Concurso de azeites abre inscrições para produtores
Produtores de azeite do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Peru já podem se inscrever na primeira edição sul-americana do concurso Armonia, que será realizada em São Paulo nos dias 16 e 17 de setembro – o prazo para as adesões termina no dia 15 de agosto. A qualidade crescente dos azeites brasileiros, que já somam mais de 100 prêmios em competições no exterior, foi uma forte razão para a escolha do nosso país como sede deste evento inédito.
Criado em 2006 na Itália, o Concorso Oleario Internazionale Armonia é organizado desde então pelo IRVEA (Istituto per la Ricerca e la Valorizzazione delle Eccellenze Agroalimentari) e pelo seu braço no segmento de azeites, a Olive Oil Academy. Na preparação para a 17ª edição mundial, a grande novidade é a estreia desta exclusiva competição para o setor oleícola sul-americano. Além de eleger os azeites extravirgens campeões desta região, o Concurso Internacional Armonia América do Sul definirá os produtos que participarão, posteriormente, da seleção dos “100 Melhores Azeites de Oliva Extravirgens do Mundo”. Essa lista será definida no próximo Concorso Oleario Internazionale Armonia, na Itália.
Os concursos com o selo Armonia, incluindo a futura edição no Brasil, têm como diferencial o envolvimento de produtores, degustadores, cozinheiros, donos de restaurantes e consumidores finais na eleição e premiação dos melhores produtos. Além disso, o Armonia também promove a utilização consciente de azeites de qualidade na harmonização com outros alimentos.
A edição paulistana, que será realizada no Centro Paula Souza (Santa Ifigênia), vai contemplar 3 etapas: 1) Armonia dos Sentidos: competição sensorial, envolvendo um júri especializado, para premiar os azeites extravirgens de melhor perfil sensorial da América do Sul nas categorias Leve, Médio e Intenso. 2) Armonia na Cozinha: concurso culinário para jovens chefs e amantes da gastronomia, que vão utilizar os azeites vencedores nos seus preparos.
3) Armonia Júri de Consumidores: avaliação dos azeites vencedores por degustadores não profissionais, em harmonizações feitas com outros produtos agroalimentares.
O IRVEA
O Istituto per la Ricerca e la Valorizzazione delle Eccellenze Agroalimentari (IRVEA) foi criado em 2001 por Mauro Martelossi. Localizado na Câmara de Comércio de Parma, na Emilia-Romagna, o instituto italiano promove a cultura da gastronomia e do vinho em restaurantes, escolas, eventos, cursos e competições dentro e fora da Itália. No segmento de azeites, o instituto tem a Olive Oil Academy, braço responsável pela formação e atualização dos profissionais e entusiastas da azeitona, do azeite e do uso do óleo de oliva na harmonização com a comida. Hoje, o IRVEA e a Olive Oil Academy ministram 4 cursos ligados ao universo do azeite: Sommelier Internacional de Azeites – realizado na Toscana –, Especialista em Azeite de Oliva, Chefe de Painel de Avaliação Sensorial de Azeites e Mestre de Lagar (“lagar” é o termo usado para o local de processamento das azeitonas e extração do azeite de oliva).
MAIS INFORMAÇÕES
Para ver o material completo do concurso, incluindo regulamento, condições para inscrição e preço, acesse o site www.irveabrasil.com.br (em português). Dados gerais do instituto, no site do IRVEA: www.irvea.org (em italiano e inglês