A CULTURA ESTÁ NA MESA – COM A PALAVRA, O CHEF – ESTRELAS

 Com a Palavra, o Chef Henrique Manoel Neves

foto henrique


 

A Cultura Está na Mesa

Cada pais ou região é dotado de uma cultura, características que fazem de cada região um lugar único. A gastronomia é uma das formas de identifica-las, um prato típico de uma região transmite muito da cultura local.

Podemos analisar países que já sofreram uma guerra, por exemplo, a comida típica será em base de alimentos que naquela época se podia estocar com facilidade e de custo baixo , pois o alimento se torna escasso durante um período  de guerra.

Podemos viajar a muitos países sem sair da mesa, e isso é possível devido a força que possui os hábitos alimentares de um pais.

A importância dos produtos que são de origem regionais vai muito mais além de costumes e tradição, forma uma identidade importante para o pais.

A gastronomia engloba tanto conhecimento sobre uma região,  que através dela não conhecemos somente produtos, mas também podemos descobrir sobre a geografia, o clima e a historia  desse local.

Percebemos isto no momento de fazer o roteiro de uma viajem, os restaurantes tradicionais fazem parte do turismo,  juntamente a visitas de monumentos, museus e centros históricos.

Seria impossível ir ao Japão e não comer sushi, a Itália e não provar a melhor pizza, ir a França e no provar seus deliciosos queijos, ir a Bahia e não comer acarajé.

Com isso me sinto realizado de poder desenvolver esse trabalho em uma região tão rica como  a Serra Gaúcha,  uma região com tanta historia, com uma imensa diversificação de produtos e que me inspira a cada dia a fazer parte da cultura local.


Henrique Manoel Neves, é o Chef que comanda o Espaço Gourmet Personal Chef, nascido em 22/11/1980, na cidade de Caxias do sul, Brasil, tem grande experiencia nacional e internacional. Deu os primeiros passos na carreira em 2005 na UCS de Canela com o curso de cozinha industrial Em 2006, trabalha para o Catering Villa Plana, em Barcelona. Já em  2010 passa a estudar na Escola de gastronomía Hoffman,  em Barcelona, chefiada por Mey Hoffman, com 1 Estrela Michelin.

Em 2012 trabalha no Restaurante Dos Cielos dos chefs Javier e Sergio Torres de grande nome na gastronomia española e brasileira com o Restaurante EñE no Intercontinental do Rio de Janeiro. Participou do Congreso de Castronomía em San Sebastian Gastronomia ainda em 2012. Em 2013 no Hotel boutique Ohla trabalha no Gastrobar do hotel, chefiado por Xavier Franco 1 estrela Michelin. Em 2014, já no Brasil, faz estágio com o chef Alex Atala no restaurante D.O.M,  7º colocado como melhor restaurante do mundo e atualmente nomeado o melhor chef do mundo pela revista  inglesa Restaurants.

Em 2014 se torna o Chef proprietário do espaço gourmet Personal Chef.

Conheça mais sobre o trabalho do Chef Henrique  no site do Personal Chef . Ou então no Facebook Personal Chef Facebook e, ainda, siga o Instagram

 


Gostou? Compartilhe!

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*