OS SABORES DE INVERNO DO RESTAURANTE DON CLAUDINO

Marcado com:

Aloww GastrôLovers!

Na última sexta feira  fui conferir os novos espaços e menus do Restaurante Don Claudino.

Antes de mais nada, preciso dizer que tenho um carinho especial pela Família Piccoli, que comanda o restaurante e todos os espaços para eventos que ali estão disponíveis.  Logo que comecei minha carreira de “jornalista digital”, produzindo conteúdo oficialmente neste site, este estabelecimento foi um dos primeiros que visitei, porque lá havia a “Casinha dos Temperos”. Uma horta linda feita com o maior carinho, pesquisa e dedicação pela família para uso próprio e do restaurante.

Na visita da semana passada, fiquei sabendo pela Gabi Piccoli que fomos o primeiro, ou um dos primeiros veículos a se interessar e escrever sobre a Casinha de Temperos. Fiquei super feliz em saber disso. Eu já sabia que seria sucesso, porque havia forte presença  de visão de futuro ali.

Chegamos ao restaurante e fomos recebidos, como de hábito pela Gabi que, boa proprietária e entusiasta do negócio que é, passou para nos mostrar as evoluções dos espaços e comentar como são as visitações antes dos jantares.

Encaminhados ao restaurante, noite fria que estava, havia reservado uma mesa proxima à lareira.

IMG_0746

Que delícia, um carinho que apreciei e jamais dispensaria. Pense antes de reservar a mesa lá e solicite essa deferência. Para mi foi tudo surpresa, inclusive ser atendida por um dos melhores profissionais  Garçon que conheço. O Sr. Vanderlei Focheszato ( ou Vandi, como abusadamente o chamo, já que trabalhamos por um ano, nos eventos do Conversas Harmonicas que divulguei durante 2016), entre outros.

Meu pai julga que há “mesas boas” e “mesas ruins” em restaurantes. Estas, segundo ele, são as que não são vistas pelos profissionais e, geralmente, restam esquecidas de atendimento. Eu apenas acredito em Serviço bom e Serviço ruim. E, minha gente, o serviço foi impecável.

Como atendi ao convite no último dia do mês de Junho, ainda provei o cardápio criado para o Outono. A partir deste final de semana, já estará “no ar” o Menu de Inverno.

O Don Claudino, tradicionalmente, já servia jantares às sextas e aos sabados a noite, embora estejam muito dedicados a eventos, mas agora eles pretendem divulgar e fortificar seu DNA que é servir em sistema de slowfood, um menu carregado de tradição da nossa região da serra gaúcha, com elementos locais, com culinaria artesanal que também permite que todas as massas e molos sejam produzidas no local. Sendo que, a cada estação, o cardápio muda, visando ter sempre alimentos corretos produzidos ao seu tempo.

Mas melhor do que falar a respeito  é poder ver! Eu fotografei todos os pratos e, assim, posso compartilhar abaixo toda minha maravilhosa experiencia com estes menus sazonais.

Avaliei o menu, enquanto Vandi explicava o sistema da casa: serviço à inglesa e direito à repetição!

IMG_0754

IMG_0755

IMG_0756

 

Escolhi uma taça de vinho tinto merlot, da casa e aguardei o “show” começar!

A primeira etapa é composta por uma cesta de pães com antepastos. Tudo feito na casa e artesanalmente.

IMG_0752

Paezinhos: de cenoura, ervas e colonial . Tudo mini em tamanho e gigante em sabor e fofura Os antepastos: tomate seco e caponata não sobrou nadinha….

O primeiro prato é uma salada com frutas da estação. O bacana é que vai mudando conforme mudam as épocas das frutas. Estava incrível, nunca havia provado tal variedade e coloridos em uma salada! O molho ja vem pronto, saborizado com mel.

IMG_0760

a maior surpresa aqui foi o caquí. combinações incríveis

O primeiro prato foi massa. Massa caseira fresca. Macarrão, gente! Ao molho de cogumelos. Contudo, os cogumelos também fazem parte da massa. Não apenas do molho. Ficou muito saboroso.

IMG_0764

A pasta foi perfeitamente acompanhada de um frango grelhado, com bacon e salvai crocante

O segundo prato, também foi massa, porém recheada: tortelini de espinafre e queijo serrano (que é maravilhoso)

IMG_0766

o molho da massa era cremoso, com queijo. O prato é acompanhado de escalopes de filé na manteiga de ervas do jardim. Aqui ainda aparece a manteiga se derretendo ao vir para a mesa

IMG_0778

a vantagem de ser servida por quem te conhece é que a carne pode se entegue no ponto certo… veja o caldinho que já está se misturando com o molho de queijos da massa.

O  Terceiro Prato, embora eu ja estivesse mais do que satisfeita, jamais dispensaria um risoto. Quanto menos um risoto de abóbora, pelo qual nutro um crush eterno, e  com abobora cabotiá e carne de panela (receita da matricarca da família, que fez junto, para a turma da cozinha aprender)

IMG_0783

Tentei pedir uma porção menor mas o Vandi me convenção que a “foto” não ficaria boa… Então…

IMG_0781

…foram várias colheradas… de pura cremosidade e crocância

Muitas calorias depois, sem condições de repetir qualquer prato, embora a insistência da casa,  partimos para a sobremesa.

As opções do menu eram: Os tradicionais semifredos da casa (baunilha, chocolate amargo ou de abacaxi, meu favorito) com calda de frutas da estação ou crepe de doce de leite, que também acompanhava um bola de semifredo de baunilha.

E, ainda, naquela noite, havia uma surpresa (contam as boas linguas que toda noite há uma surpresa diferente) para o grand finale: havia mais uma opção de sobremesa… O Brownie meio amargo…

Escolhi apenas o Crepe, que não conhecia e porque viria com o semifredo de qualquer jeito. Contudo queria mudar o sabor do sorvete, de baunilha para abacaxi. O Vandi não deixou, disse que nao ficaria bom. Eu sou metida, mas não sou boba, não discuti e deixei vir como deveria.

Voltamos à ativa.

IMG_0803

Vejam que não há economia no doce de leite.

E, a seguir, vejo chegando uma taça escandalosamente gigante, com o semifredo de abacaxi. Vandi disse que jamais me deixaria passar vontade. Qeu amor ele e, pobre de mim…

IMG_0809

 

Achou fácil? E o que dizer deste brownie vindo em minha direção… Era so para fotos, porque seria injusto fazer diferente… Injusto pra quem, gente?

IMG_0791

 

Não consegui beber sequer uma xícara de café…

A experiência foi incrível.

Obrigada equipe!

E a partir de amanha, sexta-feira, já está valendo o cardápio de inverno! Quer saber o terá para o jantar? Eu conto:

O menu do inverno 2017 é composto pelo couvert – polentinha com ragu; entrada quente – sopa/creme; salada – seleção de folhas de inverno com timballo de cenoura; primeiro prato – gnocchi de batata doce ao creme de queijos fundidos (acompanhados por filé de frango ao molho de laranja e cúrcuma) e o segundo prato – risoto de pimentões defumados e gorgonzola (acompanhado por escalopes de filé ao molho de vinho merlot). Já a sobremesa é composta por crepe de beijinho com paçoca, crepe suzette e seleção de semifredos da casa.

Tá esperando o quê?

Eu já estou programando minha proxima visita…

Beijos,

Zucca


DON CLAUDINO

Rua Padre Alberto Luiz Lamonatto, 1127, Bairro Nossa Senhora da Saúde, em Caxias do Sul.

Mais informações por meio do telefone: (54) 3211.9899 / (54) 3028.9066

e-mails: donclaudino@donclaudino.com.br ou comercial@donclaudino.com.br.

 


Gostou? Compartilhe!

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*