RISOTO AO ESPUMANTE BRUT ROSÉ

Marcado com:

Bom dia!!!

Hoje tem receita no Blog! Finalmente! Essa Zucca só quer saber de Festa!

Pois é gente, muitos eventos e eu acabei não conseguindo cozinhar mais por aqui. Mas, hoje vou compartilhar uma receita deliciosa… Foi a que fizemos no evento da ultima terça, um projeto lindo que participo “Conversas Harmonicas” (clique  AQUI  e saiba mais sobre ele), em parceria com as gurias da Amada Cozinha Vinícola Quinta Don Bonifácio.

Esta receita,  como contei no encontro da ultima terça-feira, eu fiz baseada em experiencias da vida, mas incluí o espumante Brut Rosé no lugar do vinho branco (tradicional dos risotos), porque era para um jantar de uma Confraria de Mulheres em que estariam fazendo uma degustação às cegas de espumantes brut rosé.

Na época, para dar cor ao prato, eu usei além do espumante, o vinho tinto pinot noir – vinho base do espumante usado. Metade por metade.  E o resultado ficou bem bonito, embora a luz da fotografia não mostre perfeitamente a cor, que já era bem suave.

image

Prato servido às Confreiras da CJAVE em 2014

Logo a seguir, por ocasião do Dia dos Namorados, lancei na nossa Fanpage a foto e a receita, juntamente com o desafio, para os namorados prepararem para os seus amores e postarem para a gente ver o resultado.

O fato é que eu considero, e falei isso na época, um prato muito sexy. Pela cor, as texturas envolvidas, pelo espumante. A  Bea (Maria Beatriz DalPont) da Amada Cozinha, concordou comigo e deu fundamento nesta semana. O figo, segundo ela, é uma grande representação de sensualidade. Olha que legal gente, ainda que empiricamente, sem conhecimento técnico algum, preparei um prato bem bacana para o dia dos namorados.

Então #ficaadica para todo mundo aí! Vamos agradar vossos amores! Porque todos somos eternos namorados!

Anota a receita aí!

RISOTO AO ESPUMANTE BRUT ROSÉ,

Com Parma, Figos Turcos e Queijo Brie

(para 02 pessoas)

INGREDIENTES

1 xic de arroz arbório (para risoto)

1 colher de manteiga e um fio de azeite

1 cebola pequena picada

1 xic de espumante Brut Rosé

3 xic de caldo caseiro de legumes e ervas (em média)

Sal e Pimenta a gosto

2 colheres de sopa de queijo brie picado

2 fatias de presunto de parma ( presunto cru) rasgado em tiras ou picado

2 colheres de figos turcos picados (3 unidades)

Raminhos de alecrim para decorar (opcinal)

MODO DE FAZER

Numa panela adicione a manteiga e o azeite, refogue a cebola. Quando bem transparente, adicione o arroz, frite um pouco, junte o espumante, mexa até evaporar  o alcool.

Mexendo sempre, vá adicionando o caldo até dar o ponto. Teste o sal e a pimenta. Quando estiver pronto, adicione o presunto de parma (este, pode ser ligeiramente tostado na frigideira antes) , mexa por 3 segundos.

Adicione os figos, mexa por mais 3 segundos. Desligue o fogo. Adicione  queijo brie, e sirva!

 

DICAS DA ZUCCA

Para deixar bonito, efeite com raminhos de alecrim e um rolinho de presunto de parma. Também pode colocar um fio de azeite de oliva. Alguns brotos tambem ficam bonitos sobre o prato, ao invés do alecrim

Se quiser que ele fique rosado, reduza pela metade o espumante e complemente com vinho tinto (preferencialmente o mesmo tipo que foi feito o espumante)

A Carol (Chef Carolina Dal Pont Branchi) da Amada Cozinha, que liderou nosso evento, preferiu marinar por uma hora os figos no espumante e, então, coou e usou este espumante para cozinhar o arroz. Ao meso tempo, deu mais sabor e umidade aos figos turcos. Eu amei o resultado e confesso que vou começar a fazer igualzinho, afinal, ela dá show na cozinha, né gente!

Olha nosso prato, na noite do evento.

 

image

Lindão né?

Ficou super gosto!

E você provou qual deles? Ou ambos? Ja conhecia a receita?

Conta pra mim!

Beijos,

Zucca


Gostou? Compartilhe!

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*