NÃO É PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO! É ESPAÇO GASTRONÔMICO!

TENDÊNCIA EM LOCAIS PARA ALIMENTAÇÃO FORA DE CASA

Não é praça de alimentação! É um Espaço Gourmet, uma espécie de shopping center de restaurantes.

Os mercados que reunem restaurantes diversos, num só local, com mesas compartilhadas, é uma realidade no exterior. E,  aposto, é a nova tendencia em termos de lugar bacana para alimentação,  fora de casa, no Brasil.

É uma espécie de praça de alimentação, mas sem a frieza das que estamos habituados nos grandes centros de compras. É um coletivo de alimentação para foodies.

Não é Praça de Alimentação! É Espaço Gastronômico Moderninho, com restaurantes consagrados, de alto nível, e/ou de Chefs famosos. Os nomes são diversos: Mercado, Boulevard, Passeio… Mas a essência é a mesma: um local de encontro, um coletivo, de diversos restaurantes onde as pessoas podem desfrutar de uma boa e bonita estrutura compartilhada de mesas, lounges, musica, decoração e escolher onde e o que saborear.

Entre os que conheço, acredito que o Mercado San Miguel na Plaza Mayor de Madri, serja um dos precursores do modelo, eis que data de 1999 no seu modelo atual, um espaço que foi revitalizado para abrigar restaurantes e lojas de comida tipicos de todas as regiões da Espanha, super visitado por turistas.

Fotos: https://www.tudosobremadrid.com/mercado-san-miguel – Mercado San Miguel  interna e externa

Seguindo, vem o Time Out Market de Lisboa, ocupando antigo Mercado da Ribeira, que apresentou um local pra la de moderno, com resenhas (que originou a Revista de Variedades dona do local) nas portas de cada estabelecimento. Um aval para cada um dos locais.

Resultado de imagem para time out market

Foto: https://images.app.goo.gl/JkYtiMaoFVPUhFRh8

Vejo um crescente numero de espaços similares no Brasil, o que é excelente. O primeiro que tenho lembrança é o também importado EATALY, em São Paulo. Com a ressalva que ali os espaços são todos do mesmo proprietário, não é exatamente um coletivo, mas o estilo é o do que falo. Ainda, alem dos restaurantes internos há também o mercado de produtos.

O sucesso é garantido. Lugares bonitos, com conforto  seguros e com grande e boas ofertas gastronômicas. É tudo que queremos e nem sabíamos. Não é verdade?

Aposto como nova tendencia de negócio, para os restaurantes, para este ano porque, em apenas 3 meses conheci vários novos na Região Sul e, ainda, em Caxias do Sul, tenho conhecimento de 2 projetos neste sentido.

No Litoral Norte, em Itapema, o antigo e tradicional Hotel Itapema  Beach Resorts inaugurou no final do ano passado o Boulevard Itapena Beach, cuja entrada é pela recepção do mesmo, mas é  aberto ao publico. Varios restaurantes e lojas que são uma excelente e segura opção aos hospedes e pessoas que participem dos eventos do local.

Em Balneario Camboriu , o Passeio San Miguel já se consolidou como um dos locais mais descolados da cidade. O passeio conta com iluminação bonita, ombrelones, alguma cobertura e espaços internos de cada estabelecimento. Uma animação total, reforçada pela musica ao vivo que inicia ao entardecer na esquina do “L” que se forma pelas duas calçadas do dito passeio.

Seguindo ao norte,  até a Praia Brava, o recente Brava Mall conta com um espaço maravilhoso em seu terreo,  anexo às lojas, chamado MERCATO, onde reune uma boa variedade de restaurantes, cafes, bares, em excelente curadoria, que ladeiam um espaço de mesas, sofás e lounges super aconchegantes.

Tal   modelo foi seguido também pelo Shopping Barra Sul de Porto Alegre. No final do ano passado  (2019) lançou o projeto Baixo Barra, onde inaugurou restaurantes de Chefs renomados da capital gaucha, transformado o espaço, num local super bacana.

Agora espero, ansiosamente, pelos lançamentos dos espaços que referi na minha cidade, Caxias do Sul,RS. Tradição em gastronomia, já temos, muito legal seguir a tendencia do momento.

E vocês, curtem estes espaços gastronômicos diferenciados? Conhecem outros?

Comentem por aqui! Eu aposto no modelo. E vocês?

Beijos,

Zucca

<br>Gostou? Compartilhe! <br><br>Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*