1ª ROTA DO VINHO/RS – VALE DOS VINHEDOS, BENTO GONÇALVES E PINTO BANDEIRA

Os Escolhidos para um Final de Semana


Bento Gonçalves, RS, a cidade onde há vinho encanado e ele jorra!

O titulo poderia ser “a escolha de Sofia” , porque não é facil para uma apaixonada por vinhos, que nasceu , cresceu e ainda vive na Serra gaúcha. Que é apaixonada por sua cidade e por sua região, bairrista inclusive, eis que orgulhosa de tudo que se produz por aqui – escolher um Roteiro para um Final de Semana ou ainda para uma semana.

Este talvez seja o post mais difícil de escrever, porque eu tenho especial carinho por todas as Vinícolas que conheço, justamente porque conheço muito bem cada uma das que visitei. Porque visitei mais de uma vez, porque acompanho – de longe ou de perto – o trabalho, as agruras do tempo, as lutas e as vitórias.

Foi dificil, inclusive, a escolha da foto de capa. Optei pela ULTIMA FOTO que fiz na região. Minha ULTIMA VISTA antes da pandemia nos isolar socialmente e, adiar, um pouquinho, nossas experiências como conhecíamos. Agora, já é tempo de planejarmos outras.

Sim, É DIFÍCIL, mas justamente pelos motivos acima, vou deixar minhas dicas TOP 10 – TOP 20 aqui (conforme o tempo que você tiver, você usa) , porque é meu dever, não é mesmo?

A Serra Gaucha, diga-se, não é a unica a produzir bons vinhos. O Rio Grande do Sul tem outras ricas regiões, cidades, mas pretendo escrever sobre todas elas, em outra oportunidade.

Assim, escolhi o Vale dos Vinhedos, a cidade de Bento Gonçalves e a de Pinto Bandeira, porque estão todas próximas. Fazem parte de um “lado” mais desenvolvido para o Enoturismo, neste momento, no nosso estado.

Este é o último post da série que fiz em parceria com a industria de Malas e Bosas Tonin , aqui da nossa região, para o lançamento da Linha Urbana de malas, que tem um novo conceito e materiais. Mais leve e flexível. Veja mais AQUI.

Esta campanha linda e inspiradora visa incentivar a todos nós olharmos para o horizonte. Sonhar nós podemos, sem limites, porque sabemos que isso tudo vai passar, estamos a cada dia mais perto disso e, assim, planejar é o meio mais reconfortante de pensar neste futuro. Vem com a gente!

Faça seu Roteiro

ONDE FICAR

A cidade de Bento Gonçaves conta com boas redes de hoteis, compativeis com todos os bolsos e gostos. A vantagem é estar no meio do caminho para visitar varios locais. Contudo, tanto para visitar as vinícolas quanto para desfrutar da boa gastronomia e para ter uma experiência mais bacana em termos “enoturísticos” eu recomendo que fique hospedado em alguns dos belos hoteis ou pousadas do Vale dos Vinhedos.

É claro que para visitar as duas vinícolas que indico em Pinto Bandeira, você vai precisar deixar um dia inteiro, mas é bem próximo.

A Região é muito proxima à cidade onde vivo, então é comum passarmos o dia por la, curtindo uma ou outra experiencia. Contudo, se for para passar o final de semana ou feriadão – que eu adoro – costumo me hospedar no Hotel SPA do VINHO, é incrível

Você pode ver mais dele AQUI.

QUAIS VINICOLAS VISITAR

I – BENTO GONÇALVES

  1. VINICOLA LOVARA

A Lovara é uma vinícola boutique, com vinhos e espumantes incriveis. Conta uma enóloga jovem, a querida Roberta Benedetti, que assumiu a elaboração de alguns vinhos bem especiais. Durante o verão e a época da vindima há programações incríveis nos vinhedos, jantares sob as estrelas, experiências imperdíveis. Agende-se!

No inverno, tem experiências ligadas às tradições italianas. É maravilhoso. Imperdível, fica no entorno da cidade, fora do Vale.

Saiba mais AQUI.

2. DAL PIZZOL VINHOS FINOS

A Dal Pizzol é um complexo enoturístico fantástico, com restaurante e até parque tematico agora.

Este Paque tematico conta com várias atrações ligadas ao vinho, como um Museu com reliquias do mundo do vinho; uma enoteca com vinhos de safras hitóricas e representativas e , o que particularmente mais gosto, o Vinhedo do Mundo – com cerca de 400 variedades de uvas de 35 países, um vinhedo maravilhoso à disposição de quem visita. É emocionante. Hoje, o Vinhedo do Mundo é considerado uma das três maiores coleções de uvas privadas do planeta, a maior da América Latina.

uma das experiencias ao ar livre

É pet friendly e tem degustações muito legais, inclusive às cegas. As experiências são sensacionais. E o parque em si, a natureza revela locais encatadores com pavões correndo soltos por lá.

a natureza se exibe por aqui

Vale a visita, fica no entorno da cidade.

Saiba mais AQUI

II – VALE DOS VINHEDOS

  1. PIZZATO VINHOS E VINHAS

Especial carinho por esta vinícola. Os vinhos são de excelente qualidade. São a unica vinicola que produz um vinho a partir da uva ALICANTE BOUCHET francesa.

lema da vinicola – adoro
uma das opções de degustação com charcutaria e queijos – recomendo

2. ALMA ÚNICA

Vinhos de altissima qualidade, vinicola boutique. Escolha a melhor experiencia de degustação e não tenha pressa.

Por terem expressões unicas, seus produtores gostam de dizer que não distribuem os vinhos. Escolhem com cuidado o revendedores: restaurantes e pequenas lojas de vinhos, para apreciadores. É compreensível. No site você pode ver os locais de cada estado. É interessante.

Recomendo fortemente.

Você vai se surpreender.

Conheça mais da Alma Única clicando AQUI.

3. CASA VALDUGA

A Casa Valduga é um espaço maravilhoso pertencente ao Grupo Famiglia Valduga e não pode deixar de ser visitado. Representa muito da cultura italiana. Lá encontratá ricas experiencias gastronomicas, pousadas, cursos, vinhos de excelente qualidade.

gosto desta foto, é de 2018, quando fiz uma visita guiada por conta do meu curso e Sommelier Profissional

A proposito, este ano sua espumante ” 130 Brut Blanc de Blanc” foi eleita a Melhor Espumante do Mundo no concurso Vinalies Internationales, que aconteceu na França (2020). Leva esse nome pois elaborada quando em homenagem aos 130 Anos da chegada da Familia Valdugan no Brasil.

foto do site da Casa Valduga

Conheça todo grupo FAMILIA VALDUGA AQUI.

4. GRUPO MIOLO

A Vínicola fica em frente ao HOTEL SPA DO VINHO e é gigante. Entendo que vale a pena conhecer. Contudo, a melhor experiencia que vivi ali e que agrada a todos é o espaço externo em que servem vinhos e petiscos descontraidamente. Se chama “WINE GARDEN MIOLO”.

Ao fundo, a vinicola,aqui a entrada para o Wine Garden

Todos os finais de semana abertos, se o tempo estiver bom, você pode escolher mesinhas feitas de Pallets, tapetes, almofadas… ou levar as suas… Também ha um espaço coberto com mesas e cadeiras e curtir o dia todo.

mesas e cadeiras, espaço aberto mas coberto

Anota essa dica, porque é incrível

Saiba mais AQUI.

4.CAVAS DO VALE

IMAGEM DISPONIVEL NO TRIPADVISOR

Esta vínicola é pequena e familiar. Conheci este ano seus vinhos e indico por uma particularidade: eles ainda fazem vinhos como seus antepassados.

Não usam tanques de aço inoxidável, não usam barricas de carvalho para o envelhecimento. Fazem vinho extraindo o melhor da fruta de cada safra e, ainda, com a menor intervenção possível do homem e das maquinas.

IMAGEM DISPONIVEL NO TRIPADVISOR

Vinhedos proprios, com orgulho, porque, como dizem, o vinho começa a ser feito no vinhedo.

E o lugar é bem bucólico. Vale a visita.

Saiba mais AQUI.

III – PINTO BANDEIRA

  1. FAMILIA GEISSEVINHOS E ESPUMANTES

A Cave Geisse é uma vinícola que produz apenas espumante, da mais alta qualidade.

A Sommelière da Casa, Liza Lessa, mostrando os processos , leveduras… Março/20

Eles vendem vinhos, mas são importados da sua unidade no Chile.

Tem uma boa experiencia de visita e degustação pela Vinicola que é pequena, embora tenham produções exceleentes. E um jardim para curtir o dia, saboreando as famosas empanadas chilenas e seus espumantes gelados.

FOTO DA ULTIMA DEGUSTAÇÃO PARA O GRUPO QUE ADMINISTRO “WINE SISTERHOOD BRASIL” NO INICIO DE MARÇO/2020

Há um visitação que se faz pelos vinhedos, com um jeep 4 x 4 , bem aventura e se degusta tudo pelo caminho. Vale agendar.

Saiba tudo AQUI.

2. VINICOLA VALMARINO

Se você ama vinhos, precisa visitar. A qualiade de seus vinhos e espumantes, é excepcional.

Particulamente amo uma joint-venture que eles fizeram com os americanos, criando o espumante , bem barricado, chamado Churchill

E, seu vinho Cabernet Franc.

O local é pequeno , a visitação rápida. Os proprietarios residem ali, mas não se deixe enganar. Os vinhos são grandiosos.

Saiba mais sobre os vinhos e vinícola AQUI.

FAÇA SEU ROTEIRO GASTRONÔMICO

Se indicar as vínícolas a visitar já é uma tarefa difícil, imaginem indicar restaurantes.

Vou listar meus preferidos e explicar o porquê de cada um. Em Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos e em Pinto Bandeira ha inúmeras opções de restaurantes deliciosos. E com propostas extremente distintas. Veja com que você se identifica e aproveite. Mas não deixe de experimentar algo diferente. Sempre enriquece.

O fato é que se você é um turista e vem de longe, talvez tenha que provar pratos tradicionais, para entender a cultura da nossa imigração italiana. Contudo, se você é alguém que já conhece, merece provar a cozinha de excelencia de nossos Chefs e todas baseadas em produtos locais. Realmente é uma região muito rica, principalmente em termos enogastronomicos.

Preciso acrescentar que todas as experiencias que relato, foram feitas antes da Pandemia. Naturalmente, neste momento e para um futuro proximo, todas elas passaram por adaptações, para segurança de todos. Contudo, estou certa que os sabores se mantém intactos.

Esta, aliás, é uma linda lista de lugares que amo, admiro e sempre indico para amigos, amigos de amigos, familiares. A todos que me pedem dicas de onde ir ou levar os seus, nesta região. É uma lista bem apurada. Salvem!

Vencerei a tentação de não fazer um release em cada um deles. Todos eles possuem Instagram. Busquem pelo nome ou então no Google para ter acesso e informações mais detalhadas. Minhas experiências neles estão registradas em meu Instagram, ou aqui mesmo no Blog.

I – BENTO GONÇALVES

  1. RESTAURANTE CALDEIRA prove o Ossobuco. O local é moderno, tem um bar/bancada bacana, carta de vinhos locais ótima e muitos pratos tentadores. Mas não resisto ao Ossobuco.Fica a dica. Para Jantar.
  2. AMO-TE LISBOA imperdível. Até quando não vou a Bento Gonçalves, que só vou ao Vale, passo na volta ali para tomar um cafezinho e comer um Pastel de Belem PASTEL – de natas- mas é perfeitamente portugues. Há todos doces e salgados que amamos. Não deixe de ir.
  3. CANTA MARIA – tipicamente italiano. Aquele almoço ou jantar com o famoso galeto , polenta, massas e a sopa de agnolini.
  4. COBO WINE BAR é um wine bar com comidinhas deliciosas, bem na rua que considero a principal, em frente ao Hotel Dall Onder.
  5. CHAG THAI, ao lado do Cobo, uma supresa. Afinal, comida Thai na serrra gaucha? Mas o proprietario entende do riscado. Pode confiar se estiver com vontade.
  6. CAFÉ COM ARTE BISTRO, fica numa casa linda e , de fato, se respira arte. Há um jardim interno com mesas, onde também se pode apreciar o menu apetitoso e bem elaborado. A Carta de vinhos é um primor.

II – VALE DOS VINHEDOS

  1. VALLE RUSTICO – o acesso é pelo Vale, mas oficialmente fica em Garibaldi. Uma experiencia unica, comandada pelo Chef Rodrigo Bellora que o nome em termos de alta gastronomia aplicada o organico e valorização de tudo que é local. O local é uma propriedade rural maravilhosa, jardins externos, varanda… Fazem seu proprio pão, doce de leite… Além disso o Chef tem inumeros projetos ligados ao desenvolvimento local. Sou mesmo muito fã, talvez por acompanhar o trabalho e evolução desde o inicio. Antes mesmo de iniciar este blog. Meu ultimo relato sobre ele AQUI.
  2. GURI RESTAURANTE – no mesmo caminho no Vale, que leva ao anterior, sob o comandotambém conceituado Chef Enio Valli, aqui você encontra a cozinha de fogos, a valorização da cozinha gaúcha raiz, de pronteira. A cozinha a lenha, como se define. Carnes nas grelhas, legumes e paes assados em fornos (a lenha). Espetacular. Falei sobre ele AQUI.
  3. MAMMA GEMA TRATTORIA– se você quer provar a fartura, a alegria e os sabores da cozinha típica italiana, pare aqui sem pressa. Sob o comando do icônico Chef Altemir Pessali – que também é famoso por ser o grande conhecedor de cogumelos selvagens do estado, o local conta com um lindo jardim, bom serviço. Ótimo para ir com a familia, crianças, comemorações. Alias, ja vi lindos casamentos ali.
  4. PIZZA ENTRE VINHOS – Imperdível programação noturna. Fica no “porão” ou andar de baixo e de pedra do casarão onde estáo Mamma Gema. O proprietario é o mesmo. As pizzas são maravilhosas, em forno a lenha. E as mesas estão disribuídas entre … VINHOS. Estamos em uma enorme Cave, Adega… como quiser. Todos os vinhos estão a venda, tanto para consumo quanto para levar. Há uma mesa grande para degustações e consumo de aperitivos enquanto espera pela sua mesa. Experiencia que fortemente recomento.
  5. FILÓ CAFE – este lugar é MARAVILHOSO. É perfeita e afetivamente comandado por uma familia que manteve receitas e tradições dos imigrantes que desenvolveram nossa região. As familias se reuniam, nas suas folgas, na cada de uma, para o “Filó”: bate papo, reza, cantoria, jogos, tudo regado a comida e bebida que não era nem almoço nem jantar. Tudo com o objetivo de apoio mutuo para seguir a vida!Era uma mesa farta de lanches. Você terá uma experiencia completa dos costumes dos nossos antepassados curtindo seu “café da tarde”, ali.
  6. PORTHUS VALLE – DELICIAS PORTUGUESAS – Um pequeno restaurante comandado por um Portugues do Porto, Sr. José Manoel. Os pratos de bacalhau são incríveis e perfeitamente preparados. Ha também os doces portugueses. Todos elaborados pelo proprietário. Atende mediante reserva, finais de semana. O prato é o do dia e é divulgado nas redes sociais ou através do contato feito para reservar. Minha parcela portuguesa e meus conhecimentos da gastronomia de lá me fazem recomendar fortemente. E a carta de vinhos, também é imperdível.
  7. LOCANDA DI LUCCA – Uma casa de pedra linda num oásis. Jamais esquecerei de ter visto uma colmeia de abelhas – gigante – numa arvore do lado de fora. Acho que fazia muito mais de 30 anos que não via uma. O lugar lindo e a proposta incrivel. Também produzem vinhos naturais e biodinamicos (enologo Edgar Giordani). A cozinha, é claro, também é organica e biodinamica por Marilei Piana Giordani. O sistema é de Menu Degustação e sempre surpeendente, mudando conforme sazonalidade. Escrevi sobre o local AQUI.

Sobre algumas experiências aqui no Vale dos Vinhedos, há um vídeo no Canal de YouTube de Dani Patty Aprontam, de 2019. Fiz no projeto que tenho com minha colega Dani Conte, há um ano e meio, na época da Vindima.Um roteiro de um final de semana. Assistam! Os lugares que visitamos na época, estão listados aqui.

III – PINTO BANDEIRA

  1. CHAMPENOISE BISTRO – comandado pelo talentoso Chef Israel Dedea, que também faz plantio organico e biodinamico, lá você vai encontrar uma cozinha autoral incrivel e sazonal. Das entradas às sobremesas você vai se surpreender.Sempre menu degustação, slowfood. Ir com pressa é pecado. Nao vá. Há carta de vinhos locais, mas não deixe de provar os Marina Santos, esposa do Chef. Veja o que tem disponivel e prove (Vinha Unna) Sao vinhos naturais. Uma experiência inesquecível. Fica na estrada que vai até às vinicolas que indiquei. Aproveite o mesmo dia!
  2. COLHEITA BUTIQUE SAZONAL – fica na cidade e, por mais incrivel que pareça, o Chef mantem mesas no jardim da Casa onde está e uma cozinha de fogos e forno a lenha ali do lado. É maravilhoso. Mas o menu varia. Dos paes, embutidos ao menu degustação ou os assados na brasa. Tudo é feito ali. Não deixe de ir.

É mesmo linda essa minha terra, não é?

Eu adoro! Na verdade tudo que listei acima é diferente de um roteiro. São opções de lugares para visitar que eu aprovo.

Faça seu roteiro, de uma semana, de um feriadão, de um final de semana. Seja qual for o tempo, eu garanto, vai valer a pena!

E boa viagem! Seja quando for! Bora planejar!

Talvez nao possamos viajar agora, mas nada os impede de fazer o roteiro. Não é mesmo?

Duvidas? Deixe sua pergunta aqui!

Beijos,

Zucca*

*Inspirada por Tonin e sua nova linha de malas URBANA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*