HAMBURGUER DA ZUCCA

Marcado com:

 

 

Alow, GastrôLovers!

Hamuburguer é quase unanimidade, até para os vegetarianos que optam por versões sem carne. Pratico e delicioso, em razão das inumeras possibilidades de combinações, o feito em casa  – homemade burger – já virou febre e todo mundo tem uma dica especial ou uma receita secreta.

A  receita da Zucca é um compilado entre experiências passadas e dicas do amigo Helvecio que fez um dos melhores dos últimos tempos.

Segura a fome e acompanha!

 

HAMBURGUER DA ZUCCA

Ingredientes (para 02 burgers)

300g  de carne bovina (uso vazio da costela)

80g de bacon

2 cubos de queijo cheddar

sal e pimenta a gosto para grelhar

Para montar

2 pães de hambúrguer ou cervejinha

2 fatias de queijo mussarela ou provolone ou do seu gosto.

6 Tomates cereja cortado ao meio ou 2 fatias de tomate

2 folhas de alface

Maionese** (pode usar maionese de alho e manjericão caseira – receita abaixo)

Mostarda

Tirinhas de bacon* (a gosto- se  usar, comprar mais)

Cebola Roxa  em rodelas***

 

MODO DE FAZER

Moa ou processe a carne e o bacon juntos. Você pode usar carne magra, porque terá a gordura do bacon suíno que fará o serviço.

IMG_8872 IMG_8873

Monte os hamurguers formando uma bola e achatando depois.

Também pode usar moldes ou aros.

 

.IMG_8874 IMG_8875

Faça um buraco no meio, coloque o quadradinho de cheddar, tape e remodele o hamburguer.

IMG_8876 IMG_8877

Reserve.

Tempere por fora, com sal e pimenta,  na hora de cozinhar. Pode ser na grelha da churrasqueira ou na  frigideira/grelha do fogão.

Deixe uns 3 a 4 minutos de cada lado e acompanhe o cozimento para não passar demais a carne, mas o suficiente para derreter o queijo interno.

IMG_8884

Se fizer na frigideira/grelha, aqueça bem, unte. Coloque de um lado e deixe selar bem. Cerca de 3 a 4 min. Após bem formada a casquinha dourada, vire.Deixe pelo mesmo tempo.

IMG_8882

Termine o cozimento, deixando o hamburguer descansar mais igual tempo no forno médio.

Enquanto o hamburguer descansa e fica aquecido, monte os pães.

Abra ao meio cada um deles. de um lado coloque maionese, do outro mostarda (se desejar). O correto (aprendi na cozinha do McDonald’s) é fazer um circulo por fora e finalizar com um “x” no meio. Na  parte de “cima” do pão, apoie a alface, na de baixo o hamburguer, o queijo- imediatamente após sair do forno, cebola,  e os  tomates sobre ele.  Feche o sainduíche e enjoy!!!!

Observe que minha montagem, ,abaixo

Se usar as tirinhas de bacon*, toste as mesmas antes em uma frigideira até ficarem sequinhas, escorra o excesso de gordura e despreze.

IMG_8879

Repare que a minha montagem saiu um pouco diferente do recomendado, porque fiz antes de aprender… ficou legal mesmo assim.  Eu voltei o hamburguer para a frigideira par montar o recheio, para dar lugar na fòrma para os outros… mas não precisa.

IMG_8890 IMG_8891 IMG_8892IMG_8893

 

Delícia,né?

Coloque a maionese** e a mostarda em potinhos a parte para quem desejar se servir mais e bom apetite!

Olha que lindo! Eu coloquei um palito tipo espetinho para segurar e levar para a mesa… Há quem coloque uma faca ou outro palito de bambu. Fica a gosto.

IMG_8905

 


 

**Receita de Maionese de Alho e Manjericão – no liquidificador coloque leite gelado ate cobrir as laminas. Adicione 1/2 dente de alho, uma colher de sobremesa de mostarda, 5 a 8 folhas de manjericão, uma colherinha e sal e começe a bater. Aos poucos vá adicionando azeite de milho ou de oliva, até dar o ponto de maionese. Sirva.

 

*** A  cebola pode se servida crua (para tirar a parte forte e baforenta, deixe de molho na água mineral COM GÁS por meia hora), ou caramelizada nela mesma. Para isso, pasta colocar numa figideira anti-aderente e deixar em fogo baixo ela “fritando” por bastante tempo… Ela carameliza sem açucar. Não fica doce e fica macia para colocar no sanduíche. Se tiver pressa, adicione uma colherinha de açucar.

Esta da foto eu fiz mais… adicionei geléia de pimenta, ao final… Ficou IN-CRÍ-VEL! Mega recomendo!

IMG_8880

um fio de azeite e o fogo mínimo…

IMG_8881

quando já bem caramelizada nela propria… adicionei geleia de pimenta…


O que mais desejo mostrar com este post é que o universo do hamburguer é vasto, é sem fim… ser criativo é muito bom… Não é a toa que, em boa parte das hamburguerias ditas gourmet, estão permitindo um menu flexível, em que o consumidor possa montar seu proprio sanduiche…

ADORO!

Você vai amar também!

Beijos,

Zucca


Gostou? Compartilhe!

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*