CONVERSAS HARMÔNICAS – FORTUNA E BOAS NOVAS PARA 2017

Marcado com:

Aconteceu nesta semana, terça 29 de Novembro, o último encontro do Conversas Harmônicas  do ano 2016.

Eu já havia falado sobre o projeto Conversas Harmonicas  por aqui ( http://zuccagastro.com.br/conversas-harmonicas-na-amada-cozinha-zucca-gastro-por-ai/ )  quando conheci  a proposta do mesmo e, depois, mais tarde, em outro  post ( http://zuccagastro.com.br/conversas-harmonicas-e-zucca-gastro/ )quando eu passei a integrar o projeto, com o objetivo de ampliar os horizontes do mesmo.

Este ano de 2016, o Conversas Harmônicas passou de um projeto enogastronômico para um Case de sucesso, um case de cultura do gosto como insistimos sempre em ressaltar.

Passamos de um espaço tímido, que comportava cerca de 16 pessoas, para um maior, atingindo o total de 35, numero maximo que pessoas que – entendemos – é o numero ideal para que os participantes possam conversar, interagir, ouvir e compreender os conceitos do tema que for tratado em cada encontro. A troca e o compartilhamento dependem  do tom intimista de nossos encontros.

Muitos foram os temas abordados, as misturas feitas e os resultados obtidos. Os Chefs e amigos convidados, as bebidas, azeites, sobremesas, sabores e cores testados e aprovados.  Gastronomia é cultura e levamos isso a sério.

De tudo, as boas energias, as experiencias vividas e o conhecimento adquirido, são cargas que levaremos todos para 2017.

Nesta semana, o tema foi NHOQUE DA FORTUNA.  Uma data auspiciosa, escolhida a dedo para encerrar as atividades do ano, foi recheada de sabor e rituais.

O encontro foi lindo, porque, alem do esforço da equipe, os participante fizeram sua parte. Compareceram, interagiram, se integraram, participaram e fizeram todo ritual. Energia boa, compartilhada, muitos brindes e sorrisos.

O menu delicioso foi primorosamente harmonizado, sempre pelos talentos das Chefs Carolina e Maria Beatriz Dal Pont e Somelier Marina Libardi. Confere.

menu

Veja as fotos do menu!

img_0416-1

img_0568 img_0569

 

E O NHOQUE DA FORTUNA, AFINAL?!

O ritual, bangunça e confusão, logicamente ficou a meu encargo.

A lenda diz que São Pantaleão, certo dia 29 (de dezembro) perambulava por um vilarejo na Italia, no século IV, em busca de comida e bateu à porta de uma casa. A familia, embora de poucas posses e escasa comida, dividiu o que tinha para o jantar com o forasteiro. Eles tinham as massinhas (o nhoque) para comer. Ao dividir, restaram exatos 7 (sete) nhoques cada um. Ao final do jantar, São Pantaleão agradeceu e e foi embora.

A familia, ao recolher as louças, observou que ele deixara, embaixo de cada prato, varias moedas de ouro, em agradecimento ao gesto das pessoas.

Assim, todo dia 29 se comemora o nhoque da fortuna. O ritual, consiste em colocar uma moeda ou cédula em baixo de seu prato e, de pé, separar 7 massinhas. Comer uma a uma e, para cada, fazer um pedido. Após, sentar-se e comer a vontade. O dinheiro deve ser guardado até o próximo dia 29 e ser gasto só então. Ou, doado a quem necessita, a critério do dono.

Foi lindo gente!

O prato que serviu para o ritual foi último. Lindos e brilhantes nhoques de beterraba, feitos pela Chef Carolina, na Amada Cozinha, ao molho de pesto de hortelã acompanhado de Cordeiro. Era para ser carrè mas como do Stinco estava mais fresco, ela nos serviu este.

img_0571

img_0570

A sobremesa, foi feita por uma parceria incrível que tivemos para este evento. A nossa amiga Simone Vanin da Doce de Forma! Brownies feitos com tudo que há de melhor, inclusive, muito talento e amor.

img_0565

Ela criou, especialmente para o Conversas, um brownie com chocolate e pistache. A combinação dos demais ingredientes como o sorvete, brigadeiro e poeira de pistache, ficou a cargo da Chef.

E fechando com chave de ouro  a edição e o ano, presenteamos os convidados com um prato de cerâmica, feito artesanalmente pela artista plastica, Tanara Mallmann, nossa outra parceira para este evento.

A Tanara foi a responsavel. também, pelo bate papo cultural da noite! Afinal, o tema do nhoque foi uma grande dinãmica de grupo, num otimo alto astral.

 

img_0567 img_0564

img_0563 img_0562

 

Todos sairam felizes e, nós, ainda mais!

Estamos prontas para mais um ano. Já elaborando a agenda!

O Conversas Harmônicas cresceu e amadurece a cada dia! Que venha 2017!

Nos unimos para isso e o resultado foi ainda melhor!

Siga as página do Conversas Harmônicas no FACEBOOK e no Instagram. Nao perca nada!

Conheça melho o projeto que, hoje, já é um case de sucesso! E, gostanto, divida! Venha para nosso time, seja um Harmônico!

Beijos,

Zucca


Gostou? Compartilhe!

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*