PÃO DE QUEIJO FUNCIONAL DA ZUCCA

 

Bom dia, gente!

Já estava na hora de começar a colocar a casa em ordem e equilibrar as receitas deste blog, não é verdade? Este final de ano e, até agora foi sacanagem, concordo. Mas com a consciência, e corpinho, mais pesado, voltei aos meus iogurtes, farinhas e grãos mais inocentes.

Esta receita, é bom que se diga, é uma compilação feita na minha cabeça, de uma série de receitas já vistas em inúmeras publicações e, pra falar a verdade, eu vivo mudando ela também, conforme os ingredientes que tenho em casa.  O importante, e que não pode faltar, é um grão para deixá-lo funcional ( a chia, ou quinoa… enfim, baixam o índice glicêmico das féculas, assim eu li), os ovos, o polvilho e o queijo de baixa gordura.  O azeite de oliva extra virgem, na minha opinião, é o mais correto para este caso.

A receita não contém gluten e, esta minha, também não pode ficar isenta de lactose. Eu uso requeijão de bufala e queijo pecorino, para tanto. O requeijão é delicioso, consumo mais pelo sabor do que pela ausencia da lactose da vaca, pelo mesmo motivo o peccorino. Adoro.  Se você não tem intolerancia alguma, o creme de ricota é muito bom, ou requeijão comum light, por ter menor teor de gordura.

Assim, sinto que estou comendo um pão de queijo super do bem. Ao menos a consciência fica levinha.

 

PÃO DE QUEIJO FUNCIONAL DA ZUCCA

 

 

 

pão de queijo funcional

pão de queijo funcional

 

Ingredientes

 

2 ovos

1 xic de azeite de oliva

½ copo de requeijão de búfala ou 100g de creme de ricota (meio pote)

1 xic de polvilho doce

½ xic de polvilho azedo

½ xic de farinha de tapioca ( pronta)

1 colher de sopa de chia em grãos

Sal Rosa de Himalaia,  a gosto ( 1 colher de chá)

Queijo pecorino ralado, a gosto, para salpicar

 

Modo de Fazer

Coloque os ovos inteiros (sem separar as gemas das claras) na tigela da batedeira, com o batedor de massas leves. Bata os ovos, acrescente o azeite, o requeijão, o sal e a chia. Desligue a batedeira, acrescente o polvilho, mexendo devagar com uma espátula . Quando levemente misturado, volte à batedeira, bata até misturar bem. Acrescente as demais farinhas. Tire da batedeira, misture com a espátula e volte a bater em velocidade alta. O ponto da massa é lisa, homogênea e um pouco grudenta. Veja o vídeo:

vídeo bat pao de queijo

Leve para assar em forminhas individuais, como as de cupcakes, untadas com azeite. Derrame a massa nelas, com a ajuda de uma colher, não ultrapasse metade da forminha, pois eles crescem. Salpique o queijo ralado. Asse por 40 minutos, no forno pré-aquecido a 180°C.

 

Dica

Como o sabor é muito suave, além de saborear com queijos cremosos,  você pode rechear com  geléias, nuttela… Ou mesmo consumi-los puros.

E aí? Gostou?

Se a sua consciência ficou levinha como a minha, você pode, vez ou outra, colocar um deles no mau caminho e entupir com doce de leite! Olha que tentação!!!!

Faz e depois me diz como ficou.

No dia seguinte, ele pode ficar durinho, mesmo se você guardar em saquinhos plásticos (aqueles para alimentos). Mas nada que 10 segundos no microondas , sobre o seu pratinho mesmo,  não resolva.

É bom demais.

Beijos,

Zucca

Publique suas fotos no Instagram e marque @zuccagastro  com  #zuccagastro

 

<br>Gostou? Compartilhe! <br><br>Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*