DIA NACIONAL DA PIZZA

Alow, GastrôLovers,

Hoje é Segunda-feira, mas não uma qualquer! Hoje é 10 de Julho e é o Dia da Pizza no Brasil!

Quem precisa de desculpa melhor para comemorar e jacar em pleno início de semana?! Que delicia!

A pizza é mais que um alimento. É conforto, é sabor de casa, de amigos, é o que nos dá a verdadeira ideia de compartilhamento e diversidade.. Mas caso você não tenha com quem compartilhar, também é uma delícia comer sozinho. Ela é vendida redonda, quadrada, em fatias, em pedaços. Em rodízios, ou por unidades, pequenas, médias ou grandes. Nos mais diversos tipos de massa… fina, grossa,crocante, fofinha, com borda, recheada ou não. E as coberturas… o brasileiro não tem limites para criatividade em servir sabores de pizza… Há milhares!

O importante é que venha quentinha, molho, queijo derretido e o resto… vai do gosto de cada um…

Falei quente?! E fria, no dia seguinte? Ai que delícia? Falei molho e queijo? E as invenções sem isso?

Democrática e sedutora! Não conheço uma pessoa sequer que não goste de pizza!

 

Origem da Pizza

Muito se atribui à Italia a origem da pizza, mas historiadores garantem que seu surgimento é anterior. Eles acreditam que a origem da pizza não esteja na Itália, mas sim entre os antigos povos egípcios e hebreus. Estudos indicam que há mais de seis mil anos, hebreus e egípcios já produziam pães que tinham como base a receita da pizza atual.

Bem, seja como for, os Italianos deram a maior caprichada, né gente? Sem querer puxar a brasa pro meu assado…

Origem do Dia da Pizza

Eu adoro saber a historia de tudo! Assim fui fuçar na internet, porque existe o dia da Pizza.

O que achei no site https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-pizza/  foi o que segue:

“O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, quando a data foi instituída pelo então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, em 1985. Foi feito um concurso estadual em São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.”

 

As Comemorações

As delicias que vem da data são as comemorações. O melhor é que as Pizzarias costumam fazer preços e sabores especiais para os clientes, a fim de celebrar a data.

Por coincidencia, ou não, a Nella Pietra Pizza, este mês e este ano, comemoram também 15 anos de fundação. No próximo sabado, promovem um jantar fechado, para o qual – aliás – não  há mais ingressos,  estão todos vendidos – para comemorar ambas as datas, servindo pizzas de sabores autorais, diferentes das que hoje constam do cardápio e com o objetivo de selecionar as mais apreciadas pra ingressar no proximo menu e, ainda, harmonizado com vinhos selecionados.

Na semana passada, como parte das comemorações de ambas as datas, a Nella Pietra recebeu um time de influenciadoras para compor uma linda mesa e antecipar o que será este evento. Para experimentar o Preview dos sabores novos e vinhos em harmonização. Fiz parte deste grupo e vou contar minha experiencia!

 

IMG_1227

Ser convidada e fazer parte de uma mesa no andar superior da Nella Pietra, não é para qualquer um. A Karina e o Fabio escolhem muito bem quem eles colocam lá para celebrar seus momentos… Só gente que eles gostam e admiram. Por isso dá o maior orgulho e a maior alegria receber qualquer convite deles. A admiração é recíproca e, por isso, nunca perco nada por nada. Além disso, é imperdível porque se tem gente que sabe receber e agradar o convidado, são estes dois. Não importa se a mesa tem 2 ou 20 pessoas. O carinho e preocupação são os mesmos. Coisa de quem tem 15 anos de estrada, é gente boa e, como diria a Karina… é F.O.D…!

A noite ja começou pra la de de animada com espumante (brut, of course)  sendo servido no pé da escada, e a focaccia tradicional da casa, para ninguem sofrer de fome ou de tonturinha.

IMG_1150

A noite seguiu, nossos anfitriões falaram da alegria e dos motivos em nos receber, da luta e da felicidade de estar no mercado há 15 anos, explicaram o menu, a harmonização, e o mimo que nos deixaram…

Uma focaccia fofinha, feita por eles, para saborear no café da manhã.

IMG_1176

a mesa estava colocada de forma muito carinhosa e bonita com as sacolinhas dos mimos em cada lugar

IMG_1169

os vinhos que harmonizaram estavam perfeitos, um portugues, para as pizzas de frutos do mar, dois italianos, um para a pizza de tomates e o Barbera para a de pato.

 

A primeira pizza a ser servida foi de Bacalhau, e uma novidade: SEM QUEIJO. Criada pelo proprio Fabio Centenaro, e mantinha uma cremosidade, que atribuí às batatas e em cozidas e a um molho levinho de alho… talvez… estava incrível. Não deu tempo de fotografar… Tampouco fotografei a de Lagostins… Segundo minhas colegas os melhores sabores, pois acompanhado de gengibre. Como sou alergica seque provei.

Mas então chegou às nossas mesas, já com o italiano servido nos copos… esta delícia de pízza de tomatinhos confitados…. Incrível, a melhor e mais perfeita das pizzas. Os italianos ficariam orgulhosos.

IMG_1200

Para finalizar as salgadas, a cereja do bolo, pizza de ragu de pato… que, vocês devem saber, leva vinho no cozimento… Comi dois pedaços… Um luxo que não poderia ser desperdiçado.

IMG_1207

E para fechar com chave de ouro, as doces.

A primeira de nutella e frutas do bosque e, a segunda, e minha favorita, de bananas grelhadas na parrilla…

IMG_1220

IMG_1224

 

Pois é… uma noite perfeita!

No dia seguinte, segui à risca as orientações da Karina: aquecer a focaccia por 10 segundos no microondas e saborea-las com café preto.

IMG_1237

 

Delícia, né?

Obrigada, mais uma vez, gente! Foi amazing!

Minha comemoração para a data de hoje, ja aconteceu!

E você? Como pretende comemorar?

Beijos,

Zucca


Gostou? Compartilhe!

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>