Eu amo risoto! E quando digo que faço “rapidinho” e que é fácil, observo que quase ninguem acredita.
O fato é que o Risoto, sempre recomendo, é um dos pratos mais indicados para ser feito por quem deseja se arriscar na cozinha. Para quem quer começar a inovar, criar e fazer os famosos pratos “Gourmet”.
Entendo que, para quem cozinha pouco, pode gerar confusão todo o processo, mas se você tiver em mente a base do risoto, pode fazer qualquer um e passar a criar sozinho.
Também faço muitas receitas e gosto de começar dizendo: faça o risoto base e, depois…. Mas evito, justamente porque a maior parte das pessoas não sabe fazer a base.
Assim, vou ensinar agora a Receita Base para Risoto, que cabe para todos ou praticamente todos e, assim, você pode fazer muitos, inclusive criar os seus!
(PARA 02 PORÇÕES0
1/2 cebola picada (2 a 3 colheres de sopa)
1/2 colher de manteiga e 1 fio de azeite
1 xicara de chá de arroz para risoto
1/2 xicara de chá de vinho branco** ou espumante
3 xícaras de caldo* ou água quente
Sal e Pimenta a Gosto
Para finalizar: 1/2 colher de manteiga e 1 punhado de parmesão ralado (para quase todos)
Talvez mais 1/2 a 1 xicara de caldo/agua.
*Caldo: ferva 1 litro de água com uma cebola cortada, 1 folha de louro, temperos verdes, 1 cenoura, sal, pimenta… pode usar caldo de carne ou frango, dependendo do risoto a ser feito (para frutos do mar nao vale) ou, então, capriche no tempero do risoto e use agua (é o que eu faço), porque torna tudo mais rapido e simples
**o ideal é usar vinho/espumante branco ou rosé. Contudo, dependendo dos ingredientes, pode usar tinto também. É possivel usar cerveja, ja usei e fica bom.
Numa panela adicione a manteiga e o azeite, mais a cebola, deixe murchar. Acrescente o arroz, mexa sempre, adicione o vinho, deixe evaporar, mexendo sempre. Vá adicionando a agua/caldo.
Na ultima água você deve temperar o risoto. Este é o momento de acrescentar os outros ingredientes a que se refere o risoto que vc esta fazendo. Se for de queijo, não. Todo e qualquer queijo deve ser acrescido quando pronto e fogo desligado.
Se você for fazer um risoto “in bianco”. Tempere com sal e pimenta, aguarde o arroz ficar al dente, adicione mais caldo, se precisar. Desligue o fogo. Adicione a manteiga e o queijo. Mexa bem e sirva.
O ponto do risoto é arroz tenro e ainda líquido. Se tira do fogo neste momento. Normalmente, as 3 xicaras são insuficientes para finalizar e deixar no ponto certo. Por isso, deixe mais uma de caldo/agua reservada para acrescer, antes do queijo e manteiga.
Dúvidas?
Me manda aqui!
Beijos,
Zucca