A comida mais amada do mundo! O Hamburguer!
Há quem diga que não, que é a pizza, mas pesquisadores afirmam que é mais unânime aquele do que esta,
O fato é que o Hamburguer tem um dia só seu e é o 28 de Maio.
O Hamburguer foi criado na Alemanha, sabia? Também achou que era coisa de americano? Ledo engano…
O hambúrguer, apesar de associado aos USA, chegou ao continente americado através dos imigrantes alemães, que vieram dos arredores da cidade de Hamburgo. Hoje, claro, é um incone da cozinha amreicada.
Segundo a Wikipedia, em 1836, no restaurante Del Monico’s, em NYC, o hambúrguer ganhou, pela primeira vez, estatuto de iguaria e passou a constar no cardápio – entre duas fatias de pão, já em formato de sanduiche.
NO BRASIL
O hambúrguer chegou ao Brasil quando o americano Robert Falkeburg abriu a primeira loja Bob’s em 1952, em Copacabana.
A lanchonete também foi responsável pela introdução local de duas outras típicas iguarias da culinária dos Estados Unidos: o milk shake e o sundae. A lanchonete passou a fazer parte da crônica social do Rio de Janeiro e do Brasil, sendo frequentada por celebridades da época, como o compositor Villa Lobos, o músico de jazz Booker Pittman, entre muitos outros.
NO MUNDO
Embora o crédito fique com os alemaes de Hamburgo, hisotriadores dizem que ele nasceu ainda no seculo XIII, quando os Mongóis, colocavam a carne sob a sela do cavalo, para amaciar a mesma.
O sanduíche que nasceu no lombo de um cavalo popularizou-se bastante, tendo caído no gosto das mais diversas culturas. Países com costumes diferentes têm adotado o hábito do hambúrguer com adaptações para os costumes locais. Na Índia, por exemplo, utiliza-se carne de carneiro no lugar da bovina.
Há, também, variações no tipo e qualidade de carne utilizados: hambúrguer de picanha, de fraldinha, de frango, de peru, de peixe, de soja, entre outros e outras versões veganas.
FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hamb%C3%BArguer
Eu, gosto de qualquer um e, como diz meu marido, até quando é ruim, eu acho bom.
Mas é claro que tenho minha preferencia: gosto de hamburguer de carne boniva, alto, que fique bem tostado por fora, feito na brasa ou gril, mal passado, com duas fatias de queijo (confesso que prefido cheddar – de verdade ou suiço) alface, maionese caseira, se saborizada (alho ou manjericao) , cebola caramelizada lentamente (nada de açucar). Até curto um catchup se também for feito pelo cozinheiro, com algo especial . O pao pode ser desde o crocante, cervejinha ou fermentação natural. Brioche também gosto.
Chata? De jeito nenhum! Lembra do que meu marido expos ali em cima? Como qualquer um e gosto!
Mas… quando a gente também sabe fazer… vai tendo suas preferencias, nao é mesmo?
Qual a tua?
Não faço idéia! Nem o Google me ajudou, até tentei.
Contudo na minha familia o DIA DO HAMUBURGUER é 28 DE DEZEMBRO .
Conto o moitvo.
Todo final de ano, há alguns anos, antes da pademia, é claro, eu e minha familia nos reuniamos na praia, para passar o Reveillon , todos juntos. Amo festejar e, aproveitando que todos estão proximos, de férias, muitos amigos que moram por perto da cidade onde é “minha praia”, seus familiares, outros amigos que chegam com o mesmo propósito… eu promovo a “noite do hamburguer”.
Meus sobrinhos e afilhados(as) amam, os amigos também, quem tiver por perto é convidado e é uma grande celebração. Todo mundo ajuda, a produção é em série e, agora, pensando me todas as vezes que fizemos… a saudade é ainda maior… Afinal, ano passado, não pudemos estar juntos, tampouco teve a “noite do hamuburguer” e em 2021… quem sabe?
Vocês também tem seu proprio Dia Mundial do Hamburguer?
Eu que só tinha um para comemorar, agora tenho dois dias no ano, com salvo-conduto para abusar!
Beijos e FELIZ FELIZ FELIZ DIA MUNDIAL DO HAMBURGUER!
Zucca