Bento Gonçalves, RS, a cidade onde há vinho encanado e ele jorra!
O titulo poderia ser “a escolha de Sofia” , porque não é facil para uma apaixonada por vinhos, que nasceu , cresceu e ainda vive na Serra gaúcha. Que é apaixonada por sua cidade e por sua região, bairrista inclusive, eis que orgulhosa de tudo que se produz por aqui – escolher um Roteiro para um Final de Semana ou ainda para uma semana.
Este talvez seja o post mais difícil de escrever, porque eu tenho especial carinho por todas as Vinícolas que conheço, justamente porque conheço muito bem cada uma das que visitei. Porque visitei mais de uma vez, porque acompanho – de longe ou de perto – o trabalho, as agruras do tempo, as lutas e as vitórias.
Foi dificil, inclusive, a escolha da foto de capa. Optei pela ULTIMA FOTO que fiz na região. Minha ULTIMA VISTA antes da pandemia nos isolar socialmente e, adiar, um pouquinho, nossas experiências como conhecíamos. Agora, já é tempo de planejarmos outras.
Sim, É DIFÍCIL, mas justamente pelos motivos acima, vou deixar minhas dicas TOP 10 – TOP 20 aqui (conforme o tempo que você tiver, você usa) , porque é meu dever, não é mesmo?
A Serra Gaucha, diga-se, não é a unica a produzir bons vinhos. O Rio Grande do Sul tem outras ricas regiões, cidades, mas pretendo escrever sobre todas elas, em outra oportunidade.
Assim, escolhi o Vale dos Vinhedos, a cidade de Bento Gonçalves e a de Pinto Bandeira, porque estão todas próximas. Fazem parte de um “lado” mais desenvolvido para o Enoturismo, neste momento, no nosso estado.
Este é o último post da série que fiz em parceria com a industria de Malas e Bosas Tonin , aqui da nossa região, para o lançamento da Linha Urbana de malas, que tem um novo conceito e materiais. Mais leve e flexível. Veja mais AQUI.
Esta campanha linda e inspiradora visa incentivar a todos nós olharmos para o horizonte. Sonhar nós podemos, sem limites, porque sabemos que isso tudo vai passar, estamos a cada dia mais perto disso e, assim, planejar é o meio mais reconfortante de pensar neste futuro. Vem com a gente!
A cidade de Bento Gonçaves conta com boas redes de hoteis, compativeis com todos os bolsos e gostos. A vantagem é estar no meio do caminho para visitar varios locais. Contudo, tanto para visitar as vinícolas quanto para desfrutar da boa gastronomia e para ter uma experiência mais bacana em termos “enoturísticos” eu recomendo que fique hospedado em alguns dos belos hoteis ou pousadas do Vale dos Vinhedos.
É claro que para visitar as duas vinícolas que indico em Pinto Bandeira, você vai precisar deixar um dia inteiro, mas é bem próximo.
A Região é muito proxima à cidade onde vivo, então é comum passarmos o dia por la, curtindo uma ou outra experiencia. Contudo, se for para passar o final de semana ou feriadão – que eu adoro – costumo me hospedar no Hotel SPA do VINHO, é incrível
Você pode ver mais dele AQUI.
I – BENTO GONÇALVES
A Lovara é uma vinícola boutique, com vinhos e espumantes incriveis. Conta uma enóloga jovem, a querida Roberta Benedetti, que assumiu a elaboração de alguns vinhos bem especiais. Durante o verão e a época da vindima há programações incríveis nos vinhedos, jantares sob as estrelas, experiências imperdíveis. Agende-se!
No inverno, tem experiências ligadas às tradições italianas. É maravilhoso. Imperdível, fica no entorno da cidade, fora do Vale.
Saiba mais AQUI.
2. DAL PIZZOL VINHOS FINOS
A Dal Pizzol é um complexo enoturístico fantástico, com restaurante e até parque tematico agora.
Este Paque tematico conta com várias atrações ligadas ao vinho, como um Museu com reliquias do mundo do vinho; uma enoteca com vinhos de safras hitóricas e representativas e , o que particularmente mais gosto, o Vinhedo do Mundo – com cerca de 400 variedades de uvas de 35 países, um vinhedo maravilhoso à disposição de quem visita. É emocionante. Hoje, o Vinhedo do Mundo é considerado uma das três maiores coleções de uvas privadas do planeta, a maior da América Latina.
uma das experiencias ao ar livre
É pet friendly e tem degustações muito legais, inclusive às cegas. As experiências são sensacionais. E o parque em si, a natureza revela locais encatadores com pavões correndo soltos por lá.
a natureza se exibe por aqui
Vale a visita, fica no entorno da cidade.
Saiba mais AQUI
II – VALE DOS VINHEDOS
Especial carinho por esta vinícola. Os vinhos são de excelente qualidade. São a unica vinicola que produz um vinho a partir da uva ALICANTE BOUCHET francesa.
lema da vinicola – adoro
uma das opções de degustação com charcutaria e queijos – recomendo
2. ALMA ÚNICA
Vinhos de altissima qualidade, vinicola boutique. Escolha a melhor experiencia de degustação e não tenha pressa.
Por terem expressões unicas, seus produtores gostam de dizer que não distribuem os vinhos. Escolhem com cuidado o revendedores: restaurantes e pequenas lojas de vinhos, para apreciadores. É compreensível. No site você pode ver os locais de cada estado. É interessante.
Recomendo fortemente.
Você vai se surpreender.
Conheça mais da Alma Única clicando AQUI.
3. CASA VALDUGA
A Casa Valduga é um espaço maravilhoso pertencente ao Grupo Famiglia Valduga e não pode deixar de ser visitado. Representa muito da cultura italiana. Lá encontratá ricas experiencias gastronomicas, pousadas, cursos, vinhos de excelente qualidade.
gosto desta foto, é de 2018, quando fiz uma visita guiada por conta do meu curso e Sommelier Profissional
A proposito, este ano sua espumante ” 130 Brut Blanc de Blanc” foi eleita a Melhor Espumante do Mundo no concurso Vinalies Internationales, que aconteceu na França (2020). Leva esse nome pois elaborada quando em homenagem aos 130 Anos da chegada da Familia Valdugan no Brasil.
foto do site da Casa Valduga
Conheça todo grupo FAMILIA VALDUGA AQUI.
4. GRUPO MIOLO
A Vínicola fica em frente ao HOTEL SPA DO VINHO e é gigante. Entendo que vale a pena conhecer. Contudo, a melhor experiencia que vivi ali e que agrada a todos é o espaço externo em que servem vinhos e petiscos descontraidamente. Se chama “WINE GARDEN MIOLO”.
Ao fundo, a vinicola,aqui a entrada para o Wine Garden
Todos os finais de semana abertos, se o tempo estiver bom, você pode escolher mesinhas feitas de Pallets, tapetes, almofadas… ou levar as suas… Também ha um espaço coberto com mesas e cadeiras e curtir o dia todo.
mesas e cadeiras, espaço aberto mas coberto
Anota essa dica, porque é incrível
Saiba mais AQUI.
4.CAVAS DO VALE
IMAGEM DISPONIVEL NO TRIPADVISOR
Esta vínicola é pequena e familiar. Conheci este ano seus vinhos e indico por uma particularidade: eles ainda fazem vinhos como seus antepassados.
Não usam tanques de aço inoxidável, não usam barricas de carvalho para o envelhecimento. Fazem vinho extraindo o melhor da fruta de cada safra e, ainda, com a menor intervenção possível do homem e das maquinas.
IMAGEM DISPONIVEL NO TRIPADVISOR
Vinhedos proprios, com orgulho, porque, como dizem, o vinho começa a ser feito no vinhedo.
E o lugar é bem bucólico. Vale a visita.
Saiba mais AQUI.
III – PINTO BANDEIRA
A Cave Geisse é uma vinícola que produz apenas espumante, da mais alta qualidade.
A Sommelière da Casa, Liza Lessa, mostrando os processos , leveduras… Março/20
Eles vendem vinhos, mas são importados da sua unidade no Chile.
Tem uma boa experiencia de visita e degustação pela Vinicola que é pequena, embora tenham produções exceleentes. E um jardim para curtir o dia, saboreando as famosas empanadas chilenas e seus espumantes gelados.
FOTO DA ULTIMA DEGUSTAÇÃO PARA O GRUPO QUE ADMINISTRO “WINE SISTERHOOD BRASIL” NO INICIO DE MARÇO/2020
Há um visitação que se faz pelos vinhedos, com um jeep 4 x 4 , bem aventura e se degusta tudo pelo caminho. Vale agendar.
Saiba tudo AQUI.
2. VINICOLA VALMARINO
Se você ama vinhos, precisa visitar. A qualiade de seus vinhos e espumantes, é excepcional.
Particulamente amo uma joint-venture que eles fizeram com os americanos, criando o espumante , bem barricado, chamado Churchill
E, seu vinho Cabernet Franc.
O local é pequeno , a visitação rápida. Os proprietarios residem ali, mas não se deixe enganar. Os vinhos são grandiosos.
Saiba mais sobre os vinhos e vinícola AQUI.
Se indicar as vínícolas a visitar já é uma tarefa difícil, imaginem indicar restaurantes.
Vou listar meus preferidos e explicar o porquê de cada um. Em Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos e em Pinto Bandeira ha inúmeras opções de restaurantes deliciosos. E com propostas extremente distintas. Veja com que você se identifica e aproveite. Mas não deixe de experimentar algo diferente. Sempre enriquece.
O fato é que se você é um turista e vem de longe, talvez tenha que provar pratos tradicionais, para entender a cultura da nossa imigração italiana. Contudo, se você é alguém que já conhece, merece provar a cozinha de excelencia de nossos Chefs e todas baseadas em produtos locais. Realmente é uma região muito rica, principalmente em termos enogastronomicos.
Preciso acrescentar que todas as experiencias que relato, foram feitas antes da Pandemia. Naturalmente, neste momento e para um futuro proximo, todas elas passaram por adaptações, para segurança de todos. Contudo, estou certa que os sabores se mantém intactos.
Esta, aliás, é uma linda lista de lugares que amo, admiro e sempre indico para amigos, amigos de amigos, familiares. A todos que me pedem dicas de onde ir ou levar os seus, nesta região. É uma lista bem apurada. Salvem!
Vencerei a tentação de não fazer um release em cada um deles. Todos eles possuem Instagram. Busquem pelo nome ou então no Google para ter acesso e informações mais detalhadas. Minhas experiências neles estão registradas em meu Instagram, ou aqui mesmo no Blog.
I – BENTO GONÇALVES
II – VALE DOS VINHEDOS
Sobre algumas experiências aqui no Vale dos Vinhedos, há um vídeo no Canal de YouTube de Dani Patty Aprontam, de 2019. Fiz no projeto que tenho com minha colega Dani Conte, há um ano e meio, na época da Vindima.Um roteiro de um final de semana. Assistam! Os lugares que visitamos na época, estão listados aqui.
III – PINTO BANDEIRA
Eu adoro! Na verdade tudo que listei acima é diferente de um roteiro. São opções de lugares para visitar que eu aprovo.
Faça seu roteiro, de uma semana, de um feriadão, de um final de semana. Seja qual for o tempo, eu garanto, vai valer a pena!
E boa viagem! Seja quando for! Bora planejar!
Talvez nao possamos viajar agora, mas nada os impede de fazer o roteiro. Não é mesmo?
Duvidas? Deixe sua pergunta aqui!
Beijos,
Zucca*
*Inspirada por Tonin e sua nova linha de malas URBANA