Frisante Relax – O vinho descomplicado dos millennials
Diversificar o público consumidor de vinho sempre foi – e ainda é – um desafio para as vinícolas. Aos poucos, a adoção de formas descomplicadas para aproximar uma parcela mais jovem desse mercado, principalmente os millennials, tem surtido um efeito positivo.
A fórmula adotada pela Cooperativa Vinícola Garibaldi, por exemplo, foi se comunicar na mesma linguagem desse público, ou seja, de forma digital. Mas essa é apenas uma das estratégias. Outras incluem apresentar um produto mais afeito à jovialidade, com forte ligação as tendências do mundo fashion e boa presença no Ponto de Venda físico e digital. E, neste contexto, um vinho não só com aparência, mas também com paladar mais leve e floral.
É o caso do Relax, um sucesso de vendas da cooperativa. Revitalizada em agosto de 2020, a bebida passou por um processo de rebranding para ganhar uma nova identidade, cumprindo mais um expediente para se aproximar dos millennials ao apresentar um rótulo esteticamente atraente e instagramável – um atributo importante para essa turma que praticamente nasceu conectada e conjugando no presente os verbos postar e compartilhar.
O Relax é um vinho com um quê de espumante. Classificado como um frisante, possui leve perlage e seduz pelas cores rosácea, em sua versão Rosé(Suave), e amarelo esverdeada, em sua opção Branco Demi Sec. O rótulo traz detalhes florais e segue os mesmos tons das bebidas. “O Relax é uma bebida alegre, descompromissada, pois não há protocolos para ser apreciada. A regra é não ter regra”, diz o gerente de Marketing da vinícola, Maiquel Vignatti.
Esse é um dos apelos mais significativos do reposicionamento estratégico pelo qual a bebida passou. A nova apresentação visual ajudou a consolidar as vendas do Relax, tornando-o um dos produtos “queridinhos” da cooperativa entre os millennials. A bebida praticamente se esgotou no mês seguinte a seu lançamento e apresentou uma performance de 140% de crescimento em relação a sua antiga embalagem no comparativo 2019/2020, o que fez a Cooperativa projetar a venda de meio milhão de garrafas de Relax para 2021. Um êxito, aliás, que saiu das prateleiras para os concursos – o Relax foi eleito o melhor vinho rosé do Brasil na 9ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil.
Quem mais amou? Acredito que não só os milenials, mas ainda os mais jovens vão se apaixonar pelo produto. Acredito na versatilidade de, em não existindo regras, ser usado para drinks, expandindo seu uso. Penso na versatilidade.
Nem vinho, nem espumante, ou ambos, uma vez que é espumante.
Já quero provar!
Beijos,
Zucca