Italianos . Na verdade a proposta foi super interessante: ele trouxe para a degustração , às cegas, vinhos brancos, rosés e tintos, devidamente harmonizados com as pizzas, é claro, tanto nacionais – elaborados com uvas italianas, quanto italianos efetivamente. Todos da Tumelero Bebidas de Caxias do Sul, que conta com uma vasta lista de produtos, inclusive com custo benefício espetaculares (posso garantir).

Assim,  tivemos a experiência e a comparação entre cepas, nacionais e importados, sempre com a orientação impecável do Sr. Rudimar, que possui um grande conhecimento do mundo do vinho. As aulas são sempre ricas e inesquecíveis.

Vejam como ficou o resultado:

O Moscato Giallo da Castellamare, escolhido, principalmente porque este vinho é elaborado a partir da Uva Moscato (a giallo) e esta uva tem IP (Indicação de Procedencia) da cidade de Farroupilha, sede de nosso anfitrião…

…E, graças ás suas características, harmonizou perfeitamente com a primeira pizza servida, a tradicional Margherita (pomodoro pelati, mozarela de bufala basilico e um fio de azeite)

A segunda harmonização foi:

O Pinot Grigio que, graças à sua boa acidez e corpo, harmonizou muito bem com…

a pizza Pesto, composta por mozarela de bufala e pesto de basilico com nozes . Sem tomate pelati, considerada pizza bianca.

A terceira harmonização, foi linda, com um Rosé!

Este espetacular Rosé, da Casa Perini, também de Farroupilha, nossa cidade anfitriã, é feito a partir da uva Merlot. Ao contrario do que se possa imaginar, a uva merlot não brilha so na França! Na Italia, partindo do norte para o sul (porque no Veneto também tem), mais especifica­mente na Toscana, encontramos os mais badala­dos Merlot do mundo! Seus aromas frutados e sua acidez harmonizaram deliciosamente com …

Foto: Gabi (@lugarsinonimo)

… a pizza Salsiccia e Bacon, composta por linguiça, linguiça calabresa, bacon e cebola roxa…. esta fazendo a ponte da harmonização, com os sabores frutados do vinho rosé. Tambem um pizza bianca, sem pomodoro pelati

E, por fim, a quarta e ultima Hamonização

A estrela da noite, o tinto italiano, Primitivo, produzido com uvas já passas, mas não doce. Uma delicadeza para uma noite de verão que harmonizou muito bem com a ultima Pizza da noite, a Capocollo, feita com copa, queijo grana panado, rucula e podomoro pelati.

Reparem que a experiência foi completa: a verdadeira pizza napoletana se come com as mãos, sem talhares, de forma descontraída, enrolada.

As toalhas foram colocadas dentro das latas de pomodoro ,reutilizadas. Um charme, tanto para a decoração, como para a natureza, amamos.

O Douglas nos explicou e fizemos bem direitinho, com um copo de vinho.

E, ainda, uma surpresinha no final do evento. A querida mana do Douglas nos enviou Cookies deliciosos para provarmos. Foram MAIS DO QUE APROVADOS. Sigam essa guria, que ela arrasa @milescookiesartesanais

Descomplicar o mundo do vinho, aprendendo sobre ele, disseminando sua cultura, é um dos grandes objetivos de nossa irmandade. Esta foi mais uma grande experiencia que nos trouxe  uma enorme satisfação.

Gratidão a todos que nos receberam e fizeram acontecer este evento. Obrigada por confiar em nossa opinião e em nosso trabalho.

A turma toda! Obrigada Rudimar, Tumelero Bebidas e Douglas, Alameda Pizzeria por esta experiência incrível! Vocês arrasaram!

Por mais experiências assim!

 

Beijos,

Zucca

P.S.: tá rolando um vídeo no IGTV da @Winesisterhoodbrasil

espia! Só tocar na linha verde clicável abaixo!

IGTV WINESISTERHOODBRASIL ALAMEDA FARROUPILHA


CURIOSIDADES SOBRE A PIZZA NAPOLETANA

A pizza napoletana (seu modo de ser feito) está na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.

Ocorre que Nápoles é a terra natal da pizza, na Itália. Foi lá que, segundo consta, desde 1700 a receita foi criada e é onde é passada de geração em geração entre os pizzaiolos.

A  pizza napoletana, portanto é, desde 2017,  patrimônio imaterial  e foi o povo que pediu, porque daria o devido valor para a identidade cultural italiana e para a economia local – ja que se estima uma quantidade de quasse 3 mil pizzaiolos em Nápoles. Além disso, este reconhecimento, também serviria  para proteger o DNA original da pizza, o modo de fazer, nas invencionices ao redor do mundo, como nós e os americanos.

SOBRE A AVPN (Associazione Verace Pizza Napoletana)

Em 1984, foi criada em Nápoles a Associazione Verace Pizza Napoletana (Associação da autêntica pizza napolitana), para certificar pizzarias que desejassem reproduzir a receita nos rigorosos termos napoletanos.

A Alameda ainda não em esta certificação, mas produz a massa das suas pizzas napoletanas como manda a receita original, com farinha de trigo mole 00, e tomate pelatti italiano.

 



Sobre a ALAMEDA E A PIZZA NAPOLETANA

TODAS AS QUINTAS – a Alameda de Farroupilha, bem como a de Caxias, servem a Pizza Napoletana. Também disponível para Delivery às quintas. Neste caso eles explicam como a gente deve servir, para não perder as características

Foto da Marina (@viajandonamaionese)

FONES:(054)26284842 (F)  e (054)32110102 ou (054)32113694 (C)

MAIS: @alamedafarroupilha @alamedapizzeria


Sobre a TUMELERO BEBIDAS

Endereço: Rua Coronel Camisão, 180 (1,42 km)
95020420 Caxias do Sul-RS
Highlights info row image (054) 8408-4787
Horário: 08:00 às 12:00, 13:30 às 19:00

A Tumelero é considerada a primeira casa de bebidas de Caxias do Sul, foi fundada em 1968. Este ano, 2018, completou 50 Anos. Grande sucesso na nossa cidade!

“Na época, a loja comercializava vinhos e espumantes da região e whiskies nacionais. Com a boa acolhida do público, em 1978 a Tumelero já duplicava suas áreas de estoque e comércio. Nos anos 80, passou a disponibilizar aos clientes também vinhos, espumantes e destilados importados. Nos anos 2000, a Tumelero ampliou novamente seus espaços físicos, aumentando a diversidade de produtos, com novas linhas de vinhos europeus, sul-americanos e norte-americanos, além dos nacionais. Também passou a trabalhar com uma variedade ainda maior de destilados, nacionais e importados, acessórios sofisticados para vinho e taças de cristal. Atualmente, a primeira loja de bebidas de Caxias do Sul atua com os mesmos diferenciais que a caracterizaram ao longo de toda sua atividade mercantil: atendimento personalizado, diversidade de produtos e preço justo, características que acompanham o nome Tumelero há mais de quarenta e cinco anos.”

<br>Gostou? Compartilhe! <br><br>Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*