RISOTTERIA ARANCINA – Desfrutem!

A Risotteria Arancina foi o Restaurante eleito por mim como o primeiro para provar neste verão, a fim de abrir abrir, oficialmente, a temporada do “Zucca Gastrô Estação Verão”. Não foi por nada. Foram vários e bons motivos.

O primeiro, porque ele inaugurou exatamente no primeiro dia do ano. Exatamente 01 de janeiro de 2017. Está tinindo de novo. O segundo, fica em Balneário Piçarras, Santa Catarina, uma praia pacata, pequena e charmosa, que se encontra entre Penha (cidade que apareceu no mapa mundial graças ao Beto Carreiro World) e a cidade de Joinville. Lá, por força de trabalho, me estabeleço por alguns dias todos os meses do ano. Mas, principalmente, porque a Chef proprietária é uma das pessoas mais iluminadas que conheci pela TV (confirmado pessoalmente) e por quem torci fervorosamente,  durante semanas,  no Reality Show Gastronômico MasterChef Brasil, que aconteceu no inicio de 2016.

A Chef Vanessa Vagnotti foi uma das participantes que se manteve por muito tempo no programa e tinha como características marcantes, sua personalidade simpatica, sua áura de paz, muitos amigos, tempero sempre elogiado pelos Jurados e o restante, faz parte do jogo e, jogo é jogo.

12924572_1783195008575167_5283094543056062150_n

foto do perfil do FB da Chef

A  edição foi para amadores  mas a Vanessa é uma  super profissional. Sua descendência é italiana e tem formação libanesa, já trabalhou profissionalmente com cozinha árabe e hoje, se estabeleceu com todo seu conhecimento e raízes, no prato mais delicioso da cozinha italiana, o Risoto.

O nome do Restaurante, Arancina, é um bolinho (que conhecemos por arancino ou arancini, no plural – depende da região da Itália, o nome varia) feito de arroz. Na verdade muitos são feitos  risoto (normalmente as sobras), empanado e frito em oleo quente. Super delicioso e super típico da cozinha italiana, tanto mais siciliana, mas inspirado nos árabes que viviam na região (que consumiam arroz, açafrão com carne e ervas).

Arancina significa, literalmente, laranjinha. E, por isso, todo entorno lembra a fruta , em desenhos e plantas e no formato, por óbvio, do bolinho.

img_2154

 

Os Arancini de queijo ou carne  fazem parte das entradas, juntamente com as  Provoleras. Que estão disponíveis tanto com oregano,quanto com pápripca picante. Recebemos uma amostra com metade de cada sabor.

fullsizerender_5

As arancinas estão disponíveis em dois sabores, também. Peço desculpas pela qualidade da imagem, pois na verdade é um frame de um vídeo. nao deu tempo de fotografar …

fullsizerender_1

Os pratos de Risoto, são num bom numero, o que te possiblita voltar inúmeras vezes, para provar. No menu italiano típico, o risoto é considerado o primeiro prato. Assim, há um recado no menu, para consultar o prato do dia, para o segundo.Contudo, os pratos são individuais e super bem servidos. É impossível comer o segundo e, vocês sabem… eu sou boa de garfo. Mas não há condição.Além disso, os Risotos criados e executados pela Chef  são super bem construídos, dispensando outros pratos.

O fato é que tudo que a Chef Vanessa faz tem um toque de magia, tem algo de especial. Isso se espalha pelo clima do restaurante, que é no andar de baixo de uma casa, com um jardim lindo. Tudo de extremo bom gosto e trabalhado em cada detalhe.

fullsizerender_4 fullsizerender_6

Trabalham com a Chef  suas duas filhas, uma na cozinha, com a Chef e outra no salão.  Ao chegar já conseguimos observar o trabalho de todos, inclusive da cozinha.

O serviço é primoroso, atencioso, carinhoso. A cada prato servido, há o sonoro “desfrutem”, termo muito usado pela Chef Vanessa durante o reality.

Os pratos, cuidadosamente elaborados, levam o nome de Deuses da Mitologia Grega e Romana , à exceção de alguns que são homenagens específicas.

fullsizerender_8

fullsizerender_7

Adorei a atenção especial aos veganos e vegetarianos. Uma estrela a mais para Risotteria Arancina e à Chef Vanessa!

Escolhi o Netuno (rei dos mares, que tem o tridente, simbolo da psicologia).. Era de polvo, representando o tridente em  três texturas, caldo , cozido e a la plancha.

Incrivel!

img_2183

O outro prato, que provei um bom tanto, foi o Brasiliani. Um Risoto feito para prestigiar os ingredientes locais. Atenção para a cachaça usada (ao inves do tradiconal vinho), bacon, pancetta e queijo coalho. Uma delícia, forte, marcante. Adorei tambem.

img_2184

 

No menu de sobremesas há a panacotta de rosas. Como cheguei tarde, já havia terminado. E o tiramissum que ambém não havia disponibilidade. Mas então, aconteceu algo incrível. Sabe aquela maxima que, às vezes, não conseguir o que se quer é uma baita sorte? Pois é…

Nos ofereceram, como sobremesa o Doce de Abóbora feito pela Vanessa e familia. O doce é cozido por 8 horas, em media. Me deu um dejà vú… lembrei de quando ajudava minha vizinha a fazer os doces de frutas, no tacho… Enfim, estava ma-ra-vi-lho-so e eu pedi “perdão, Senhor” bem baixinho, por ser tão gulosa.

fullsizerender_2

a foto é um frame do vídeo tambem…

O café, maravilhos, ristretto, curto. E, que honra, tirado pela propria Vanessa.

Acontece que o serviço havia terminado e ela passou nas mesas para dar um “oi”. Acontece que comigo, um “oi” é super  demorado.. .rola foto, snap… tietagem, bate papo e viro amiga… né?

img_2174

eu na tietagem…

 

Foi então que, para fechar com chave de ouro, nos ofereceram uma bebidinha de anis. O Sambuca Molinari!

Apagaram-se as luzes, acederam o fogo da bebida, com 3 graos de café  em cada copo… só apagamos quando queremos.

fullsizerender_3

img_2237

Como era véspera de Dia de Reis, os 3 grãos foram para a carteira, para garantir a prosperidade, já que representam os Reis Magos.

 

A experiência, no todo, foi incrível.

A comida, por certo, boa demais  e super recomendo.

O prato é muito bem servido. O que eu pretendo fazer, na próxima, é pedir um negroni de aperitivo, provar o risoto que leva salmao e espumante. E, sem dúvidas, provar a panacota de rosas.

Ah! e num outro dia, ainda, será o risoto com carne de carneiro, uma pincelada da cozinha árabe nesta cada italiana.

O Plus: Se você der sorte, pegará uma mesa na varanda, lá fora, no fundos que, na verdade, é de frente para o mar.  E  jantará ao embalo do som do oceano.

É bom demais! Desfrutamos!

Recomendo!

Beijos,

Zucca

SPOILER: A Chef irá promover, uma vez por mês, uma noite árabe. A princípio, a partir de Fevereiro deste ano. Aguardando ansiosamente. Também há noticias que Chefs de todo país virão visitá-la e acontecerão jantares a quatro mãos… Gente… Sucesso!


Risotteria Arancina – Vanessa Vagnotti Chef

ONDE: Rua Temistocles Macedo, 106, Balneário Piçarras – SC é no finalzinho da Rua

COMO: Reservas 047 999008999

QUANDO: De  terça a sábado – Das  17:00–00:00 – E aos domingos das 12h às 15h

MENU: Especializado em Risotos. Italiano.
COM QUE ROUPA*: não há dresscode  para o local. É super descontraído, de fato. É praia, é à beira mar. Logo, vou liberar você para usar bermudas elegantes(homens). Mulheres jamais saem mal vestidas para jantar (certo, né gurias?).  Digo isso sofrendo um pouco, porque eu prometi que diria expressamente se poderia. Veja abaixo*.  Mas  isso já é quase piada.
MAIS: Consulte as redes sociais disponíveis ( Facebook Risotteria Arancina)

 

*Saiba que “descontraído” e “esportivo” nesta coluna, site, blog, jamais será considerado tenis, camiseta, bermudas, chinelos ,crocs e outros.. NUNCA. Quando o traje for esse, estará escrito.

<br>Gostou? Compartilhe! <br><br>Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*