No dia 04 de Junho de 2014 eu ainda advogava. Sim eu sou advogada. Deixei trabalhar na área para me dedicar exclusivamente ao Site em Dez/2014.
Contudo, um ano antes eu já publicava receitas e dicas gastronômicas nas minhas redes sociais, que costumavam fazer sucesso entre meus amigos.
Sim, meus seguidores eram meus amigos e alguns fãs. Hoje, gostaria muito que todos meus amigos fossem meus fãs e continuassem seguindo, cobrando por jantares… Alguns já desistiram, tadinhos… Espero que ainda me amem.
Mas o fato é que o Facebook tem uma ferramenta maravilhosa que te traz lembranças de muitos anos atrás. E hoje, na minha timeline, esta supresa!
Assim decidi compartilhar esta Receita deliciosa, de Risoto de Abóbora. Na época eu tinha uma regularidade de publicar receitas de grandes chefs, cozinheiros famosos, que eu testava.
Essa foi uma feliz produção. E eu ainda amo, faço sempre!
Reproduzo o texto tal como foi escrito à época, para todos termos aquela sensação de saudade.
QUARTA-FEIRA – 04JUN14 – Receita de Mestre
Bom dia! Hoje é dia de desafio!
A receita de Mestre de hoje envolve dois grandes Chefs ou duas grandes publicações, melhor dizendo. Uma é a Rita Lobo e seu livro/programa/site Panelinha.com.br. A outra é a Academia Barilla, italiana.
É Risoto de Abóbora – mas com carne seca.
Eu já havia provado num restaurante italiano, em São Paulo – no Pasta Gialla – e adorei. Eu e minha amiga ficávamos nos perguntando do como ele seria executado.
Como adoro a Rita e seu blog/livro Panelinha, procurei a receita, mas nesta obra que tenho consta apenas este Risoto de Abóbora com salvia.
Então, quando em viagem, trouxe um livro da Academia Barilla, específico para receitas com abóbora. Nele encontrei a versão maravilhosa, que segue quase os mesmos passos da Rita, e que inclui o Risotto Alla Zucca, com pancetta Concrante.
Sim, Zucca significa abóbora!
Para não ser acusada de só comer gordura, reproduzi com carne seca ( uma pequena alteração)
Você pode fazer a receita de três formas. Na versão leve da Rita, na versão original com pancetta, ou nesta inovação maravilhosa minha! 😍
😍
😍
Mas à obra, então!
*************************************************************************************
Risotto de Abóbora com Carne Seca
( Risotto Alla Zucca Com Pancetta Croccante)
🍴 04 porções
🍷 tomamos um português, alentejano
Ingredientes
400 g de abóbora
15 ml de azeite de oliva
300 g di arroz para risoto ( carnaroli)
1 cebola pequena
50 ml de vinho branco seco
1,5 l de caldo de vegetais
200 g de carne seca ( ao invés da pancetta)
60 g de manteiga
80 g de queijo parmesão
Sal e pimenta a gosto
Modo de Fazer
Primeiramente preparar a abobora: descascar, tirar sementes e fibras, corte em pequenos pedaços ( 2 a 3 cm) . Ou, compre já cortadinho como eu fiz, veja foto.
Ao invés de cozinhar em parte do caldo como manda a receita da academia, aqui segui a dica da Rita Lobo e fiz no forno: pré aqueça o forno a 180 *C (médio) unte uma assadeira anti-aderente com azeite de oliva, disponha a abóbora, tempere com sal e pimenta do reino e algumas folhas de salvia, e regue com mais azeite de oliva.
Coloque para assar por 40 minutos, até ficar macia para amassar como purê.
Preparar a carne seca: em uma frigideira, coloque um fio de azeite, um alho picado, uma colher de sopa de cebola picada, frite um pouco, acrescente a carne seca ( você vai usar apenas metade do pacote). E continue fritando. Quando a carne estiver sequinha, desligue e reserve.
Quando faltar cerca de 15 minutos para terminar o cozimento da abóbora, pode iniciar o risoto.
Mantenha o caldo quente ( eu faço caldo com temperos alho, cebola e sal)
Numa panela coloque um fio de azeite, a manteiga, o restante da cebola picada, deixe suar, em fogo baixo. Acrescente o arroz, após o vinho, levante o fogo, mexendo sempre, deixe evaporar.
Vá a colocando o caldo de concha em concha, mexendo sempre, até o arroz ficar al dente. Demora cerca de 15 min.
Na ultima concha não deixe secar totalmente. Acrescente a abóbora e todos os sucos que se formaram na forma, mexendo sempre.
Desligue o fogo. Acrescente o queijo ralado. Teste e regule sal e pimenta. Mexa bem. Junte cerca de 2 colheres (sopa) da care seca, misture bem.
Sirva imediatamente, no prato, uma porção do risoto, colocando uma porção de carne seca no centro sobre o mesmo, como na foto. Na medida que vai comendo, vai se misturando no garfo.
Dicas:
– se quiser fazer a receita original, basta substituir a carne seca por pancetta/bacon. Sendo que está deve ser preparado metade em cubos e a outra metade em tirinhas. No forno, pra ficar crocante. Estas, vao sobre o prato, aqueles, misturados ao final,dentro do risoto.
– se quiser fazer a versão da Rita Lobo, basta não colocar carne alguma, e na hora do cozimento da abóbora colocar 10 folhas de salvia na forma.
– usei abóbora cabotia já cortada e descascada, embalada a vácuo. Uma beleza. Veja foto.
– carne seca, Vapza. Muito boa e prática.
– Repito, Zucca, em italiano, significa Abóbora! 😍
**********************************************************************
Um arraso, né?!
Curtiu?! Que tal experimentar?! Prefere esta versão ou a oficial com pancetta/bacon? Ou a mais leve, só de abóbora e salvia?
Depois me conta qual você escolheu e como ficou! Faz uma foto pra gente ver! Publique aqui!
💋
💋
Zucca
Publique suas fotos no Instagram e marque @zuccagastro
*se suas fotos são privadas não temos acesso e, por isso, não comentamos,ok? Então nos envie por aqui!