De olho em um público adepto ao estilo de vida sem o consumo de produtos de origem animal, mas que também não abre mão da praticidade no preparo e do sabor no paladar, os congelados veganos podem ser uma opção de qualidade na mesa dos consumidores. O desejo de uma alimentação mais saudável cresceu nos últimos anos, fazendo com que a procura por produtos nutritivos e saborosos sejam cada vez mais priorizados. Pensando neste perfil, a Tensei, empresa de congelados veganos de Farroupilha (RS), leva um diferencial para o mercado: uma linha de produtos genuinamente veganos, clean label, saudáveis, livres de soja, glúten, ou qualquer outro ingrediente não natural ou que seja agressivo à saúde e ao meio ambiente. Novidades para o público infantil, de mais 50 anos e inclusive um hambúrguer de pinhão, araçá e butiá estão no radar de lançamentos para este ano.
Criada há sete anos e movimentando mais de 200 pessoas direta e indiretamente em todo o país, a marca registrou crescimento de 35% no faturamento no último ano após dobrar a produção de congelados.
A meta para 2022 é chegar, pela primeira vez, a um faturamento na casa de um milhão.
“O veganismo é um mercado que cresce dia após dia porque reúne diferentes perfis de públicos. São aqueles que querem comer de forma mais saudável, que são exigentes e pesquisam o rótulo. Mas também há os que são adeptos por questões de saúde, ética ou ecológicas. A Tensei busca seu espaço nesse mercado explorando o saudável dentro do vegano”, afirma Thiago Diniz, proprietário da empresa.
Entre os produtos desenvolvidos exclusivamente pela empresa estão desde os hambúrgueres de berinjela, brócolis, grão de bico; salsichas de cenoura e quinoa orgânica; e até mesmo os veggets (a versão vegana dos nuggets) de quinoa e também de grão de bico. Ou seja, uma combinação de legumes, grãos e sementes que substituem a soja, presente em cerca de 90% dos produtos veganos. Outro diferencial é que a matéria-prima precisa ser orgânica, não transgênica, livre de alérgenos, sem lactose, conservantes ou qualquer outro tipo de ingrediente artificial.
Permitir esse diferencial nos produtos é um grande desafio para a Tensei. Diniz conta que empreender na produção de alimentos frigoríficos sem utilizar ingredientes de origem animal, em um estado conhecido pela tradição ao churrasco, requer planejamento, estudo e muita persistência.
Segundo ele, os fornecedores possuem vínculo com a empresa, que faz visitas e conhece o modo de produção. Produtores da região são priorizados, mas algumas matérias-primas são trazidas do interior de São Paulo e até mesmo de outros países da América do Sul. Os ingredientes chegam até a fábrica em Farroupilha, onde são processados, congelados, embalados e distribuídos. A unidade da empresa foi pensada com a utilização de energia solar, composteira e uma máquina de ozônio para purificação no lugar do cloro, que permite a reutilização da água.
Outro diferencial está na embalagem, que é feita de Papel celofane, material 100% biodegradável que se decompõem após oito meses. A produção do material é feita em Limeira (SP), com uma tecnologia importada do Japão e que a Tensei ajuda a desenvolver. Além disso, em 2018, a Tensei foi certificada pelo grupo Eco-Serra, dando origem a linha de produtos orgânicos da marca.
O objetivo, segundo Diniz, é buscar a ISO 21000, certificado que permitirá a Exportação dos produtos. Enquanto isso, a meta da empresa para os próximos anos é expandir a marca nacionalmente no varejo e nos restaurantes e lanchonetes voltados ao veganismo.
Novos produtos incluem pinhão e bacon de inhame e batata
Para atrair novos públicos a adotarem uma alimentação mais saudável, a Tensei também está criando produtos específicos para cada perfil. De acordo com Diniz, foram consultados médicos geriatras, oncologistas e nutricionistas para entender a demanda nutricional das pessoas acima de 50 anos. O estudo, que levou um ano e meio entre pesquisa e elaboração do produto, permitiu o desenvolvimento de um Hambúrguer de Grão de bico, tomate e farinha de semente de uva, que reúne fibra, cálcio e antioxidantes. Segundo ele, pesquisas apontam que o consumo de produtos orgânicos é maior em pessoas acima de 55 anos, mas com poucas opções de alimentos para essa faixa etária.
Além disso, para as crianças, a linha Kids terá nuggets de arroz e feijão, hambúrguer de grão de bico e berinjela e linguiça de brócolis e cenoura. Para gerar atração do público infantil, o produto será acompanhado de uma atividade lúdica que funciona com uma espécie de sistema de recompensas, que incentiva a criança a reciclar lixo, usar menos água e ter outros hábitos sustentáveis. Ao cumprir as tarefas, ela ganha Prêmios sustentáveis, tais como mochila e estojo feitos de fibra de bambú, lápis de escrever com sementes para serem plantadas, dentre outros. Outra ação é que parte das vendas do produto serão revertidas para uma ONG que auxilia crianças em situação de vulnerabilidade e extrema pobreza.
Também está em desenvolvimento um hambúrguer de pinhão, araçá e butiá, que levou sete meses para ser planejado. Orgânicos e desenvolvidos em agro florestas da região e em Passo Fundo (RS), os três ingredientes são típicos da Mata Atlântica. O produto atualmente está sendo testado por familiares e amigos e a ideia é colher sugestões para aprimorar o hambúrguer antes de lançar no mercado. A expectativa é que os novos produtos estejam nos supermercados até o final deste ano.
“Queremos levar novas experiências para o nosso público. A indústria de alimentos pode ser mais atrativa, levando saúde e um diferencial para o consumidor. Se tem mais pessoas interessadas em uma alimentação saudável, então vamos trabalhar para que ela tenha sempre excelentes opções para seguir mantendo esse estilo de vida”, resume.
Vegetais para tubarões
O modelo de negócio da Tensei foi apresentado no programa Shark Tank Brasil, exibido pelo canal Sony Brasil, no ano passado. Diniz e a sua esposa fecharam negócio com a empresária Cristiana Arcangeli, conhecida no mundo dos cosméticos. Ela investiu R$ 225 mil na marca por 40% de participação.
Assista aqui:
Sobre a Tensei
Através da combinação gostosa e saudável de legumes, grãos, sementes e farinhas, a Tensei atua no mercado de alimentação saudável com comida vegana desde 2014. Atende aos estabelecimentos comerciais, instituições, empresas, restaurantes, e os demais lojistas em todo território nacional para que este alimento chegue até a mesa do consumidor que opta por uma alimentação no estilo vegano, vegetariano, ovolactovegetariano, reducitariano até aquele que adere ao movimento segunda sem carne ou simplesmente que preza pela saudabilidade alimentícia.