WINE & PASTA PARTY – ENCONTRO DE JULHO DO WINE SISTERHOOD BRASIL

A Casa de Eventos Don Claudino em parceria com a Vinicola Don Affonso receberam as Sisters e suas convidadas, para uma experiencia sensorial sem precedentes.

O Encontro de Julho da Wine Sisterhood Brasil teve como palco a Casa de Eventos Don Claudino que apresentou seu novo menu de “Classicos da Casa”, oferecido uma vez ao mês aos clientes, em forma de evento.

Ocorre que, agora focado unicamente em eventos, a casa não queria deixar de atender seus clientes fiéis ao Restaurante, que funcionava até então. Esta foi uma maneira de contemplar a todos os apaixonados e antigos clientes e, ainda, aos novos, que desejem conhecer a boa cozinha da Don Claudino. A Gabi Piccoli, uma das diretoras, nos apresentou toda proposta e contou sobre todos os princípios da Casa, sua evolução ao longo dos anos. Tradição e Contemporaneidade, com todo o resgate de sua essencia. Apaixonante.

O menu criado para o encontro, contou com harmonização dos vinhos Don Affonso, parceiro da casa e resultou numa experiência fantástica.

 

O encontro foi marcado por uma aula fantástica ministrada pelo Enólogo André Gasperin, da Vinicola Don Affonso que trouxe seus melhores e premiados rótulos e um que sequer está no mercado, para que pudéssemos provar em primeira mão. Os vinhos da Don Affonso são feitos com cuidado, delicadamente produzidos, são vinhos de boutique.

Da esquerda para a direita, André Gasperin, enólogo e proprietario da Vinicola Don Affonso, nosso professor da noite; Gabi Piccoli nossa anfitriã e proprietaria da Casa de Eventos Don Claudino. Sendo aquecidas pela lareira ao fundo, as Sisters: Rubia, Patty, Vanessa Koza, Tahis, Vanessa Stud e Dani

Vejam a Experiência maravilhosa que aguardava por vinte mulheres apreciadoras da boa mesa, dos bons vinhos e que compreendem o bem receber.

Nosso grupo foi recebido com uma mesa de antepastos cuidadosa e ricamente montada. Pães quentinhos, todos feitos na casa, assim como as pastas e molhos. Charcutaria deliciosa.

A Laleira aqueceu a todas, tanto quanto a  energia boa de nossos anfitriões.

Para acompanhar, o Brut Prosecco Don Affonso.

Este foi o vinho que acompanhou a entrada  à mesa.

O Prosecco, ensina André, é um vinho para se beber em momentos de descontração .Leveza e frescor. Na Italia, na região dele, chegam a servir em Jarras. É um vinho alegre, para happy hour. Não preciso dizer o alvoroço que isso causou, não é mesmo? Na verdade, a maestria do enólogo, que se fez presente desde o princípio e só encantou até o final do evento, já havia ganhado a atenção do grupo quando ele referiu que valorizava o paladar feminino, criterioso, e pretendia colher nossas impressões sobre seus vinhos.

A mesa para o jantar estava decorada a perfeição e o “Capuccino de Cogumelos” foi um sucesso de critica e de publico.

Decoração impecável e com o toque da D. Neiva Piccoli

O Capuccino de Cogumelos é famoso na casa, em todos os eventos ele é pedido. Pudera, além de delicioso, sua apresentação é linda. Creme de cogumelos prescos e o “chantilly” é de queijo cremoso. É algo inexplicável.

Seguimos para a Salada de Legumes Assados, cujos temperos e sabores surpreenderam.

A salada com legumes assados, quentinhos, foi perfeita para noite fria e recomendo fortemente. Tudo tem tempero e sabor. Até aqui, o Brut Prosecco Don Affonso harmonizou com os pratos. servidos, e a harmonização se mostrou perfeita.

 

Falando sobre temperos, é importante dizer que a Don Claudino possui no seu entorno a “Casa de Temperos” onde cultivam todos os que usam na sua cozinha. Há cinco anos quando inicava o Blog, fui conhecer a Casinha de Temperos e me encantei, escrevi sobre ela e a Gabi Piccoli sempre faz questão de lembrar. É algo tão fantástico, feito com tanto carinho e dedicação ,que não me canso de falar sobre. A alma do negócio está nestes detalhes e conhecendo a casa e as pessoas que imprimem seu DNA , nos apaixonamos, entendemos o conceito, as raizes e o porque de tanto sucesso. Além da comida, tudo mais é “de verdade”.

O primeiro prato foi servido – Macarroni ao molho de Aspargos Frescos e Açafrao da Terra – e a harmonização foi com o Sauvignon Blanc Don Affonso 2018, de cuja Safra foram produzidas somente 1800 garrafas e, que em 2019 ganhou o melhor vinho na sua categoria no Brasil. Aqui o enólogo, quis buscar a semelhança dos vinhos que conheceu na Nova Zelandia, inclusive manteve um pouco do gás carbônico da fermentção, para dar mais longevidade ao mesmo.

Como se observa no prato acima, a pasta foi acompahada pelo frango ao molho de mostarda. Este foi harmonizado pelo Espumante Rosé Natural Brut.  Se trata de um Rosé produzido a partir da uva Pinot Noir, apenas. Todas amaram a harmonização.

A seguir, o prato foi servido com dois itens, ambos harmonizando com o mesmo vinho selecionado pelo nosso enólogo e mestre da noite.

Ravioli de Cordeiro com  Queijo Serrano e toque de hortelã,  e Filé na Manteiga de Ervas, tudo feito na casa, como os demais. Um sucesso!

Este é o Distinto Don Affonso Gran Reserva 2012, cuja harmonização ficou excelente.

O AG Distinto (Affonso Gasperin) leva este nome em homenagem ao patricarca da familia, foi lançado em 2012 com apenas 3 mil garrafas. O da Safra de 2015 ainda está sendo comercializado.

Trata-se de um corte de Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat e Petit Verdot, em quantidades diferentes a cada Safra, a fim de que se extraia o melhor de cada casta, produzindo o melhor vinho. Passa por barrica de carvalho francês nova, por dois anos.

Um vinho que faz jus ao seu nome. Excelente qualidade, estruturado, tem potencial de guarda de 10 anos.

E então foi servida a sombremesa. Um duo, que representa um pouco de cada uma das maravilhas da Don Claudino, inclusive os incriveis Bolos da Neiva, que já estão sendo preparados também pela Camila! Fiquei feliz que veio um dos meus favoritos, o de cenoura com cobertura de brigadeiro e crispies de cenoura. Amo demais!

reparem que veio um brigadeiro extra e o semifredo de abacaxi com calda de canela, criado pela familia Piccoli

A Harmonização correta e perfeita ficou para o Espumante Moscatel Don Affonso, produzida com 100% uva Moscato Bianco

Aprecio um bom espumante Moscatel. É uma pena que tenha se criado em alguns círculos um preconceito com os vinhos doces. Uma pena, porque muita gente boa está deixando de apreciar ricos vinhos de qualidade e deixando de ter mais conhecimento sobre o mundo do vinho.

Este espumante é excelente e casou muito bem com a sobremesa.

 

O Gran Finale, no entanto, fez com que todas nós admirássemos e fôssemos ainda mais gratas ao André Gasperin. Ele nos apresentou sua obra prima. Um vinho raro e diferente, premiado e que ainda não está no mercado. No Chile ja recebeu a medalha Gran de Ouro de vinhos do Brasil. É o Vin Santo, o Vinho do Padre, o seu MISTELA! Que HONRA!

 

Repara a garrafa ainda sem rotulo…

O Distinto Mistela Don Affonso 2010 é um vinho licoroso, para ser apreciado lentamente, a pequenos goles e com moderação, pelo seu elevado teor alcoolico.

Mas se você quiser um exemplar terá que entrar para a lista de espera. Não está sendo comercializado e já tem mais encomendas que o numero de garrafas produzidas, que tal? Eu quero!

Ter a oportunidade de provar um vinho assim é unica, e realmente nos sentimos lisonjeadas. Gratidão!

Além de todo conhecimento transmitido, pelo qual também sempre seremos gratas, o Enologo André Gasperin ainda nos presenteou com um ditado, que encerra sua participação com ainda mais louvor, porque ensina:

“O Enólogo perante o Vinho toma Decisões, o Enófilo perante as Decisões, toma Vinho.”

Obrigada, André, mais uma vez. Foi uma experiência incrível.

À Don Claudino, por sua vez, não existem mais palavras para agradecer tamanha parceria.

Apresentar seu novo formato de resgate dos Clássicos da Casa, para nosso grupo, não poderia nos deixar mais orgulhosas. Está mais do que aprovado! A harmonização só fez crescer cada um dos pratos.

O ambiante e o carinho com que fomos recebidas fez com que toda a experiência se transformasse em algo inesquecível.

Nosso objetivo, no Wine Sisterhood Brasil é compartilhar conhecimento e experiências do mundo enogastronômico, divulgado as empresas que fazem seu trabalho com louvor. O mês de Julho ficou marcado por este excelente encontro, de crescimento e aprendizado. Amamos muito.

Gratidão, Gabi, Neiva e Camila, vocês são exemplos de mulheres empreendedoras, que fortalecem e encorajam quem está pro perto, sempre com muito carinho, atenão e valorização.

Sucesso e vida longa à Don Claudino!

Que sempre tenhamos motivos para festejar!

Beijos,

Zucca

 


SOBRE A DON CLAUDINO

A Casa de Eventos Don Claudino tem história. Esta história inicia ainda, e como tantas da Serra Gaucha, com a chegada da imigração italiana.

Para eles é  impossível contar a história do Restaurante, hoje Casa de Eventos,  Don Claudino sem contar  história da família Piccoli, que, como tantos outros imigrantes italianos,  com a esperança  em melhores condições de vida, para si e suas familias, cruzaram o oceano, com poucos pertences, muita esperança, e toda vontade do mundo de trabalhar.

“Sebastiano, o patriarca da família, foi um dos pioneiros no cultivo de videiras aqui na região. Tradição e fé, nortearam os negócios da família até que o neto de Sebastiano, Claudino Piccoli, resolveu oficializar seu negócio e fundou a Granja Piccoli. Em 2005, Jorge Piccoli, filho de Claudino, junto com sua esposa e filhos, em uma homenagem ao patriarca, inaugurou um espaço gastronômico chamado Don Claudino, com a intensão de oferecer ao público da região uma proposta gastronômica diferenciada.”

Hoje, como sempre,  mas com um maior resgate de seus melhores pratos, com produtos sempre frescos, colhidos direto do jardim de temperos, preparam pratos especiais, com elementos da alta gastronomia, aplicados de forma artesanal. Uma experiência única, efetivamente.

O Restaurante, na nova estruturação, não está mais aberto ao publico. Mas, uma vez ao mês, ocorre um jantar, somente sob reserva, este sim aberto ao publico, que traz todo o menu que todos amam e admiram na casa. Assim, os antigos clientes, amigos e novos interessados, podem desfrutar das delícias e tradições da Don Claudino, que segue, plena, com resgate do melhor de suas tradições, mas sempre com ideias contemporâneas, com as mulheres super empreendedoras, Cami, Gabi e Neiva Piccoli!

Saiba Tudo: http://www.donclaudino.com.br/home

Sobre a CASINHA DE TEMPEROS: http://www.donclaudino.com.br/casinha-de-temperos


SOBRE A DON AFFONSO

 

“LONGA TRADIÇÃO DE RICOS SABORES”

Este é o título que inicia o website da Vinicola Don Affonso. E não penso em nenhuma que a defina melhor.  Conheci os vinhos e me encantei há um ano atrás. Esta experiência, contudo, me fez entender o quanto são, de fato, especiais. Cada vinho elaborado depende de uma série de fatores, o enólogo é um artista.

“Os vinhedos Don Affonso são dotados com mudas de excelente qualidade, provenientes da Itália e da França, perfeitamente adaptadas às condições climáticas e ambientais da Serra Gaúcha. A Vinícola Don Affonso sente-se orgulhosa de poder presentear seus apreciadores com o prazer de degustar um bom vinho, elaborado com arte.”

A Vínicola localiza-se em Caxias do Sul, proximo aos Pavilhoes da Festa da Uva e à Don Claudino. Antigamente era interior, hoje, no coração da cidade. Vale a visita e a degustação.  É preciso que a gente conheça de perto nosso produto, nos enólogos, nossas vinícolas. São produtores maravilhosos, com um trabalho admirável e vinhos de grande qualidade.

VINÍCOLA DON AFFONSO

Enologo – André Gasperin

Fone: 54.3211.2588
Rua Rosalimbo Antônio Guerra, 338 | Bairro Colina Sorriso | Caxias do Sul | RS

LOJA VIRTUAL: https://www.donaffonso.com.br/loja_virtual

 

<br>Gostou? Compartilhe! <br><br>Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*