SANTO ANTONIO, O SANTO MAIS QUE CASAMENTEIRO TEM O DIA 13 DE JUNHO DEDICADO A ELE E BENÇÃOS MAIS QUE ESPECIAIS
No Brasil, se comemora o Dia dos Namorados no dia 12 de Junho e, no dia seguinte, o Dia de Santo Antonio. Daí, gente, os solteiros que lutem, né?
Mas crenças e simpatias à parte, os devotos de Santo Antonio, que realmente vivem na sua fé, sabem que, pelo mundo, suas bençãos e milagres vão muito além.
Você conhece este hábito da distribuir pães bentos no Dia de Santo Antonio e de onde vem?!
É preciso saber que em Pádova, Itália, cidade do Santuário , há uma historia e aqui, no Brasil, outra. Ambas são historias bonitas de milagres e de multiplicação.
Em Pádova , diz-se que se trata da promessa atendida de uma mãe, de dar aos pobres o peso do filho em pães aos pobres, se o Santo salvasse da morte. Por aqui, a história é outra. Mas em todo mundo se comemora o dia 13 de Junho.
A tradição dos pãezinhos de Santo Antônio surgiu quando o santo padroeiro pegava os pãezinhos do convento e dava aos pobres e aos doentes que por sua vez alegavam ficar curados ao comê-los. Assim, surgiu a tradição de abençoar os pãezinhos na trezena de Santo Antônio e distribuí-los ao povo.
Conta-se também, que certa vez o santo havia dado os pães do convento aos pobres e na hora de servir aos confrades não tinham pães suficientes, foram a Santo Antônio que disse para verificarem novamente o cesto, e tamanha foi a surpresa dos confrades, que o cesto antes vazio, agora de maneira milagrosa, transbordava de pães.
O pão de Santo Antonio carrega consigo a fé dos cristãos que o vêem como padroeiro dos pobres. Além disso, carrega o significado de fartura diante da representação que o ‘pão da vida’ tem entre os devotos do catolicismo.
Alguns fiéis acreditam que colocar um pão bento de Santo Antonio perto da farinha ou arroz no dia 13 de junho lhes garantirá fartura durante o ano todo.
Lembro, desde a infância, de terminada a missa que frenquentavamos, recebiamos o pãozinho bento da Paróquia. Minha mãe partia o mesmo, entre eu e meu irmão, ou entre todos, dependendo de quantos recebiamos, e pedia que o engolisse com respeito, fazendo uma prece e um pedido especial. Um “sinal da cruz” e depois a gente ia pra Festa.
Hoje ela traz o pãozinho pra casa e salva nossa alma. Adoro. Há alguns anos, lembro de ter feito e presenteado meus amigos no dia 13, entregando a cada um com carinho e desejos de fartura e boa saude. Foi um sucesso.
Este ano, em razão da pandemia, minha mae comentou que o pároco vai abençoar on line, após a missa, os paes das pessoas que os tiverem em casa.
Trato feito, esse ano eu faço os paezinhos pra Familia, ela se encarrega de receber as bençãos e a gente distribui pra todos.
Assim, vou compartilhar a receita aqui com vocês!
E, os solteiros que querem um amor, este é o momento!
(Modo Ninja de fazer rapidinho)
Você conhece outra historia ou outro modo de fazer? Conta aqui!
Beijos,
Zucca
Fontes de Pesquisa
www.fermais.com.br
www.santuariodesantoantonio.com
www.acidigital.com