VAMOS RECEBER?!

Marcado com:

VAMOS RECEBER?

Dicas, textos, fotos e pitacos sobre a arte de receber, viver e conviver

 


 

VAMOS RECEBER?

Receber bem é uma arte! É o que dizem…

Eu acredito que depende unicamente da vontade genuina do anfitrião em receber e, é claro, de um pouco de educação. Não me refiro, em absoluto, em regras de etiqueta, em bateria de cristais, em louças refinadas, ou em outras coisas que estão ao alcance de poucos. Me refiro, sim, ao cuidado e  ao carinho empregados ao abrir a porta da casa da gente para alguém.

Escrevo este texto incentivada pela minha amiga Dani Conte, que já elogiou publicamente a forma que eu e minha família recebemos em casa (pode ler o texto AQUI). Ela é uma fofa, é claro, mas eu acredito que o que faz as pessoas se sentirem bem ao serem recebidas em nossas casas é o carinho com que o fazemos e, principalmente, a forte vontade de querer ter na nossa sala ou ao redor da nossa mesa, quem convidamos para tanto.

Afinal o que é receber bem se não fazer com que o convidado se sinta bem acolhido, feliz e, definitivamente, perceba que tudo ali ( a toalha, os guardanapos, uma flor, uma arrumação diferente, uma comida mais caprichada) , cada detalhe, foi feito pensando nele, no seu bem estar e para surpreendê-lo, tudo para ele!

É fundamental ter em mente que o seu convidado é a pessoa mais importante e que você fará tudo para agradá-lo. Ora, porque o teria convidado se assim não fosse?

Há alguns dias estive na casa de uma amiga no litoral. A Marina é mestra em receber. Ela pensa em tudo. Desde o conforto dos hospedes até na diversão. Dispõe perfeitamente de toalhas, lençois, travesseiros… Pensa em todo cardápio para o final desemana inteiro, tanto para os adultos quanto para as crianças, nos lanches, petiscos, nos programas… Tem uma visão do todo que impressiona! Mas hoje vou falar apenas das suas mesas.

É natural que, durante o período que lá estamos,  eu fique mais responsável pela cozinha do que o resto da turma… Então, enquanto estamos todos, cozinhando, bebericando e petiscando… Ela, em minutos, põe a mesa… Cada refeição tem guardanapos, adereços e copos, combinando entre si, e diferentes da anterior… Mas o que mais impressiona: o capricho! Afinal, são três refeições por dia, não um jantar especial. Ainda que de forma simples, em todas as ocasiões a mesa é colocada com carinho e beleza.

Pois eu e as demais amigas estávamos justamente comentando sobre o quanto nos sentíamos acarinhadas com tais atitudes, como isso era bonito e admirável… Ali mesmo sentadas à  mesa já posta, no ultimo dia do feriado… Quando olho pela janela, chovendo forte lá fora e observo minha amiga, pendurada nas floreiras  de jasnmim do jardim, colhendo flores para colocar no vaso e perfumar suavemente nossa mesa de despedida…. Entrou toda molhada e sorridente, dizendo “olha que perfume bom, é jasmim!”  Quanto amor tem nisso, gente?

O resultado? Decida você mesmo:

 

image

Você pode estar se perguntando se não foi frescura ou exagero e eu respondo, prontamente, que não foi. Ela faz isso com destreza, rapidamente, como quem toma um copo d’agua. É incrível.

É ou não é um privilégio ser recebido assim? Você não gostaria de fazer seus amigos e familiares se sentirem da mesma forma? Eu sim!

Na oportunidade até compartilhei uma foto que vi nas redes sociais (sinceramente não lembro de quem era, mas segue, tem tag nela) para mostrar uma forma simples de decorar a mesa uando o que se tem em casa… Todas queremos ser como Marina naquele momento, afinal…. Vejam, copos virados para baixo, com flores, lindo:

 

image

 

O fato é que eu tenho várias amigas talentosas, extremamente carinhosas, que recebem como ninguém. E eu já tinha sido supreendida com essa decoração usando copos e taças pela Alexandra. Ela foi além, dispôs uma para cada convidado. Veja bem… Nos jantares comemorativos,  do nosso grupo, de Páscoa e  de Natal, respectivamente, usou taças e copos, deixando a lembrancinha do evento sobre eles. Muito amor envolvido, gente!

image

Detalhe marcador de lugar – Foto:Carol

image

Mesa para comemorar a Páscoa – Foto: Carol

E para o Natal:

image

Mini arranjo de pinhas natalinas dentro do copo e a vela de lembrancinha – Foto; Carol

Não são lindos?! Maneiras fáceis e práticas de agradar aos olhos e ao coração dos convidados. É tão legal quando as pessoas conseguem sentir o quanto feliz a gente está em recebê-las, não é verdade?

E então, como o mundo conspira: enquanto eu escrevia este texto, recebo um whatsapp da Cris, super mãe coruja, me contando que a Vale, filha dela (linda, fofa, mega educada e com 9 anos) havia arrumado a mesa de jantar para receber as amigas. Estava super orgulhosa da menina criativa e talentosa, cheia de iniciativa e carinho pelas amigas.

Quando olhei as fotos, quase não acreditei… Tudo o que eu falei acima teve um sentido maior. Tudo mesmo… Para você entender, precisa saber a história.

O fato é que a festinha era para a “despedida” da anfitriã, que vai mudar de escola e, com isso, como é natural nesta idade, se afastará das amigas atuais.

Então, segundo ela, vendo tutoriais na internet, usando criatividade e materiais que tinha em casa, ela pôs esta mesa:

image

 

image

A Vale pediu à mãe que comprasse espumante sem alcool para o brinde (é… acho que ela era minha parente em outra vida… só pode…).

Já viu o tanto de laços e corações aí, né? Agora espia os detalhes:

image

talheres dispostos corretamente! 9 anos, tá gente…

image

E no micro detalhe, para poder prender o laço de forma elegante, ela usou os anéis dela… sim… ãhhhhnnnn… eu já disse que ela tem 9 anos né?

 

Gente, agora me diz, quanto amoooooorrrrrrr essa menina colocou na arrumação dessa mesa? Quanto carinho e felicidade ela tava sentindo em receber as amigas? Será que as meninas gostaram do jantar?

Na minha opinião, essas gurias não vão esquecer jamais!

Que corrente do bem, não é mesmo? Tao jovem e já tão generosa e educada, preocupada em bem receber… Dá até um “bom” por dentro, não dá?

E dai, se inspirou, não foi?

Então, vamos receber?

Beijos,

Zucca

 


Gostou? Compartilhe!

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Google+

2 comentários sobre “VAMOS RECEBER?!

  1. Marina disse:

    Querida amiga Pattyz, até chorei c a tua homenagem! A minha inspiração é tu, sem falar na consultoria com os belos tecidos vindos da loja da tua sogra. Te adoro amiga do coração ❤

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>