RISOTO ALLA MILANESE – ATL FOOD STORE

Oi gente!

Taí a receita surpresa que falamos no programa hoje, da Radio Atlantida FM, o ATL Food Store!

Super inspirada no nosso convidado, talentosíssimo, o Chef Rodrigo Belora, leia-se Vale Rustico, eu resolvi compartilhar uma receita de risoto.

Esse risoto eu fiz  algumas vezes e tambem fiz para o Dia das Mães, semana passada. Aliás, muita cara de pau minha fazer esse risoto depois de ter saboreado no sabado à noite uma execução perfeita do meu amigo Chef Junior ( Bottega Pace)… Mas, enfim, já tava programado, então…

E foi também o Chef Junior que um dia me tranquilizou dizendo que o segredo para essas receitas tradicionais era o famoso “cook by the book”, ou seja, siga a receita (fazendo o favor) e  usar um bom ingrediente,  no caso deste risoto, o açafrão.

Bem, onde eu conseguiria um açafrão, ou o melhor açafrão por aqui? Obviamente que na  Yoo Boutique Food Store. E foi que lá que consegui! Dois tipos, alias! O tradicional, em filamentos, e outro, em pó,ambos espanhóis.

image image imageimage

Segue a receita, tal como a gente encontra nas melhores publicações:

 

RISOTO ALLA MILANESE

INGREDIENTES

  • 1 colher (chá) de pistilo de açafrão
  • 1 cebola pequena ralada (eu uso bem picadinha)
  • 40 g de manteiga
  • 400 g de arroz para risoto (arboreo)
  • 1 litro de caldo de carne
  • ½  xícara (chá) de vinho branco seco (ok, eu usei uma inteira)
  • ¾  de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • Sal  e Pimenta do Reino a gosto

MODO DE FAZER

Numa panela, refogue a cebola na metade da manteiga até murchar, em fogo baixo. Adicione o arroz, misture e refogue por mais
alguns minutos. Junte o vinho e, mexendo sempre,  deixe evaporar o álcool.  Vá acrescentando o caldo quente,  mexendo sempre, até o arroz absorver o caldo. Na metade do tempo, acrescente o açafrão diluído (deixe de molho antecipadamente em um pouco de água fervente)  e continue cozinhando, acrescentando mais caldo,  até que o arroz fique al dente. Junte a manteiga
restante e o parmesão (isso se chama “amantecar” o risoto). Verifique o tempero (sal e pimenta) e sirva em seguida, decorando com lascas de parmesão ou servindo de base para uma carne (eu usei de cama para o ossouco).


Gente, fica uma delicia!

Essa é a foto da minha preparação, aparece pouco, porque o ossobuco tomou boa parte dele, o risoto serviu de cama:

Risoto e Ossobuco Alla Milanese

Risoto e Ossobuco Alla Milanese

E este, foi o prato servido pelo Chef Junior, no Bottega Pace, sabado passado… Eu não disse que eu sou super cara de pau?

image

E esta é uma imagem retirada da internet, para poder ver direitinho como fica o risoto puro, esqueci de fazer a foto assim, então…

risotto-alla-milanese

 

Deu fome, né?

Aproveita e faz hoje, porque é super simples e muito gostoso!

Beijos,

Zucca

<br>Gostou? Compartilhe! <br><br>Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*