Essa frase tem duas entonações e detesto ouvir ambas:
“Não sabe nem fritar um ovo!” , quando alguém se refere a outrem, no sentido pejorativo da expressão, pois este não sabe cozinhar; e,
“…(sou a pessoas que) Não sabe nem fritar um ovo”, quando alguém se refere a si mesmo, expressando sua falta de capacidade de cozinhar. Se for com certo orgulho, pior ainda!
Há tempos venho dizendo que não saber cozinhar é vergonha, sim. Porque cozinhar é LIBERDADE.
Os benefícios são inúmeros, mas o simples fato de você não ter que depender de ninguem para se alimentar decentemente (abrir pacotinho apenas não conta, nem é saudável), já é o maior deles.
Tem pessoas que não conseguem sequer aquecer uma panela de agua para cozinhar macarrão e descongelar um molho pra colocar por cima. Não conseguem?! Ou ainda acham bonito dizer que não sabem cozinhar?
Dizer que não sabe cozinhar é tão cafona!
Eu entendo, principalmente as mulheres, que lutaram tanto pra sair do papel de cozinheiras da casa, por obrigação, terem esse ranço e terem orgulho de não terem aprendido a cozinhar. Entendo, mas não posso aceitar.
Gente, aprender não tira espaço de outros aprendizados. Aliás, só agrega.
Tá todo mundo voltando pra cozinha, pro seu bem, dos seus, pra comer melhor.
E isso não é só ideia minha não. Eu faço é coro com tantas outras vozes, muitíssimo mais importantes que a minha. E só pra não ir longe, a Rita Lobo, nossa musa das panelas, disse isso há poucos meses no programa Saia Justa, já avisando que sabia que ia ter nariz torcido por ai.
Eu mesma, só peço comida pronta de coisas que amo demais, que valorizo muito. E quando to cansada, com pressa, com preguiça. Em dias especiais. Comida de verdade. Amo restaurante, mas pelo prazer da experiencia. Não porque “não sei nem fritar um ovo”.
Pois é, voltamos a ele.
Volto a ele, porque a expressão não me parece justa.
Pronto, falei.
NÃO É TÃO DIFICIL QUANTO PARECE.
Você vai precisar de:
Iniciando:
Quebre o ovo no pratinho, até pegar o jeito.
Aqueça a frigideira, deixe em fogo médio, adicione 1/2 colher de sopa de manteiga. Quando ela derreter, deite o ovo na frigideira. Quando pegar o jeito, pode quebrar o mesmo direto ali.
Não mexa. Baixe o fogo. Quando formar a casquinha da clara no fundo, adicione mais 1/2 colher de manteiga e, assim que ele derreter, com cuidado, vá regando essa manteiga sobre o ovo. O objetivo é cozinhar a película de clara que há sobre a gema, mantendo esta mole.
Assim que der um branqueada, retire o ovo com a escumadeira para o prato. Salgue, se gostar pode colocar pimenta e APROVEITE, seu ovo frito perfeitamente e com a gema mole.
Quem não gosta de ovo de gema mole (perfeito) pode manter o processo mais tempo ate a gema cozinhar bem.
Não é o fim do mundo ,né? Dá pra qualquer um fazer!
Se achou difícil a explicação, tem um vídeo que eu mostro bem direitinho.
Ele está no meu IGTV, no Istagram, foi um desafio de uma marca parceira.
Vou deixar o link , basta clicar AQUI para assistir.
Estamos combinados, então?
Beijos,
Zucca