Saindo, portanto, mais uma Rota de Vinhos pela região que mais conheço, pertinho da minha casa, pelo Rio Grande do Sul
Vocês verão, contudo, que passamos pelo Vale dos Vinhedos e pelos Caminhos de Pedra, para conhecer novas propostas. Afinal, todos os caminhos, por ali, se cruzam. Esta é a grande maravilha da nossa região.
Desta vez o Roteiro pretendeu alcançar vinicolas e restaurantes não conhecidos pelos participantes da winetrip e, também, alguns não tão obvios para a grande maioria que visita a região.
A experiência foi muito interessante e divertida.
Recomendo para quem já conhece um pouco da região e gosta de experiências diferentes.
Montei o roteiro para dez pessoas, todos amigos que convivem habitualmente.
Vamos lá! Aproveite!
ACOMPANHE NOSSO ROTEIRO
O passeio iniciou com um almoço, seguiu para uma vista em vinicola com degustação de rotulos especiais e finalizou com um jantar saborosissimo.
A Tabacaria Benvenuto tem um atendimento e serviço acolhedores e impecáveis ( e estávamos em 10 pessoas !!!) Fazem jus ao nome ( benvenuto, em italiano, significa bem vindo!)
Mas bacana mesmo é a surpresa que temos ao passar pelas portas da Tabacaria… a gente tem a sensação de ser transportado para uma antiga casa italiana, uma tabacaria mesmo que, aliás, foi a referência dos proprietários para o local, já que moraram por um certo período na Itália! O local é cheio de memórias pelas paredes.
Possui dois ambientes ( eu amei o balcão) mais o jardim, onde uma mesa linda foi montada pra gente.
Os pratos são massas, risotos e carnes grelhadas , difícil escolher! Todos pratos que chegaram a mesa foram super elogiados.
Adorei meu risoto de açafrão e, ainda, churros de sobremesa!
Uma delícia de experiência, no centro de Garibaldi, serve almoço de quinta a domingo, happyhour de terça a sábado eis horários, confira no perfil do Instagram deles AQUI. Reserve!
A Vinicola Peterlongo é centenária.
É a 1ª a produzir Champagne no Brasil. Sua história é mostrada no filme Legado Italiano, que conta sobre a imigração italiano para o Brasil, documentario lindo já disponivel na Netflix. Assista AQUI o trailer.
Sim, Champagne e, agora, a única. Pois, tem autorização legal/judicial para usar o termo em seus rótulos.
O fato é que a Peterlongo o utiliza desde antes da criação da região de denominação de origem Champanhe, pelos franceses, na década de 1920. É a única vinícola brasileira que sobreviveu elaborando espumantes desde então.
Isso agrada ou é bem aceito pelos franceses? Obvio que não. Em função da pressão dos franceses, a empresa decidiu continuar usando o rótulo em apenas um dos seus produtos, o premium (degustamos, veja abaixo*), mas manter a tradição.
Não está mais com a familia, mas a atual gestão da empresa continuou a desenvolver sua história, mantendo o seu legado.
Na visitação é possivel conhecer toda a historia, observar as máquinas e barricas antigas e, ao final, apreciar a degustação de seus melhores rotulos.
A visita é imprescindivel, na minha opinião, para quem aprecia a bebida, porque se trata de historia. Um grande legado para nosso país. E, ainda, conta com um jardim lindo, onde ocorriam os “Wine Movie” , pré-pandemia (hoje é drive in) e, onde hoje são servidos tábuas, como pic-nic , para curtir a tarde, o pôr do sol, admirando os vinhedos que a vinicola ali mantem.
Foi graças ao post sobre a Charmosa Garibaldi, que esta que vos escreve precisou incluir a Hostaria Casacurta o Roteiro.
Desta vez, pedimos pratos para compartilhar.
O serviço e simpatia impecaveis, como da outra vez. Sigo recomendando.
O jantar de nossa segunda noite do final de semana, também foi na cidade de Garibaldi, uma vez que nossa hospedagem ocorreu nesta cidade.
Levei o pessoal para a Trattoria Primo Camilo e foi um sucesso. Ja falei muito da Trattoria Primo Camilo por aqui e no meu Instagram recentemente.
Adoro o fato de entrar na adega para escolher o vinho. A carta de vinhos é “fisica”, portanto. Amo!
E, suas pizzas são tao famosas que há um menu só para elas.
Desta vez pedi o “Prato da Boa Lembrança” e estava maravilhoso. Uma turma quis provar as iguarias com os cogumelos frescos colhidos pelo proprietário e outros provaram os pratos incríveis sempre servidos por la.
Também provei a sobremesa que é uma espécie de Fondue.
Garibaldi continua um charme e sua elegância transbordam, incluam em sua proxima viagem!
Já indiquei outros locais para hospedagem nos Posts de “Garibaldi” e no “1ª Rota …” (clique e veja)
São experiências diversas. Eu prefiro pousadas e hoteis pequenos, com atendimento personalizado. Mas, quando estamos em grupo, hotéis grandes e bem estruturados servem melhor.
Este, o SKY da rede Dall’Onder é novinho, bem enxuto, sem perder o charme e tem tudo que precisamos para uma boa noite de sono reparador e um café da manhã que prepara para o dia que já inicia com degustações de vinhos. Perfeito para Wine Trips como esta que fizemos.
Fica afastado do centro da cidade e com uma vista linda dela.
O Café da Manhã é buffet e tem todos os itens que se espera encontrar na serra gaucha. Farto mesmo!
No segundo dia, partimos para Monte Belo, outra cidade que é puro charme e começa a despontar como uma das mais queridinhas da região.
Primeira parada, degustação na Vinhedos Capoani.
É uma jovem vinicola que está fazendo o maior sucesso no Brasil todo, com vinhos de excelente qualidade, dentro da região do Vale dos Vinhedos. O atendimento ao publico tem pouco mais de 1 ano e a restaurantes, dois anos. Linda, moderna, serviço atencioso, vale muito a pena conhecer.
As degustações são de 6 rotulos, que você escolhe entre os que constam do menu e, ainda, são oferecidos outros que estão disponiveis no momento.
No meu Post de Instagram de 24/06/2021 eu mostro alguns rótulos. Desta vez provei outros. Eles tambem comercializam os excelentes azeites Capolivo.
O Almoço foi na mais charmosa casa da região, o Francesco. No coração de Monte Belo, em frente à Igreja, numa construção preservada. A casa é linda!
O serviço atencioso e a comida maravilhosa. Eu já contei sobre eles no meu Instagram no dia 25/06/2021 e foi o que nos levou a provar o menu de Sábado.
Aos sabados há um serviço unico de almoço, um “rodizio” de pratos (saladas, massas, carnes e risotos), servido à inglesa, à exceção de um dos pratos, que que já vem empratado – a polenta!
A carta de vinhos conta com rotulos da cidade/região e opções de vinhos italianos
O café do Francesco Trattoria também é maravilhoso. Um pouco da Italia, aqui.
Sigo recomendando muito . Esse menu de sabado é bem especial. Massas
artesanais, feitas ali mesmo na casa.
Incrivel! Maravilhoso o local e, ainda, tem bistro.
UM LUXO O BISTRO E O VAREJO.
Quero voltar em breve!
Nosso tour por Monte Belo do Sul se encerrou, já que nossa hospedagem ficou por Garibaldi e, então, aproveitamos o retorno para uma happy hour bem bacana no Vale dos Vinhedos .
No caminho de volta à Garibaldi, onde estávamos hospedados, paramos numa nova vinicola no Vale dos Vinhedos, a fim de curtir a Happy Hour.
A Cave do Sol abriu sua unidade de visitação e varejo, além de outras atividades, no coração do Vale dos Vinhedos, em plena pandemia.
É linda e te proporciona uma vista do Vale, incrível. Por isso que a happy hour vale a pena ali. Em breve estará abrindo as portas de seu restaurante.
Eu ja contei muito sobre a Cave do Sol aqui no blog. Leia AQUI
Ainda, na área de varejo e degustação é possivel apreciar o Vale. Tivemos o privilegio de ver os Baloes sobrevoando o mesmo.
No terceiro dia, nosso destino foi Pinto Bandeira/RS, mas no caminho, passando pelos Caminhos de Pedra, para degustação na Garbo Enologia Criativa.
Eu já contei sobre a Garbo e seus criadores no meu Instagram em post do dia 26 de Junho.
Recomendo a todos enófilos. O conceito é otimo. São 3 amigos enólogos que fazem vinhos, com propostas diferentes, algumas ineditas para mim, visando proporcionar uma experiencia enologica que vai alem do universo tradicional. Segundo eles, com tecnicas de elaboraçao e apresentações inusitadas e instigantes.
O bacana é que sempre há um rotulo novo, uma experiencia diferente, graças às pequenas produções.
Desta vez, degustei um vinho que, na ultima, soube que estava em produção.
Enquanto que, alguns rótulos que degustei, já não estavam mais disponiveis.
Adoro o conceito e os rótulos, todos reproduzidos de um artista local, que os desenha exclusivamente para a Garbo.
Há dois tipos de degustação, a de 5 rotulos em que ganhamos a taça linda para continuar a experiencia em casa e uma harmonizada com queijos (fiz da outra vez). Recomendo ambas.
A Valmarino ja era conhecida de todos. Fã que somos, passamos para compras necessarias a fim de reabastecer as nossas adegas.
A VINICOLA VALMARINO está cada dia mais linda e, agora, com um jardim para degustação/consumo de rotulos e tábuas. Em breve, segundo soube por la, teremos novidades quanto ao espaço da casa, ampliado para degustações e consumo interno. Contarei assim que tiver tudo certo!
Dela, não há rótulo que tenha bebido que não tenha gostado, mas recomendo sempre o vinho Cabernet Franc. Não tem erro!
A experiência mais interessante ficou para o último dia. Um almoço com Menu Degustação´Surpresa, do Chef Giordano Tarso, junto ao seu Bistro e Pousada.
Na verdade, é um “NÃO MENU”, veja que interessante.
Eu super confio no Chef e minha turma confia em mim. A experiencia foi incrivel, uma mesa linda na agradavel varanda com vista para a paisagem exuberante dos vinhedos – da Valmarino, por sinal.
Veja a sequencia dos pratos, sazonais, com charcutaria feita na casa e legumes/verduras organicos plantados ali também.
Num sabado por mês, geralmente o último, o Chef proporciona uma Cozinha de Assados. Uma experiência que ja participei e é muito legal.
RESERVE, SEMPRE!
Fique por dentro da programação do Colheita Boutique Sazonal atraves de seu Instagram @restaurantecolheita
E, assim, encerramos nosso Roteiro de um final de semana pela Serra Gaúcha, por destinos não tão obvios que recomendo, um a um, eis que escolhi com carinho para meus amigos e, agora, compartilho com vocês, com o mesmo entusiasmo, eis que testado e aprovado.
Beijos,
Zucca