HOMENS NA COZINHA – UM EVENTO DE SOLIDARIEDADE E MUITA DIVERSÃO

Bom dia, gente!

Ocorreu no ultimo sábado, o maior e, talvez, mais antigo,  encontro gastronômico da Serra Gaúcha, com um único propósito que é a benemerência.

O projeto, idelizado pelo Sr. Nelson Lisot, então inserido na  CDL  de Caxias do Sul, teve inicio no ano de 2002. Desde lá, todos os anos, empresários, políticos e personalidades da comunidade, cedem suas imagens, tempo, dedicação e, principalmente suas receitas de sucesso, para fazer o bem.

Atualmente são 2000 pessoas que comparecem ao evento para saborear os pratos que serão preparados pelos “chefs” do momento,  celebrando a vida e a solidariedade.

Cada entidade, ou empresa, monta uma pequena cozinha e prepara um cardápio especial. As cozinhas ficam dispostas no entorno das mesas, em que sentam até 10 pessoas.  Quem adquire o ingresso, de uma ou outra cozinha, tem o direito a saborear quantos pratos conseguir e de quantas cozinhas for capaz. É uma grande confraternização e diversão, na busca dos sabores inusitados ou preferidos. Mas o foco é sempre único – a arrecadação de fundos para assistência social.

Parece bagunçado? Ledo engano. Tudo é extremamente bem organizado, para que as pessoas por grupos, de cores e cozinhas, sirvam-se sem tumulto.

Mas, verdade seja dita, a festa começa mesmo quando as cozinhas ficam liberadas para você provar de quaisquer pratos. Aí as filas se formam nas mais criativas ou que criaram fama na primeira hora do evento.

É bacana demais.

Na verdade, é um grande festival de comida, que se aproxima muito com os de comida de rua atual.

Contudo, o diferencial é o ponto forte: a solidariedade. Ali não se vende apenas comida. No momento que se adquire um dos ingressos a gente está estendendo a mão aos necessitados.

A CDL já distribuiu mais de 1 milhão de reais a entidades carentes da região, com o produto dos eventos e, somente no ano passado, 23 projetos  destas entidades assistenciais foram beneficiados.

O movimento só cresce. A receita, com certeza, é de sucesso.

Este ano, o sabor de tudo era ainda mais especial, pois a CDL  Caxias completa 50 anos. Aberta a cerimonia, após as belas e sabias palavras da Presidente da entidade Sra. Analice Carrer;  o Sr. Nelson Lisot  para dar início ao serviço, abrindo as cozinhas aos comensais, convocou a todos  para repetirem, em alto e bom tom, a frase marca do projeto ” Eu faço parte desta receita de solidariedade”. E foi lindo de ver e ouvir a turma toda integrada numa só voz.

26-IMG_2343

Se você ainda não participou deste evento, não deixe de fazê-lo na proxima oportunidade, além de super divertido, é uma deliciosa forma de auxiliar na busca da redução das diferença sociais.


É claro que o Zucca Gastrô se fez presente!

Na verdade, participo do evento desde seu início. Pude observar o crescimento do projeto, seja em numero de cozinhas/entidades participantes, seja de volume de pessoas envolvidas. E, tanto mais, na evolução da qualidade e criatividade dos pratos apresentados.

É claro que o objetivo sempre foi colocar os homens – literalmente – na cozinha, estas personalidades doando seu tempo e seu conhecimento para o próximo. Era mais intimista, “de casa”. É natural que com o crescimento do movimento, alguns foram pedindo ajuda a cozinheiros profissionais. Servir 40 refeições é um desafio, mas 160 é uma grande diferença. Tanto que  hoje há renomados Chefs de Cozinha trabalhando para as entidades nesta data.

Mas tá valendo. O que importa é o resultado e, para quem vai, ainda melhor.

Foram 40 Cozinhas, tentadoramente, ardendo no sábado. Eu ja sabia que seria impossivel passar em todas. Assim, escolhi algumas para visitar e algumas destas para provar os pratos. O critério foi: prato ou ingrediente usado (criativo, inusitado); e, ter pelo menos uma amigo na cozinha. É sério! Gente, por mais que eu seja cara de pau, tenho noção de quanto é estressante este momento de  finalização dos pratos. Assim, melhor chatear um amigo que ja te conhece, do que criar uma inimizade gratuita, não é?

De toda forma, peço mil desculpas para aqueles em que não consegui chegar, inclusive amigos. Todos foram ficando prontos ao mesmo tempo e não pude mais circular. Contudo, parabenizo pelas ideiais e pela dedicação, que pude observar no material impresso mas, principalmente,  durante o jantar.

Abaixo segue uma seleção de fotografias feitas no dia do evento, para se ter uma idéia do nivel do negócio.

A Cozinha 10, da nossa parceira Cadence S/A, através das mãos do Chef Gabriel Lourenço e sua equipe da Sal a Gosto Gastronomia, apostou no sabor  e paladar da região, servindo um filé de vitelo e um garganelli ao molho de funghi. Maravilhoso. Tempero indiscutível. Acabou num suspiro. No serviço, usaram uma seria de suas panelas elétricas! Lindas, super uteis e que se prestaram também para manter a comida quente.

06-prato cadence 1

25-IMG_234003-IMG_2299

A Cozinha 04, trazia união dos colegas e apostou no talento do Chef Alex Szgethy para agradar os paladares. Acertaram! O confit de canard foi um show para os olhos e para  alma.

07-IMG_2307

Foie Gras

27-IMG_2345 08-IMG_2309

Meus amigos que estavam á frente da Cozinha 07, representando o Sindicato dos Hotéis…- SHRBS Região Uva e Vinho, Vicente Perini e Jamur Bettoni, sem tirar o mérito dos demais, arrasaram com o Bacalhau à lagareiro e a polenta trufada. Bacalhau sempre acaba cedo, né gente?

09-IMG_2311

10-IMG_2313 04-bacalhau e polenta trufada shbrs

Tanto é verdade que a Cozinha 14, dos meus eternos colegas de profissão, os talentosos advogados à frente das panelas da OAB/RS Subseção Caxias, apostaram em cardápio similar e eu não consegui ser ver o resultado. Quem é sucesso, é sucesso sempre!

11-IMG_2316

O “chef revelação” da noite, no meu palpite,  estava na disputada cozinha 15, da Cervejaria ORDEO. O Chef Newton de Lavra Pinto Moraes, meu amigo de eras e, como brinquei, “advogado nas horas vagas”, apostou numa combinação linda de alho negro, redução de leite de coco, e macadâmia para a crosta do linguado. Tá me devendo um “prato fundo” heim, Newton!

13-IMG_2320 12-IMG_2319

A CIC Caxias não deixou por menos e convidou o mago das facas e panelas, Chef Junior Paz e, dentro da sofisticação de um prato simples, trouxe sabores perfeitos e descomplicados no risoto  alla milanese e no cordeiro que se derretia ao ser colocado na boca. A textura ficou por conta da crosta de pistaches. Sou suspeita porque não tem um unico ingrediente ali que eu não ame.

14-IMG_2321 07-prato cic bottega

Os meus amigos do Lions Clube São Pelegrino  e da Pioner Relojoaria, arrasaram no quesito simpatia e alegria e, mantendo o espírito que norteou o projeto desde seu inicio, apresentaram suas receitas autorais de suceso na cozinha. Pensam que foi pouca coisa?

A famíllia Pioner, unida nos negócios e na cozinha desde que eu consigo me lembrar (e isso foi nos anos 80), fizeram um Cartoccio de Peixe. Bonito, delicado, receita de uma amigo deles italiano. Logo se vê, poucos e primorosos ingredientes, tal como a cozinha de lá se mostra. A Cozinha 28, presente no evento desde sua primeira edição, mostrou a que veio!

06-IMG_2305

05-IMG_2303 04-IMG_2301

Já os Companheiros-Leão (pensa que esqueci a terminologia? não mesmo, foram anos de serviço ao LEO Clube, braço destinado à meninada do movimento Leonino… Saudades daquela época)  da Cozinha 27 apostaram no contraste de texturas e do doce/salgado. O agridoce foi a estrela da costelinha de porco com nhoque, pouco bom?

18-IMG_232717-IMG_2326

Na Cozinha 37, a Somma Fidelidade  e o Restaurante Mulino, se uniram e deixaram nas mãos do Chef Rodrigo Eberle Ferreira (Mulino) a elaboração do prato servido. Uma bela tortinha de folhada de tubérculos com a estrela de sempre, o Bacalhau. O quarto da minha alma lusa sempre se anima quando vê uma posta de bacalhau e está deve ter feito a alegria de muita gente.

20-IMG_2331 19-IMG_2330

O Chef celeb Rodrigo Werner, queridíssimo (eu sei que te incomodei! Me perdoa, mas eu sei que quem tem experiencia nem se abala!) apostou no sempre amado filé com cogumelos e vinho do porto em cama de pure rustico de batata baroa.  A foto do prato é dele!  A Cozinha 40 do seu Truques de Cozinha em parceria com a Wictory foram presenças marcantes no evento.

21-IMG_2334 10-wictory

Mas a fila da vez ficou por conta do Jacaré! Sim, a Bella Gastronomia e Personal Info, da Cozinha 23, protagonizaram uma das maiores filas do evento. Quem não queria conhecer o Jacaré e saborear o prato que se apresentava como o mais exótico da noite? Pensa que essa turma é fraca? Nada! Destemida! Mesmo sem constar como seria efetivamente preparação, os determinados permaneceram na fila e esperaram sua vez. Esses são dos meus!

15-IMG_2323

Quem ficou foi recompensado com uma linda escultura feita de vegetais e que os líderes da Cozinha apresentavam como sendo ele, o Sr. Jacaré e puderam provar deliciosas postas (ou filés?!) de carne de jacará, muito bem temperada e preparada.

Parabéns pessoal, vocês arrasaram no quesito “surpreenda”, adorei!


É logico que, mesmo sendo eu uma comilona assumida, não tinha como provar todos os pratos. Contei com a ajuda dos parceiros de mesa para apanharem os pratos montados e sua forma original e provar os que eu elegi, para jantar mesmo (aqui não conta os belisquetes na hora da foto, viu? ).

Seguem aqui.

02-IMG_2297 07-prato cic bottega 02-confit pato

E você que foi ao evento, qual foi seu preferido?


No final, como de praxe, os sorvetes da Sorvelandia foram servidos a todos. Um doce encerramento para uma noite perfeita. O evento, como um todo, é muito grandioso e tem um estrela gigantesca.

Um estrela que brilha mais do que todas as outras. Com certeza é  porque pega emprestado o brilho das almas boas e felizes que ali se encontram, e jogam para o céu.

Sucesso de evento! E todos os envolvidos estão de parabéns. Inclusive e, principalmente, aqueles que participaram com a compra do ingresso e a presença na festa.

Sem um destes pilares, o sucesso não seria tão certeiro!


E então, curtiram? Eu, demais!

Beijos,

Zucca


Gostou? Compartilhe!

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Google+

6 comentários sobre “HOMENS NA COZINHA – UM EVENTO DE SOLIDARIEDADE E MUITA DIVERSÃO

  1. Vanessa Koza da Silva disse:

    Eu escolhi os mesmo que tu!! A cozinha dez era a minha primeira, depois passei para o cordeiro, e por último o pato, que foi impossível de comer todo sozinha… não sei como não saí rolando de lá!! Sucesso total e diversão garantida! bjo

    1. Patrícia Zuco disse:

      Daria para começar tudo denovo agora né,Vanessa? Obrigada por compartilhar… Eu, no caso, saí rolando… hehehe bjs.

  2. newton moraes disse:

    Zuca, obrigado pelo elogio!!! Bah, cozinhar ja é puro prazer e agradar os amigos, sensacional!! Obrigado!

    1. Patrícia Zuco disse:

      Meu amigo Chef ! Advogado nas horas vagas hehehe, parabens, denovo! E não esqueci da dívida! bj

  3. Cleusa Lisot disse:

    Parabéns pela cobertura estava tudo maravilhoso como comentários,evento espetacular,todos que trabalharão meus comprimentos a Cidade agradece.

    1. Patrícia Zuco disse:

      Obrigada! As pessoas é que fazem a festa! bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*