Eu amo “Pasta a Carbonara” e faço frequentemente.
A Receita Tradicional leva:massa, guanciale, pecorino, ovo, pimenta.
Mas estamos falando de Italia e como diz uma amigo italino: “os italianos levam comida muito a serio , Patricia”. E, o pouco tempo que passei por la, entendi perfeitamente esta fala.
A massa, aprendi que deve ser seca e não fresca, e espaghete. O guanciale é a bochecha do porco, mas facilmente substituida por paceta ou bacon em cubos – aqui no Brasil, por onde ando, nunca achei a tal guanciale. O queijo, deve ser o pecorino bem curado, e ralado fino, que é o de ovelha). Dos ovos, apenas as gemas. E pimenta, a preta, moida na hora. Muita.
O CarbonaraDay organizado pela Italian Food Union e a International Pasta Organisation, apresenta uma série de eventos culinários on-line de um dia inteiro, com a chance de seguir as receitas carbonara dos melhores chefs ao vivo de casa e nas redes sociais pela #carbonaraday
Ainda, pesquisando, descobri que a Barilla lançou um filme este ano o CARBONARA, m curta-metragem que examina as origens do prato clássico, você pode ver AQUI.
“Para alguns, o nome sugere uma ligação com os carvoeiros, ou carbonari , das regiões do Lácio e de Abruzzo, com a pimenta-do-reino usada para temperar o prato que se assemelha ao pó de carvão.
Isso indicaria que o carbonara foi criado pela primeira vez em meados do século XIX.
No entanto, outra teoria sugere que o prato chegou a Roma durante a segunda guerra mundial, quando as tropas americanas trouxeram suas rações de bacon e ovos do exército para a capital italiana.
Alguns dos melhores “restaurantes carbonara” de Roma incluem Flavio al Velavevodetto em Testaccio, Armando al Pantheon no centro histórico, Da Enzo al 29 em Trastevere e Da Danilo na área de Esquilino.”
(FONTE:https://www.wantedinrome.com/news/italy-celebrates-carbonara-day-2021.html)
O fato é que para os italianos é uma receita classica, nacional e social. Todo esse evento, agora on line é uma grande celebração da sua cultura.
Se você desejar fazer a sua Carbonara, deixo aqui a minha que faço “tradicionalmente” há muito tempo! E é a da foto!
INGREDIENTES (para 2 pessoas)
MODO DE FAZER
Coloque uma panela de agua para ferver, onde vai cozinhar a massa.
Numa frigideira funda (ali voce vai adicionar a massa depois), aqueça e moa um pouco de pimenta para soltar os aromas. Adicione o bacon. Deixe fritar e soltar as gorduras (se tiver pouca gordura , adicione uma colher de sopa de azeite de oliva, pois precisa “fritar” um pouquinho a massa depois. Bote a massa cozinhar. Enquanto ela cozinha, misture os ovos e o queijo. Tempere com um pouco de pimenta e uma pitada de sal (o queijo parmesão ou grana tem bastante sal, então eu nem uso). Escorra a massa bem al dente(reserve uma concha da agua do cozimento) e adicione na frigideira do bacon. Ainda com o fogo ligado, dê uma mexida. Desligue o fogo. Adicione a mistura de ovos e a concha de agua do cozimento. Misture bem, sirva com muita pimenta moida por cima.
Para nós, aqui em casa, fica perfeita.
E ai? Quem tem mais receitas ou diferentes? Me conta aqui! Será que os italianos de Roma aprovariam a minha?
Baci
Zucca