QUAL O ESPUMANTE IDEAL PARA O REVEILLON?

Sabe como escolher o espumante para sua ceia de Reveillon?

E  como abrir a garrafa na virada?

 

Chega a Ceia de Reveillon e a gente sempre se pergunta qual  o espumante ideal para servir!

Somo privilegiados, porque aqui mesmo no Brasil, temos espumantes de qualidade ímpar, premiados internacionalmente.

Tal privilegio vai além, quando observamos a grande número de vinícolas que trazem seus espumantes de excelente qualidade e numa variedade incrível, agradando a todos os gostos.

Contudo, dúvidas também podem surgir.

Qual o correto para a Ceia e sua diversidade de texturas e sabores? Brut? Prosecco? Demi-sec? Moscatel? Rosé ou Branco?Um único ou mais de um?

E na hora da virada? Como agir?!  Podemos sacudir e estourar? Fazer a charmosa sabragem? Tá errado? E a comemoração?

Vamos começar com a Ceia, que antes a gente come e depois comemora, não é mesmo?

HARMONIZAÇÃO, SEGUNDO ESPECIALISTAS

Confesso que decidi escrever este post par ajudar a todos que, como eu, precisa de ajuda dos especialistas nestas horas.

Afinal, todos queremos “truques simples que garantam harmonização dos pratos e diversão dos convidados” , não é fato?

O pessoal da Vinicola Garibaldi, deu uma super ajuda.

Eles  comentam que, numa mesa de Ceia, existem sabores e texturas bastante diferentes. A dica, portanto, é escolher um espumante que consiga harmonizar com todos os pratos, como Prosecco, que é leve e delicado.

Mas para a sobremesa, principalmente se tiver chocolate, o ideal é que seja o espumante  Moscatel.

É claro que o ideal é mesclar os estilos dos espumantes porque, assim, se consegue atingir todos os gostos e paladares, já que a escolha é muito pessoal. Mas um espumante mais leve agrada tanto quem está iniciando no mundo do vinho, quanto quem já é habitué, porque é momento de festa e, em festa, tudo vale.

As dicas acima, foram dadas pelo  enólogo Ricardo Morari e pelo  gerente de marketing da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Maiquel Vignatti.


DICAS DA ZUCCA – Como será nossa Ceia

Super concordo, por óbvio, com as dicas acima.

Mas como nossa Ceia será para poucos, consegui definir e calcular melhor os espumantes que vou servir. Porque  não preciso de muitas garrafas. São 12 pessoas que vão beber, apenas.

Assim, para os canapés de entrada, de fato, servirei com Prosecco. Após, para as saladas, espumante brut chardonay ou brut chardonay/pinot noir.

Teremos salmão, lentilhas com carne suína  e cordeiro. Aqui, servirei brut Rosé, mais encorpado e, com o cordeiro, vinho Bordeaux, para os que quiserem fugir do espumante. Ocorre que aprendi que Cordeiro e vinho tinto de Bordeaux é harmonização “Made in Heaven”, ou seja, praticamente perfeita.

Para a sobremesa, oferecerei Espumante Moscatel.

Aqui fica uma dica: para doces, o vinho precisa ser doce. Espumante brut não harmoniza bem com doces. Há raras exceções. Outro dia comi uma sobremesa sem açucar, era chocolate 70%cacau com menta. Isso fez com que o espumante  brut ficasse ótimo. Caso contrario, é tortura. Assim, se você tiver uma sobremesa não taõ doce, pode tentar, caso contrario. Doce com Doce.

RESUMO:

Aperitivos – Prosecco

Entradas Leves – Brut

Carnes e Pratos Mais pesados – Brut Rosé (ou vinho)

Sobremesa – Moscatel

Simples, mas vai funcionar!


COMO ABRIR O ESPUMANTE NA HORA DA VIRADA

Gente… Eu, como apreciadora e bebedora de longa data, obviamente preciso concordar que estourar seu melhor espumante, ou usar o Sabre (tipo de espada que “corta” a boca da garrafa) e também estoura… é quase um crime contra o líquido sagrado.

O jeito correto é o jeito de sempre: segurar a rolha, girar a garrafa, devagar, sem fazer nenhum barulho, sem estourar , sem perder nada.

Contudo, é FESTA! E em dia de FESTA tudo vale. Então, meu amigo, se o espumante é seu, faça como bem entender. Só se assegura de não acertar a rolha em ninguem, porque a velocidade que a pressão imprime é grande e pode – de fato – matar alguem.

Quer estourar e dar banho de espumante em si e na galera, para dar sorte? Faça! Se divirta! Se o objetivo é do bem  (e não ostentar, porque isso é cafona para caramba), vai fundo!

imagen: pinterest  https://br.depositphotos.com/91191750/stock-photo-composite-image-of-champagne-popping.html

Que venha 2019, com muita prosperidade e muito espumante para gente compartilhar!

Espero que tenha ajudado! Depois me contem se funcionou!


Fotos sem indicação de fonte são  da: Cooperativa Vinicola Garibaldi

 

Boas Festas, gente!

Beijos,

Zucca


Gostou? Compartilhe!

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*