RECEITA DE FAMÍLIA – COELHO ROYALE COM BATATAS RÚSTICAS

Bom dia gente!

No meio do ano, por ocasião do Dia dos Pais, fizemos um concurso cultural de receitas na Fanpage, cuja vencedora foi esta.  O prato, cujo nome é Coelho Royale com Batatas Rústicas, é tradição na mesa da Família Panone todos os finais de ano. Mas nos enviaram, gentilmente, para o Dia dos Pais.

A história é linda, principalmente porque se parece com a maioria das nossas. A família, composta de sete irmãos, se reúne todos os finais de ano na chácara Lago da Pedra em Descalvado, interior de São Paulo. A receita foi criada pela matriarca da família, Sra. Antônia e, desde então, permanece em toda ceia de Ano Novo. Antônia era uma chefe de cozinha irreverente e inovadora, sempre em busca de novos pratos e sabores; mas nunca deixava essa receita faltar na mesa da família, nas Festas de final de ano. Era sempre um sucesso! E olha que bacana: os coelhos e as hortaliças usadas na receita sempre eram cultivados nesta chácara, pela D. Antonia, com alguma ajuda.

Não disse que era linda a história?

Por esta razão, ela volta pro Zucca Gastrô agora,  neste momento em que estamos apresentando sugestões de pratos para as festividades vindouras. ´É uma super dica de prato diferente para as noites de Natal ou Ano Novo.

Eu fiz o prato esta semana, para a comemoração Natalina de um grupo de garotas, prá lá de especial, apreciadoras da boa mesa e cozinheiras de mão cheia. Olha… não sobrou! Foi um sucesso por aqui também. Legal né? Alegria compartilhada, estamos já no espírito natalino!

Então, agora aqui estou dividindo com todos vocês, mais uma vez, este prato maravilhoso!

Bom apetite!

 

Coelho Royale com Batatas Rústicas

 

coelho e batatas

 

 

 

 

 

 

Ingredientes:

– 1 coelho desossado

– 150g de pistache sem casca

– 150g de damasco

– 150g de ameixas pretas

– 1 manta de queijo de Búfala

– alecrim

– sálvia

– alho

-pimenta do reino branca

– vinho branco seco

– 200g de presunto de parma

 

Modo de Fazer

Desosse o coelho inteiro, cuidando para não furar e nem rasgar a pele. Fazer uma manta. Quá! Pegadinha! Claro que eu não desossei né! Pedi para meu açougueiro espetacular fazer isso. Não somos da geração da D. Antonia, não aprendemos isso com ninguém. Desossar é trabalhos, mas desossar coelho, gente? Nem arriscaria.

Então…

Temperar o coelho com vinho branco, o alho, o alecrim, a sálvia, sal e pimenta do reino branco; deixando marinar por umas cinco horas (melhor de um dia para o outro), sempre na geladeira. Após marinar, escorrer e secar a manta e deixar aberta.

Sobre a manta colocar a mozzarela de búfala, ameixa preta sem caroço e o damasco em pedaços e os pistaches. Acrescentar fatias de presunto de parma, folhas de sálvia e alecrim. Regar com azeite de oliva.

Enrolar e amarrar como rocambole.

Sugestão da Criadora: cubra o rocambole com fatias de presunto de parma. Dará sabor e umidade ao assado.

 

As Batatas Rusticas

À parte cozinhe 6 batatas médias com casca em água com 1 tablete de Knor, sabor carne. Ok, você já sabe que isso eu não fiz né?

Depois de cozidas, corte as batatas em 8 fatias cada uma.

Pegue uma assadeira e forre com papel alumínio e regue com azeite de oliva. Coloque o Rocambole de coelho no centro e espalhe as batatas aos arredores. Coloque uns ramos de alecrim para perfumar e regue tudo com um pouco de azeite de oliva. Leve ao forno médio até ficar pronto. Cerca de 45 minutos.

Quando estiver pronto, aumente o forno para dourar o coelho.

Sirva no prato uma fatia do coelho com as batatas, decorando com um ramo de alecrim.

 

Eu fiz flores de batata, cortei e assei com azeite, flor e sal e alecrim, e só levei à travessa do coelho para servir e manter quente.

Como Fazer as Flores de Batata? Olha no post quentinho lá no Blog Danny Hellen www.dannyhellen.com.br  que expliquei direitinho!

Curtiram?

Não é uma receita arrasa quarteirão?

Depois me conta como ficou o seu!

Beijos,

Zucca

 

coelho enrolado como rocambole

coelho em manta recheado manta de coelho recheada Coelho com Presunto de Parma

 

 

 

 

<br>Gostou? Compartilhe! <br><br>Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*