Dia Livre de Impostos, promovido pela CDL Jovem de Caxias do Sul, ocorre nesta quinta-feira
Campanha quer conscientizar a população sobre a alta carga tributária que incide sobre produtos e serviços no Brasil. Amanhã (2), estabelecimentos do Shopping Villagio e da área central da cidade comercializarão itens com descontos proporcionais aos impostos
Nesta quinta-feira (2), as CDLs Jovens de todo o Brasil estarão unidas para realizar o Dia Livre de Impostos (DLI). De forma simultânea, a iniciativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) tem como propósito chamar a atenção dos consumidores sobre os altos índices da carga tributária nacional. Não por coincidência, a data marca os 153 dias necessários que os brasileiros precisam trabalhar, em média, apenas para pagar os tributos do ano.
Em Caxias do Sul, a CDL Jovem da cidade também estará engajada na ação e pelo quarto consecutivose junta à campanha que ocorre há 16 edições no país. Ao longo do dia, integrantes do grupo estarão pelo Shopping Villagio Caxias com o Impostossauro, o mascote do DLI, fazendo intervenções informativas junto à população.
Além das mobilizações educativas, estabelecimentos do Shopping Villagio Caxias e da área central da cidade oferecerão na data produtos e serviços com descontos proporcionais aos impostos de cada item como uma maneira de conscientizar os consumidores sobre os altos índices tributários do país.
“O Dia Livre de Impostos é uma data para expressar a insatisfação do brasileiro com a tributação abusiva que limita o poder de consumo da população e serve de freio para o crescimento econômico do país. Além de alertar os consumidores sobre a ‘mordida’ dos impostos nos produtos e serviços, queremos consolidar o DLI como umanova data de compra no Brasil. Sabemos na prática que o cliente que entra numa loja não vai comprar apenas o que está na promoção. Ele acaba levando outros itens, incrementando a sua compra”, destaca Shaíze Roth, diretora da CDL Jovem de Caxias do Sul. Ela lembra que, por conta da pandemia, as edições de 2020 e 2021 foram realizadas apenas pelos canais digitais.
Em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada dinheiro com tributos e está em último como o país que melhor retorna o dinheiro para a sociedade. Apenas nos setores de maquiagem e perfumaria, as cargas tributárias são de 58% e 70%, respectivamente. Outros percentuais que chamam atenção são eletrônicos, com 43% de carga tributária, e de itens de vestuário e calçados, com 31% do valor.
PRODUTO/SERVIÇO E CARGA TRIBUTÁRIA MÉDIA NO BRASIL**
Livros – 15%
Estacionamento – 16%
Bebidas sem álcool – 26%
Salão de beleza – 26%
Academia – 27%
Cama, mesa e banho – 28%
Joias/Relógios – 30%
Cinema – 30%
Vestuário – 31%
Sapatos – 31%
Remédios – 31%
Papelaria – 32%
Restaurantes – 32%
Eletrodomésticos – 34%
Brinquedos – 34%
Óculos – 34%
Bijuterias – 34%
Chocolate 34%
Utensílios para o lar – 37%
Celulares – 40%
Bolsas e malas – 40%
Eletrônicos – 43%
Bebida alcoólica e cigarros – 43%
Higiene pessoal – 46%
Maquiagem – 58%
Perfumaria – 70%
**Fonte: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)
FOTO
Legenda: Na edição 2019 do DLI, lojistas do Shopping Iguatemi (atual Villagio) tiveram um crescimento de 89% nas vendas e aumento de 99% no fluxo de visitantes em função da data.
Crédito: Regina Lain, divulgação