WINE SISTERHOOD BRASIL – ALAMEDA PIZZARIA & BOCCATI

JANTAR HARMONIZADO

Pizzas e Vinhos foram  as estrelas da noite!

 

Na última terça feira, dia 15 de Maio, aconteceu o primeiro encontro “externo” do projeto Wine Sisterhood Brasil.

Já escrevemos sobre ele  e se você ainda não conhece, clique AQUI para saber mais.

A convite da Alameda Pizzaria, em parceria com a Boccati Vinhos, orquestrado pelo competente Marcos Moreira (Marcos Moreira Marketing Estratégico), nosso grupo participou do evento em que as fundadoras da irmandade puderam levar convidadas para participar da experiência do vinho.

A proposta foi a harmonização de uma seleção de sabores de pizzas da casa, com três vinhos levados pela Boccati, veja a delicia do menu abaixo.

 

O evento iniciou com a rápida apresentação do projeto e das fundadoras às convidadas, organizadores e patrocinadores, seguida da apresentação de todos para que o engajamento fosse completo.

A mesa, estrateficamente disposta em “U”, além de carinhosamente decorada, possibilitou que o aprendizado sobre os rótulos e a harmonização fosse mais proveitosa.

O Stravaganzza Brut Champenoise (método tradicional) da Vinícola Don Giovani, foi servido como wellcome drink e também para harmonizar com as pizzas do menu de “Entrada”.

Trata-se de  um assemblage de uvas Chardonnay 75% e Pinot Noir 25%.

O que o  Espumante Don Giovanni Stravaganzza Brut Champenoise promete:   “coloração amarelo palha, de brilho marcante com reflexos esverdeados. No olfato é complexo, frutado com notas de frutas cítricas como abacaxi, maçã, melão. No paladar apresenta grande volume de boca, refrescante, acidez marcante, com realce dos gostos cítricos. Apresenta um final de boca muito agradável e grande cremosidade que aliado ao frescor torna-o muito elegante e atraente.”

Super aprovado

As entradinhas, que são a massa de pizza crocante e fininha com os molhos, são umas delícias e, na sequencia, a “Alameda” (com aspargos frescos e alho poró) e a “Salmone” roubaram a cena. Confesso que sou um pouco preconceituosa com pizzas de peixe, mas esta é INCRÍVEL!

Entrada Crocante com olho ao pesto e sweet chilli

Alho poró, aspargos frescos,preseunto e champignon

 

Salmão , manjerião e parmsão… que aroma, que sabor!

Na sequencia, foi servido um vinho português, tinto, alentejano Reguengos Alentejo, harmonizado com os três sabores de pizzas salgadas.

Também é um corte ou assemblage rincadeira (50%) – Aragonez (40%) – Castelão (10%)

O que o Reguengos promete: Vinho de aspeto cristalino, cor granada, aroma a frutos vermelhos silvestres, macio e encorpado, com suaves taninos e um bom fim de prova.

O Sommelier Denilson acrescentou que esta vínicola tambem dispõe de azeites de oliva, de muito boa qualidade e que estão dispoíveis na Boccati para venda.

As pizzas servidas para hamonizar com o vinho se tratam das seguintes:

Oliva (que leva azeitonas e três tipos de queijo  – veja no menu acima) e é uma das minhas favoritas da Alameda. Acredito que está na carta desde a sua abertura. Sempre peço, ate no delivery!

A Figos e Parma que, percebi eu, foi a grande surpresa da noite. Eu adorei, não conhecia, mas já entrou na lista das preferidas.

E, a Spicy Brie. Esta, é uma sabor que está em teste. Chamam “Sensação do Chef”. Fica por dois meses. Conforme o sucesso com o publico, ela permanece ou não. Se depender da opinião do nosso grupo, fica para sempre. Todas amamos.

queijo brie, pimenta sweet chilli e nozes… rezando para ficar

A harmonização foi perfeita.

 

O terceiro vinho da noite, foi o Argento Marbec. Ele trouxe todo sabor de Mendoza, Argentina para nosso encontro. É um vinho 100% Malbec, quase um amigo de todas.

Harmonizou pefeitamente com as duas pizzas mais “fortes” da noite.

A Doritos, que tem como base a carne de panela; e a Americana, com ovos, queijo cheddar e bacon.

A terceira pizza era doce. Uma obra de arte, uma mistura que não pode dar errado: doce de leite e chocolate branco. Isto já seria suficiente para agradar qualquer paladar. Mas,  para dar sofisticação e sabor, foi adicionado uma calda cítrica de amoras, mirtilos e morangos.

 

Para harmonizar, a Boccati nos deu um grande presente. Trouxe, como surpresa, um quarto vinho para saborearmos com este prato. Um espumante Moscatel, TerraNova da Vinicola Miolo. Contudo, não é o que todas já conhecíamos, mas sim o que é produzido no Vale do São Francisco na Bahia. Um pequeno luxo para encerrar nosso jantar maravilhoso. Super aprovado.

A experiência foi incrível e o aprendizado foi prazeroso. O evento, graças à união dessas marcas, um sucesso de crítica e de público.

Segue um breve compilado de imagens que retratam a energia boa da noite.

As surpresas não terminaram por aí. Ainda, a Alameda Pizzaria nos presenteou com um saca-rolhas maravilhoso. Perfeito para abrirmos todos os vinhos que vamos encomendar na Boccati, e beber nos proximos encontros!

Obrigada, Alameda Pizzaria, Marcos Moreira e Boccati Vinhos pela confiança em nosso projeto. O Wine Sisterhood cresce e amadurece com o empenho e apoio de todos amantes da enogastronomia, tal como vocês se mostram.

eu, in rosé, com (da esquerda pra direita) nosso sommelier e palestrante da Boccati, Denilson; Marcos Moreira (idealizador, convidando pela Alameda) e Marcelo, sommelier pela Boccati. Turma boa pra caramba para se trabalhar! Sabe, fácil?

Por muitos TIN TINS!

Beijos,

Zucca


SOBRE A ALAMEDA PIZZARIA

A Alameda Pizzaria foi fundada em 01/07/2008, ou seja, quase completando 10 anos!

Destaco como pequenas delícias da Alameda o fato de ser a la carte, servida na pedra, ter um serviço atencioso, simpático e eficiente.  Adoro o fato de ter pizza sem massa*!

Sim! Você pode optar por saborear suas pizzas com base de abobrinha ou berinjela. E se quiser doces, a base é de maçã.

O mais bacana é que essas opções estão disponíveis também para o Delivery. Eles enviam uma base, que a gente precisa devolver, mas tá super legal, né?

O que eles dizem:

“Acreditamos que momentos especiais são feitos de carinho, capricho e, principalmente, de pessoas queridas para compartilhá-los.
Por isso, colocamos essência em cada detalhe, criando sempre novas sensações e trazendo o que há de melhor para deixar os momentos ainda mais especiais.
Isso é excelência. Isso é Alameda.”
Saiba mais sobre a Alameda clicando AQUI
*não é própria para celíacos porque há contaminação local do trigo. Mas para quem evita trigo na dieta, faz dieta lowcarb ou cetogenica,  é perfeita.

SOBRE A BOCCATI VINHOS

A Boccati abriu suas portas em 1995 e dizem que sim, são uma loja de vinhos mas, antes de tudo,  são apaixonados por vinhos.

Acredito que seja uma das maiores lojas da região, se não do estado, que concentra uma variedade de vinhos e acessórios completa. A equipe é toda super treinada. Você sempre vai encontrar lá todos os atendentes com formação em Sommelier ou  semelhante, aptos a ajudar nas tuas escolhas. Dê uma missão e aguarde o resultado. Sempre é positivo.

Além disso, proporcionam eventos enogastronômicos e culturais, das mais diversas regiões do mundo, com maestria.

O fato é que são referência nos ramos de presentes empresariais, vinhos, espumantes e acessórios, atende empresas e pessoas físicas em todo o Brasil através de seus canais de comercialização. No vídeo você pode conferir mais sobre a empresa, que se localiza na Serra Gaúcha.


 


Gostou? Compartilhe!

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Google+

Um comentário sobre “WINE SISTERHOOD BRASIL – ALAMEDA PIZZARIA & BOCCATI

  1. Mônica Biffi disse:

    Adorei participar desse momento com vocês. Foi uma noite deliciosa!!!
    Que venham outros encontros
    Parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*