2020 – A MELHOR SAFRA DOS ULTIMOS TEMPOS

Marcado com:

Foi quente, teve seca… mas para o vinho… Os cachos ficaram menores, mas o açucar….

Segundo os enólogos, 2020 será a Safra das Safras.

Em meio a tantas notícias ruins, temos esta certeza, os vinhos feitos a partir das uvas colhidas neste inicio de ano serão excepcionais.

Tenho recebido releases de diversos meios do mundo do vinho, ressaltando esta notícia. Enólogos, sommeliers, vinícolas. E tudo só me faz querer provar essas obras primas que estão por vir…

Naquele recebido da ABE – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENOLOGIA, diz que a qualidade surpreendeu profissionais em todas regiões do Brasil

“Estamos diante da safra das safras”. Emocionado com o que viu nesta colheita da uva, o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Daniel Salvador, comemora o resultado de um ano de trabalho junto ao vinhedo. Segundo ele, o comportamento climático e as condições técnicas atuais foram determinantes para considerar esta safra a melhor de todos os tempos. A avaliação chega de todas as partes, a partir da troca de informações entre enólogos que atuam nas mais diversas regiões produtoras do Brasil.

“Esta vindima foi bela, uma escultura, um monumento que a natureza nos deu. Deste momento em diante é conosco”, declara o presidente. “Estamos tendo a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendemos na escola e com a experiência adquirida. É um misto de alegria e satisfação que emociona. Não se faz um vinho sozinho. E este ano, a mãe natureza fez a sua parte de forma esplêndida. Agora, nós, enólogos, precisamos ter a sensibilidade e o conhecimento suficientes para gerar o melhor vinho com equilíbrio, sintonia”, destaca.

O presidente chama a atenção para a possibilidade de conhecer um patamar de vinhos que serão descobertos em breve. Nunca o Brasil, tanto vinícolas, quanto enólogos, esteve tão preparado tecnicamente, com profundo conhecimento, precisão na Viticultura e Enologia, para receber e processar uma matéria prima de tamanha qualidade. “Os primeiros resultados são surpreendentes. Esta safra veio para coroar todo esforço empenhado em anos de trabalho e pesquisa. Não há cidade, região ou estado, que ousa falar mal desta safra. Os elogios vêm de todas as partes, de todos com quem conversei”, complementa.

Todo vinho tem uma longa caminhada. E com esta performance, certamente novos vinhos surgirão, com novas propostas, novos estilos, novas descobertas. “Chega a ser cinematográfico. Peguei um cacho de Merlot na mão e me emocionei. Só pensei em dizer Obrigado à mãe natureza. Me senti forte, realizado e inspirado para transformar esta uva no melhor vinho que já fiz na vida”, conclui.

Eu, por minha vez, estou emocionada com o relato do Presidente, não é mesmo?

A Courmayeur, por exemplo, comemora a excelente qualidade da safra 2020, considerada pelos especialistas uma das melhores das últimas décadas no Brasil. Este ano, conforme a enóloga Mayara Machado Dias, a principal variedade foi a Moscato, com maturação adequada e ótimo equilíbrio entre açúcar e acidez. A baixa incidência de chuvas também favoreceu a sanidade dos grãos, que se manteve muito boa, de maneira geral.
“Os vinhos base para a elaboração do nosso brut, brut rosé, extra brut e nature estão excepcionais, principalmente quando falamos em aromas e volume de boca”, salienta Mayara.
Além das bases para espumante, foram elaborados vinhos brancos das variedades Chardonnay, Riesling e Moscato e pequenas quantidades de Merlot e Cabernet Sauvignon, que integrarão as diversas linhas da Courmayeur.
“Os resultados gerais da safra 2020 logo estarão nas taças dos consumidores, que devem se surpreender”, antecipa a enóloga. 

Já a Cooperativa Nova Aliança encerrou na última semana a safra da uva 2020. Foram recebidos 34 milhões de quilos de uvas – 20% a menos que em anos normais – e a vindima é considerada a melhor das últimas décadas. O fator determinante foi o clima, que permaneceu seco durante toda a vindima. Com isso, consumidores de vinhos, espumantes e suco de uva terão à disposição, a partir das próximas semanas, produtos de altíssima qualidade, como destaca o presidente da Cooperativa, Alceu Dalle Molle. “A fruta que chegou até nós tinha qualidade, grau muito bom, e isso é importante para podermos elaborar um produto de excelência”.

A Cooperativa Nova Aliança possui associados em diversos terroir da Serra e também da Campanha Gaúcha. E a qualidade das uvas se repetiu nas duas regiões. Em Santana do Livramento a produção é somente de uvas para a elaboração de vinhos finos. Já na Serra Gaúcha as frutas são destinadas para os demais produtos, com foco no suco.

Para o enólogo responsável, Anderson Felten, a safra 2020 pode ser definida com uma palavra: espetacular. De acordo com ele, as uvas que chegaram até a Cooperativa tinham uma maturação fenólica muito boa e com excelente carga de cor. “Esse ano, ao contrário dos demais, não foi o tempo que determinou a colheita. O produtor conseguiu optar e colher a uva no momento certo, uma fruta com aromas incríveis”, destaca.

O enólogo Eduardo Renan Ribeiro Guarche, que atua na unidade na Campanha Gaúcha, também ressalta a qualidade da vindima 2020. Por lá, a uva Cabernet Sauvignon, por exemplo, chegou a obter 23 graus babo. “Foi uma safra excepcional, tanto no grau babo quanto na sanidade. O bom manejo dos cachos nos vinhedos, trabalho conduzido pelo agrônomo responsável, Odinei Cardoso, foi, também, um fator determinante, além do clima”, explica. Além de Santana do Livramento, cidade na qual a Cooperativa possui vinhedos, a Nova Aliança também recebe uvas de associados que possuem terras em cidades vizinhas. “A partir de agora nós iremos trabalhar para apresentar os melhores vinhos”, afirma Guarche.

Se os vinhos da safra 2020 tem tudo para serem os melhores dos últimos anos, o suco de uva também! Segundo a responsável técnica pelos sucos e coordenadora de engenharia e laboratório da Cooperativa Nova Aliança, Eliane Lopes, a uva deste ano tinha qualidade muito superior a outras safras, sem podridão, com um grau de açúcar muito superior e com acidez equilibrada. “Assim teremos um produto também com mais cor e isso é muito benéfico para o suco”, salienta Eliane.

A Cooperativa Nova Aliança conta com 718 associados, distribuídos em três distintas regiões vitivinícolas: Serra Gaúcha, Encruzilhada do Sul e Campanha Gaúcha. Possui uma das maiores e mais modernas plantas industriais de suco de uva integral da América Latina.

Há algumas semanas, estive com um dos meus grupos de vinho, o Wine Sisterhood Brasil na Cave Geisse em Pinto Bandeira, onde tivemos uma linda experiencia e uma excelente explicação sobre esta Safra das Safras e que, inclusive, precisaram antecipar a colheita, graças às condições climaticas que anteciparam a maturação das uvas.

Nos resta aguardar as garrafas que surgirão – algumas em breve, outras mais tarde.

Um brinde ao futuro!

Tim Tim

Zucca

____________________________________

IMPORTANTE: Aproveite este momento de isolamento para estudar sobre seus vinhos preferidos, comprar on line de suas vinicolas favoritas, muitas que nao tinham ecommerce estão fazendo entregas. Aproveite! Consulte as possibilidades!

<br>Gostou? Compartilhe! <br><br>Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*