PORKARIA – PARA ANIMAR O PALADAR

Marcado com:

Amor em Porções Generosas de Carne Suína!

 

Abriu, em Porto Alegre, ha poucos dias, precisamente no 17 de Novembro de 2017, a PORKARIA, nova casa do Chef Natalicio (sim, do Boteco Natalicio) praticamente no centro da cidade, com cara de boteco, clima de boteco, serviço simpatico e primoroso e a comida… gente… quanta alegria

Já amei o estilo e, de cara, o menu… tá lá estampado “Sim, só servimos porco”! Que é já define bem que ninguém ali tá pra mimimi, tampouco pra brincadeira. Não gosta? Tem pena? Nao come? Não passe na porta. Respeitemonos todos, por favor. Cada um no seu quadrado.

E o quadrado do PORKARIA é bacana demais, simples mas muito bem decorado, no estilo que você so entende se olhar. Aqui vai uma amostra porque nao creio que tenha palavras. It’s all about pigs!  A gente tem ate vontade de presentear a casa com alguns modelos que vê por ai e eles ainda nao tem colocado ou colado em algum lugar.

No menu, não é diferente, os pratos todos são relacionados e feitos com carne de porco ou resultantes dela.

Nao posso continuar escrevendo sem mencionar nesse post que, quando  criança, embora vivesse na area urbana, meus pais tinham muitos amigos que viviam na area rural e tive muitas experiências relacionadas com o que o campo e a colônia podem proporcionar. Entre elas, participei ativamemnte, de um evento em que um porco foi “carneado” e o aprendizado foi grande. Mas o principal é que dele, nada se perde. E impressionante como isso e verdade. Usam tudo. O dono da propriedade brincava que usava ate o “grito” pra fazer buzina. Tadinho do bicho, mas pulemos esta parte. Sendo assim, para mim, tudo que vai no menu e super conhecido. E também nao tem nada de exótico.

Pra começar, pedi uma PORKERINHA, afinal, num sábado ao meio dia, o que combinaria melhor com um banquete de carne de porco dos mais diversos tipos? Mas tu pode pedir um dos Pork Drinks quaisquer da longa lista ou uma das Pork Beers

Depois segui com petiscos, tive companhia. Não tive maturidade, consequentemente, nem fome, para chegar aos pratos principais.

 

Brusqueta de linguiça , sendo que a base e de aipim frito bem sequinho por fora e macio dentro, bom pra mandioca! Esse é, na verdade um dos “Pork Canapés ” que e lâminas de aipim com maionese defumada,e a linguiça

Então fui para os Pork Clássicos

 

Bolinho de carne de porco desfiada tipo uma coxinha gigante… no words…com abacaxi e catupiry

Linguiça cortada a faca com abacaxi assado e farofa panko

Aipig. Amei , espuma de catupiry a gente louva. Aipim frito, a gente come e reza. E esse pernil desfiado… que ficou horas assando… respeita

 

Segui, firme na minha tese de que temos um sistema digestivo separado para a sobremesa, e pedi uma das panquecas, a que obviamente levava algo do porco. Bacon. Amei!

 

O fato é que todas tem “porco” porque olha que amor:

Como já relatei, fui num sábado ao meio dia. No segundo que a casa abriu, estava lotado, espera na rua, delicia de dia. Mas havia opção de espera e também petiscar no balcão. Quem me acompanha por aqui sabe que amo balcão de restaurante. Amo para bater papo com quem tá trabalhando para observar as pessoas. Se o banco for tipo confortável com encosto, então, to quase preferindo, principalmente se estou sozinha, o que acontece com certa frequência, já que viajo muito a trabalho, meu ou do marido,

E esse balcão é super divertido.

Alem disso, observei diversas pessoas passando para pegar comida e levar para casa. Sim, ha esta opção. Logo que cheguei observei o balcão com vitrine e o caixa virados para a calçada da rua. Super interessante e preço ótimos.

Balcão e caixa virados para calcada da rua

A  operação e dividida entre a cozinha e a parte dos assados onde finalizam os sanduíches e saem as vendas para a rua, onde se atende o balcão externo. Me sentei de frente para este. Muito bom observar, fiquei tipo boba olhando para os lados e fotografando tudo. O armazenamento dos insumos, sem a preocupacão de mostrar quem são os fornecedores… aquela segurança de quem sabe o que faz…

Tenho um amigo que diz que o Bacon  é  a ultima ou maior declaração de amor do porco para o homem. Eu sempre acho engraçado e sempre acho perfeito.

Fica a dica pra colocar essa frase também num quadrinho do estabelecimento, seu Natalicio, embora a que mais me representa, já esta la, bem na entrada:

Enfim, um lugar em que a gente se sente assim, tão acolhida, preciso dizer mais?

Super recomendo.

Beijos,

Zucca

_________________________________________________________________________________________

O QUE: PORKARIA

ONDE: Rua Cel. Genuíno, 116, Porto Alegre, RS (Centro Histórico)

QUANDO: Aberto de Segundas a Sábados das 11h00 às 23h00

COMO: recomendo Uber, taxi, carona… acho difícil estacionar e tu fica livre pra beber

COM QUE ROUPA: amigo… seja livre! O dress code é esse!

POR QUÊ: Porque nao ha nada igual por perto. Bom demais e vale a experiência.

_________________________________________________________________________________________

 

 


Gostou? Compartilhe!

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*