RISOTO DE COGUMELOS FRESCOS

Alo, GastrôLovers!

Risoto e de cogumelos frescos! Simples e maravilhoso!

Procurei nos meus arquivos e vi que ainda não tinha publicado nenhuma das minhas receitas de risoto de cogumelos frescos.

O bacana desta receita é que a gente usa os cogumelos que estiverem disponíveis. Hoje usei shitake e shimeji. Mas pode usar qualquer um.

Sobre cogumelos, é bom que se saiba que eles tem tempos de cozimento diferentes. Então, se você for mais exigente, o ideal é prepará-los em separado para depois juntá-los. Mas se tiver pressa e pouca frigideira, já sabe, coloca um, depois o outro, como vou explicar.

Ah e fica um prato delícia para um jantarzinho maravilhoso! Tá valendo, também, pra a Segunda Sem Carne*.

Me segue!


 

RISOTO DE COGUMELOS FRESCOS

image

Ingredientes

(para 02 pessoas)

1 cebola pequena picada

2 colheres de sopa de azeite

1 xic de arroz arboreo

1 xic de vinho branco seco

3 xicaras de caldo de legumes ( não use artificial. Ferva 1 litro de agua com 1 folha de louro, 1 cravo da india,  1/2  cebola, 1 cenoura em pedaços, 1 talo de salsão e 2 graos de pimenta do reino. Ferva por 30 min. Coe. Dá para congelar por 3 meses no freezer. Aí tem sempre prontinho. Na hora que descongelar, caso falte a quantidade para o risoto, acrescente água fervente para completar)

1 xic de cogumelos shitake

1 xic de cogumelos shimeji

3 dentes de alho

1/2 xicara de queijo grana padano ou parmesão ralado.

Sal, Pimenta, Azeite de Oliva e Salsinha Picada a gosto

 

Modo de Fazer

Numa frigideira adicione azeite que cubra levemente o fundo, adicione o alho amassado, leve ao fogo e adicione o cogumelo shimeji, cortado em galhinhos menores. Refogue por alguns minutos e, depois, adicione o shitake picado. Adicione sal e pimenta, refogue até amaciar. Reserve.

image image image

Na panela do risoto, adicione o azeite, a cebola, refogue até dourar. Adicione o arroz, refogue. Acrescente o vinho, mexa até começar a secar. Vá adicionando o caldo antes da última xicara, adicione os cogumelos com o caldo que restou na frigideira. Acerte o sal e a pimenta. Deixe leve, o queijo que vai depois, salga também.

image image image

Para amantecar, desligue o fogo, adicione o queijo, mexa até incorporar.

image image

Sirva com salsinha picada.


É prático, rápido, delicioso.

Faz e depois me conta se não fez sucesso!

Beijos,

Zucca


*Nota Importante!

Se você quiser saber sobre o movimento mundial da “Segunda Sem Carne” clique AQUI!

É importante ressaltar que nosso site/blog é um espaço democrático. Gostamos de comida boa, mas respeitamos todo mundo.  Achamos importante e também respeitamos todas as causas ligadas à alimentação, que objetivam melhorar a qualidade de vida das pessoas, animais, e do mundo todo.  Entenda: o movimento citado prega a segunda-feira sem o consumo de qualquer produto de origem animal. Nossas receitas raramente eliminam todos. Em geral, levam um ou mais destes ingredientes: ovos, leite, queijo… Eles são “produzidos” pelos bichinhos, mas mantêm os mesmos vivos, portanto, consideramos nossa iniciativa válida.


 

<br>Gostou? Compartilhe! <br><br>Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*