Aloww, GastrôLovers!
Adoro pato. Confit, pato na laranja – classico, o peito quase cru, a coxa… enfim… quem curte cozinha francesa já comeu de todo jeito. Mas lá em casa a gente ama mesmo um bom pato na panela. Pato com pasta fresca ou arroz de pato…
Eis que nunca havia me arriscado a botar o bicho na panela, porque preparar um bom pato náo é para amadores.
Contudo, por força das circustancias ( precisei fazer umas imagens para um trabalho futuro…) as coxas de um pato ficaram ali… E, por óbvio precisariam ir para a panela.Bem, foi o desafio da vida.
Me preparei psicologicamente e parti para o fogão, muito focada e inspirada. Queria fazer um ragu de pato, mas sem tanta frescura ou preparação (motivo pelo qual eu desanimava em cozinhar)… Marinar por 12 horas, por exemplo, é algo que faço duas vezes por ano… O tempo já ta curto demais….
E assim surgiu o Ragu de Pato da Zucca, um versão mais express, mas igualmente de lamber os dedos e os beiços, porque não sobrou nadinha pra contar a história.
O bacana é que ele serve de molho para temperar massas e, ainda, de base para o arroz de pato.
Curiosos?!Vamos lá?!
RAGU DE PATO DA ZUCCA
Ingredientes
(para 500g de massa ou 2 a 2 1/2 xic de arroz – servindo 4 pessoas)
2 coxas de pato
1 cebola roxa
3 dentes de alho
2 talos de salsao
1/2 pimentão
6 tomates
1 colher de manteiga
2 colheres de azeite
1 xicara de vinho tinto leve (pode ser branco ou rosé)
2 ramos de alecrin
1 punhado de tomilho
sal e pimenta a gosto
Modo de Fazer
Tempere o pato com a pele, com sal e pimenta. Gosto de cortar a pele em xadrez, para pegar melhor o tempero e soltar as gorduras.
Numa panela/caçarola coloque o azeite e refogue, a cebola, alho, pimentão, salsão, quando já macios, adicione a manteiga, adicione as coxas de pato, deixe fritar em fogo alto, primeiro de um lado e, ao dourar, vire.
Abaixe o fogo, deixe refogar um pouco, até ficar uma coloração de cor marrom.
Adicione o vinho e mais 1/2 xicara de água. Deixe refogar, até sair todo o alcool, em fogo baixo com tampa semi-aberta.
No liquidificador, bata os tomates sem semente, com pele e um pouquinho de água. Ao evaporar o alcool, adicione o suco de tomate, uma pitada de açucar para tirar a acidez e deixe cozinhando em fogo bem baixo, Mexendo, a cada tempo…
Nao deixe secar. Se necessário, adicione um pouco de água quente.
O cozimento demora de 2 a 3 horas, para deixar o pato bem macio e o molho bem incorpado. Você saberá que está pronto quando os ossos se soltarem da carne.
Retire os ossos, desfie a carne. Teste o sal e a pimenta, deixe incorporar bem o molho à carne, mexendo e deixando mais um tempo no fogo.
E está pronto.
Use em macarrão fresco, espaguete seco ou faça um arroz de pato.
Nesse caso, se quiser fazer uma receita express de arroz de pato, cozinhe o arroz de maneira habitual e junte o ragu antes de secar a água, terminando o cozimento com o molho incorporado.
Delicia, né?
Todos repetiram e não sobrou nem um sopro pro dia seguinte! E foram só elogios e encomendas!
Maior felicidade do cozinheiro, não é?
Aproveita e depois me conta!
Beijos,
Zucca
DICA DA ZUCCA: este prato harmoniza super bem com aquele vinho Aurora Reserva Merlot da Vinicola Aurora, que bebemos no episódio do MasterChef, gravado aqui na serra gaúcha. Veja mais AQUI.