RISOTO DE PERAS NA MANTEIGA E ALHO PORÓ

Marcado com:

Olá, pessoal!

Sigo firme no propósito da segunda sem carne, sempre tentando reinventar pratos com sabor e mistura diferentes para variar e mostrar para o nosso mundo aqui no entorno, ao mesmo, que é possível consumir menos carne.

Mas ontem, para preparar algo publicável neste veículo, como dizem por aí “tirei leite de pedra”… Eu viajei por uma semana, odeio desperdício, logo, antes de viajar já não passo na porta do mercado,vou consumindo tudo o que tem em casa para não deixar nada estragar… Bem… Na volta, é o caos. Aqui chovia, fazia frio e era domingo a noitinha. Nem pensar em sair de casa, delivery estava fora de cogitação, ainda mais em final de feriadão… os melhores lugares todos fechados.

Uma pera sobrevivia na fruteira, arroz sempre tem, queijos sempre tem – só que não tinha muito não… , cebola e alho sempre tem na geladeira tambem… ovos ? Havia 2 que foram consumidos em uma omelete feita às pressas na chegada para não morrer de fome (sem almoço… em razão da viagem). Pensa, Zucca, pensa…  Não constumo usar congelados, logo…

Bem… Aquela pêra só me fazia pensar num risoto de peras com gorgonzola, mas este não existia…  Assim, nasceu este risoto, que ficou uma delicia sem precedentes, mais leve que tradicional de gorgonzola… saboroso e perfeito para um jantar.

Pode fazer hoje, ou para a próxima Segunda Sem Carne.

 

RISOTO DE PERAS NA MANTEIGA E ALHO PORÓ

image

Ingredientes

(01 porção grande)

1 xic de chá de arroz arbóreo

1 xic de chá de vinho branco seco

2 colher de sopa de manteiga e 1 fio de azeite

1/2 cebola picada

1 talo de alho poró finamente picado

1 pera com casca fatiada

1 colher de sopa de requeijão

3 xic de agua

sal e pimenta  a gosto

 

Modo de Fazer

Numa panela coloque o fio de azeite e uma das colheres de sopa de manteiga. Doure a cebola com uma pitada de sal para deixar bem macia, adicione o alho poró, deixe amaciar. Numa frigideira pequena, enquanto isso, coloque a outra colher de manteiga, derreta um pouco e coloque de imediato as peras fatiadas. Deixe dourar dos dois lados e reserve.

image image

Na panela anterior, depois amaciado em fogo baixo, acrescente o arroz, frite um pouco. Adicione o vinho, suba o fogo e mexendo sempre, aguarde o alcool evaporar.

image

Acrescente a água, xicara por xícara, mexendo sempre. Adicione sal e pimenta a gosto na segunda xicara e prove. Corrija a seu gosto.

image

Termine a cocção, ainda deve estar molhado. Desligue. Adicione as peras, reservando algumas para enfeitar o prato. Adicione o requeijão. Mexa bem para incorporar e aquecer. Sirva.

image imageimage

MA-RA-VI-LHO-SO!

image

 

DICA PRECIOSA DA ZUCCA: você pode usar queijo mascarpone no lugar do requeijão, que vai ficar um escândalo e bem chic para servir num jantar bacana.

Delícia, né?

Tentação!

image

 

 

Faz e depois me conta se gostou!

Beijos,

Zucca

E até segunda!


*Nota Importante!

Se você quiser saber sobre o movimento mundial da “Segunda Sem Carne” clique AQUI!

É importante ressaltar que nosso site/blog é um espaço democrático. Gostamos de comida boa, mas respeitamos todo mundo.  Achamos importante e também respeitamos todas as causas ligadas à alimentação, que objetivam melhorar a qualidade de vida das pessoas, animais, e do mundo todo.  Entenda: o movimento citado prega a segunda-feira sem o consumo de qualquer produto de origem animal. Nossas receitas raramente eliminam todos. Em geral, levam um ou mais destes ingredientes: ovos, leite, queijo… Eles são “produzidos” pelos bichinhos, mas mantêm os mesmos vivos, portanto, consideramos nossa iniciativa válida.

<br>Gostou? Compartilhe! <br><br>Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*