CREME DE ASPARGOS FRESCOS E BACON

Bom dia, gente!

Esse clima está pedindo uma sopinha, não é? Quem me conhece sabe que adoro sopa, inclusive no verão, mas no inverno, ela precisa ter uma certa potência, e não só de sabor. Precisa deixar a gente aquecida e forte para enfrentar a vida gelada, concorda?

Eu adoro creme de aspargos e, então, para mudar um pouco, resolvi dar uma encrementada, adicionando uns crispies de bacon e um pouco de  creme de leite fresco para dar mais consistência ao prato.

Amei tudo!

Vamos conferir?

IMPORTANTE: Para os veganos, dispense o bacon e, no lugar do  creme de leite fresco, use creme de arroz ou de aveia, que fica bem gostoso também. E super saudável.

CREME DE ASPARGOS FRESCOS E BACON

image

INGREDIENTES

(1 porção )

6 aspargos frescos 
1/2 de cebola picada
2 dentes de alho picados e 2 fatias finas de bacon
1 colher (sopa) de manteiga e 1 fio de azeite
2 xícaras de água
1/2 xícara de creme de leite fresco
sal e pimenta-do-reino a gosto

 

MODE DE FAZER
Prepare o bacon: pique e toste numa frigideira, escorra a gordura e reserve. Lave os arpargos, despreze as pontas brancas (quebre onde estiver mais duro, é fácil perceber, é praticamente 1/4 do aspargo).
Prepare a sopa: corte as pontas de dois aspargos e reserve para decorar o prato, juntamente com o bacon. Pique o restante, em rodelas.
Leve ao fogo médio uma panela pequena para aquecer, derrata a manteiga junto com o azeite e, então, adicione a cebola picada. Para não queimar, salpique um pouco de sal e refogue até ficar transparente, junte o alho picado, refogue um pouco, adicione os aspargos e deixe refogar por mais alguns pouco minutos, mexendo sempre.

Adicione  a água, o sal e a pimenta, mexa e deixe cozinhar por cerca mais uns 10 minutos, até os aspargos ficarem bem macios.

Então, você pode colocar tudo no liquidificador e processar ou, então, usar um mixer (cuidado para não se queimar porque respinga). Bata a sopa até ficar lisa.

image

Adicione o creme de leite, misture bem e deixe cozinhar por mais 1 minutinho. Teste o sal e a pimenta, corrija se preciso for. E está pronta! Pode adicional metade do bacon e mexer.

imageimage

Coloque num prato de sopa ou tigela e decore com as pontas de aspargos reservadas (eu gosto de tosta-las um pouco nas frigideira em que tostei o bacon antes) e com o restante do bacon, sapicando o mesmo.
image

deixei uma tirinha de bacon inteira para enfeitar o prato. ficou bonito assim. as pontas dos aspargos tostei na frigideira que foi tostado o bacon antes e ficou a gordura, mas desprezei o excesso antes

image

DICA DA ZUCCA: sirva com algumas torradinhas para acompanhar. Gosto de cortar a baguete, tostar numa frigideira com manteiga e um dente de alho amassado e algumas folhinhas de tomilho. Fica uma delícia!!!

Olha que lindo!!!!

 

imageimageimage
 Dá para fazer hoje, ainda!

É super rápido!

Faz e depois me conta se não é uma delícia e não fez o maior sucesso!

DICA IMPORTANTE: essas medidas são para uma porção bem servida. Se for apenas para entrada, pode dividir em dois. Se não, vai aumentando proporcionalmente as quantidades.

Beijos,

Zucca

 


Gostou? Compartilhe!

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*